Adeus, Lenine! (2003)

poster

novo comentário

Para submeter um comentário faça login ou registe-se

comentários RSS

4.0/5Rolling-Murray Rolling-Murray 3 de Fevereiro de 2009 às 11:42

Um belo trabalho de Becker, cujo maior chamariz será porventura a complexa charada engendrada por Alex para poupar o coração da sua fragilizada mãe ao choque da invasão capitalista. Este exercício de mentira bem intencionada já foi visto anteriormente, nomeadamente em "Jacob the Liar" e no belíssimo "La Vita è Bella". No entanto, tal como os anteriores, este filme é muito mais do que uma sucessão de gags derivados da ilusão criada, em muito devido ao excelente trabalho dos actores, principalmente Bruhl e Sasse, que de forma consistente nos fazem acreditar e enternecer com a sua relação mãe-filho.
"Good Bye, Lenin!" é um filme que nos diverte e comove, além de nos fazer pensar no célebre pensamento de Ferris Bueller: a vida move-se tão depressa, que se nos distraírmos acabamos por perder muita coisa.

rntkcs rntkcs 19 de Fevereiro de 2008 às 20:46

Lenin, ADEPTO DE KARL MARX...Marxista/comunista, mas o proprio tem uma filosofia..leninismo!
O filme está bastante interessante, mostra um pouco o poder controverso do capitalismo, e ao mesmo tempo da irreverente maneira de pensar dos lutadores de RDA.
Embora nao esteja perfeito, nao se poderá dizer nunca que está mal feito,como alguém referiu!
Vale a pena as 2horas de filmes! Allez ao cinema Europeu!!

TN
TN 15 de Março de 2005

O filme está bom. Lenin era Macksista/Comunista e não Socialista como está referido no comentário da "angel girl".

brunoc
brunoc 1 de Setembro de 2004

um filme imaginativo, entretido, engraçado, engenhoso.
Em suma, delicioso
Diferente do lixo comercial USA.

Fernanada Amaro
Fernanada Amaro 10 de Junho de 2004

Filme verdadeiro e delicado...retrata um momento histórico de forma veredita sob o foco de relações familiares.
Um filme para encher os olhos e o coração.
F A B U L O S O !

angel girl
angel girl 12 de Maio de 2004

O filme é muito legal, porém ele foi mal feito,poderiam ter investido mais na produção, porque o conteúdo é muito bom mas tem alguns problemas sérios cono o aparecimento dos microfones.
O nome do filme tem haver com o revolucionário, Lênin que era à favor do socialismo e com a queda do muro de berlim o capitalismo "invadiu" a Alemanha Ocidental. E "Adeus Lênin" é digamos uma ironia porque com a invasão do capitalismo, o socialismo estaria indo embora.
A invasão capitalista na Alemanha Oriental foi tão rápida que os únicos traços socialistas restantes pareciam estar no quarto dessa sofrida senhora. A cena que o Alex e o amigo filmam em frente ao prédio da Coca Col, os telejornais falsificados são hilários e a busca incessante do protagonista pelos pepinos socialistas tabém. Achei muito interessante poder conhecer um pouco das mudanças ocorridas na Alemanha Oriental no período da queda do muro.

Leonor
Leonor 3 de Abril de 2004

Um filme que todos devem... aborda de uma forma intensa a relação entre mãe e filho. Um filme realmente notável e muito intenso.
Não percam!