Alien - O Oitavo Passageiro (1979)

Alien

poster

Sinopse

Ripley, a mulher destinada a combater a mais mortífera criatura da galáxia. O terror começa com uma terrível descoberta. Quando a tripulação da aeronave Nostromo investiga uma transmissão emitida de um planeta desolado encontram uma forma de vida que utiliza humanos como hospedeiros para os seus ovos. Agora, a tripulação tem de combater não só pela sua sobrevivência mas também pela sobrevivência de toda a humanidade.
[por Hugo Gomes]



Visitantes
Visitantes
4.0 (179 votos)
O meu voto
Login / Registo
PTGate
PTGate
3.7

Detalhes

Ano: 1979
Estreia mundial: 25 de Maio de 1979

País: Reino Unido
Género: Terror, Ficção Científica

Realização:
Ridley Scott

Intérpretes:
Sigourney Weaver, Tom Skerritt, Yaphet Kotto, Veronica Cartwright, Harry Dean Stanton, John Hurt, Ian Holm

Links:
www.alien-movies.com (site oficial)
www.movie-list.net/classics/alien-trailer-640.mov (trailers)
www.imdb.com/title/tt0078748

Filmes relacionados

Aliens vs Predador 2 (2007)
Alien vs Predador (2004)
Alien IV - O Regresso (1997)
Alien 3 - A Desforra (1992)
Alien: O Recontro Final (1986)

A crítica

(...) some people's idea of a good time”
Leonard Maltin, Leonard Maltin's Movie & Video Guide

Blogs

4.5/5Alien - O oitavo Passageiro
ridley scott apostou em ambientes escuros e claustrofóbicos aliados a pequenos planos rápidos da criatura para compor o crescendo de terror. o argumento simples e a boa prestação do elenco transporta-nos para dentro da acção (...) um dos raros filmes de terror de culto.”
Bué de fitas, 11/Dez/2011
4.5/5Alien (1979)
Alien - O Oitavo Passageiro é uma jornada claustrofóbica de uma nova definição de medo transposta não só pelo monstro referido, mas por toda a estrutura da nave espacial do filme que reflecte os medos mais comuns do Homem, a limitação de espaço, o encurralamento, corredores esguios e sempre húmidos, uma escuridão rotineira marcada pelas sombras e pela presença de aura maligna (neste caso o Alien) que as suas aparições são sempre motivos para susto.”
Cinematograficamente falando, 13/Jul/2009
4.5/5Alien
Ideais utópicos à parte, é de referir que "Alien" é, sem qualquer margem para dúvidas, uma fascinante obra de ficção científica.”
Cinema is my Life, 30/Dez/2008
sugerir um link

Comentários RSS

ver todos Faça login para deixar um comentário.

3.0/5Papa filmes Papa filmes 31 de Agosto de 2011 às 13:48

obra de arte

4.0/5Avó Lurdes Avó Lurdes 31 de Março de 2011 às 14:53

Este filme é um clássico moderno, que mistura boa ficção científica a um consistente sentimento de terror. É incrivelmente emotivo e tenso!

Sim senhora, gostei muito, muito!

*Comentário Nº 16 de uma velhota que pretende aproveitar a reforma vendo todos os filmes possíveis, guiando-me pela ordem que apresentam aqui no maravilhoso Cinema PT Gate!*

3.5/5Diogo Silva Diogo Silva 27 de Março de 2011 às 15:53

É inegável o talento de Scott no que diz respeito aos aspectos sonoros extremamente bem reproduzidos ao mínimo detalhe e aos efeitos visuais bem recriados, mas nem com um ambiente negro e obscuro o filme consegue surpreender tanto quanto devia, com a tensão a aparecer e a desaparecer a espaços. Ela existe, especialmente quando o alien ainda não se encontra visível no plano da câmara. Quando finalmente aparece, não acontece nada de intenso ou assustador, o que deixa muito a desejar! Além disso, a interacção entre os tripulantes do navio não é tão convincente quanto isso, o que faz o filme retroceder alguns pontos na sua credibilidade. Alien deu largas a uma sequela, muito mais plausível e tensa que a primeira instalação do franchise, o que não o permite ser um clássico mas somente um começo interessante da saga!