Adeus, Lenine! (2003)

Good bye, Lenin!

poster

Sinopse

Ao ver o filho Alex ser preso numa manifestação, Christiane tem um ataque cardíaco e entra em coma. Quando acorda, vários meses depois, já o Muro de Berlim e o RDA caíram. Sabendo que o mínimo choque pode ser fatal para a mãe, Alex tenta esconder as mudanças da sociedade, fabricando programas de televisão já extintos e mantendo o apartamento enraizado no passado.



Visitantes
Visitantes
3.8 (105 votos)
O meu voto
Login / Registo

Detalhes

Ano: 2003
Estreia nacional: 19 de Setembro de 2003
Estreia mundial: 13 de Fevereiro de 2003

País: Alemanha
Género: Comédia, Drama

Realização:
Wolfgang Becker

Intérpretes:
Daniel Bruhl, Katrin Sass, Chulpan Khamatova

Links:
www.good-bye-lenin.de (site oficial)
www.good-bye-lenin.de/videos.php (trailers)
www.imdb.com/title/tt0301357

A crítica

ver todas
(...) recorre a desempenhos de qualidade, sustentados pelo necessário naturalismo (...) Não é tão divertido como UNDERGROUND mas aprofunda a abordagem do falhanço da ideologia comunista sem impor o... mais ››
Maria do Carmo Piçarra, Premiere
ADEUS LENINE!, onde o próprio «cast» rentabiliza um curto-circuito de memória é simultaneamente sintoma e questionamento. A sua maior virtude, contudo, é autonomizar-se de um contexto histórico... mais ››
Vasco Câmara, Público

Blogs

Comentários RSS

ver todos Faça login para deixar um comentário.

4.0/5Rolling-Murray Rolling-Murray 3 de Fevereiro de 2009 às 11:42

Um belo trabalho de Becker, cujo maior chamariz será porventura a complexa charada engendrada por Alex para poupar o coração da sua fragilizada mãe ao choque da invasão capitalista. Este exercício de mentira bem intencionada já foi visto anteriormente, nomeadamente em "Jacob the Liar" e no belíssimo "La Vita è Bella". No entanto, tal como os anteriores, este filme é muito mais do que uma sucessão de gags derivados da ilusão criada, em muito devido ao excelente trabalho dos actores, principalmente Bruhl e Sasse, que de forma consistente nos fazem acreditar e enternecer com a sua relação mãe-filho.
"Good Bye, Lenin!" é um filme que nos diverte e comove, além de nos fazer pensar no célebre pensamento de Ferris Bueller: a vida move-se tão depressa, que se nos distraírmos acabamos por perder muita coisa.

rntkcs rntkcs 19 de Fevereiro de 2008 às 20:46

Lenin, ADEPTO DE KARL MARX...Marxista/comunista, mas o proprio tem uma filosofia..leninismo!
O filme está bastante interessante, mostra um pouco o poder controverso do capitalismo, e ao mesmo tempo da irreverente maneira de pensar dos lutadores de RDA.
Embora nao esteja perfeito, nao se poderá dizer nunca que está mal feito,como alguém referiu!
Vale a pena as 2horas de filmes! Allez ao cinema Europeu!!

TN
TN 15 de Março de 2005

O filme está bom. Lenin era Macksista/Comunista e não Socialista como está referido no comentário da "angel girl".