Cinema Paraíso (1988)

Cinema Paradiso

poster

Sinopse

"Alfredo está a morrer". Esta notícia surpreendeu o realizador de sucesso Salvatore (Jacques Perrin), levando-o a relembrar a sua infância e o tempo que passou na sala de projecção do cinema da sua vila, Cinema Paraíso. Alfredo (Philippe Noiret), proprietário do cinema e projeccionista, foi um amigo inseparável do pequeno Salvatore, conhecido por "Toto", à medida que este crescia na sua terra natal, uma vila devastada pelos horrores da guerra. O cinema oferecia fantasia e evasão ao habitantes da pequena vila, fazendo esquecer a dura realidade da fome e da pobreza.
[por Hugo Gomes]



Visitantes
Visitantes
4.5 (189 votos)
O meu voto
Login / Registo
PTGate
PTGate
4.8

Detalhes

Ano: 1988

País: Itália, França
Género: Drama, Romance

Realização:
Giuseppe Tornatore

Intérpretes:
Philippe Noiret, Salvatore Cascio, Marco Leonardi

Outros títulos:
Nuovo Cinema Paradiso

Links:
www.imdb.com/title/tt0095765

Blogs

5.0/5«Cinema Paraíso» – Um Hino à Sétima Arte
«Cinema Paraíso» é um filme que vai pôr as pessoas a chorar de tristeza e de alegria e despertar as memórias da infância”
www.cinema7arte.com, 17/Mar/2010
5.0/5Cinema Paraíso (1988)
um hino e uma homenagem à arte maior do cinema. Um filme excelente, de muito bom humor, com uma realização inspiradíssima de Giuseppe Tornatore.”
Cineroad, 25/Dez/2008
5.0/5Nuovo Cinema Paradiso
"Nuovo Cinema Paradiso" é, sem qualquer dúvida, o mais belo e terno filme a que tive a maior das felicidades em assistir.”
Cinema is my Life, 24/Fev/2008
sugerir um link

Comentários RSS

ver todos Faça login para deixar um comentário.

João João 5 de Julho de 2013 às 21:30

O meu filme favorito. Um grande retrato da magia do cinema. A par de "O Carteiro de Pablo Neruda" o melhor filme que o cinema italiano já nos apresentou.

4.0/5Avó Lurdes Avó Lurdes 8 de Abril de 2011 às 10:26

Este filme é uma homenagem ao cinema, ao seu poder e magia. É belíssimo, sublime, genuíno e muito envolvente. A narrativa é muito rica, bem como as interpretações. Para além disso, tem aquele toque de romantismo que lhe dá dá um outro sabor.

Já vi e revi! :-)

*Comentário Nº 133 de uma velhota que pretende aproveitar a reforma vendo todos os filmes possíveis, guiando-me pela ordem que apresentam aqui no maravilhoso Cinema PT Gate!*

5.0/5Hollywood Ending Hollywood Ending 11 de Janeiro de 2011 às 18:23

Qualquer pessoa que aprecie 7ª arte deve ver esta obra prima. Que outro filme que não este representará melhor o cinema!?