American Splendor (2003)

poster

novo comentário

Para submeter um comentário faça login ou registe-se

comentários RSS

3.0/5Valverde Valverde 4 de Agosto de 2010 às 01:05

Um filme inteligente, com um excelente Paul Giamatti. Merece ser vistp, independentemente de se conhecer a obra e o homem, pois muitos podem surpreendentemente reflectir-se no personagem principal e nas suas fugas ás armadilhas da vida comum.

4.5/5Rolling-Murray Rolling-Murray 12 de Julho de 2009 às 22:38

Primeiro trabalho em cinema da dupla de documentaristas Springer Berman e Pulcini, "American Splendor" é uma pequena obra-prima, simplesmente magistral no modo como conjuga ficção (contando para isso com a soberba interpretação de Pekar por parte de Giamatti, muito bem acompanhado por Hope Davis), documentário (testemunhos do verdadeiro Harvey Pekar e da sua esposa Joyce, entre outros) e animação (com as várias versões da personagem de BD pela mão de artistas como o célebre Robert Crumb). Uma obra que assume também a importância de divulgar o nome e obra de um dos maiores nomes da BD underground, sendo também, em parte, precursor do conceito de "reality show" tão em voga nos dias de hoje.
Como diz Pekar, "a vida normal é complicada"... mas também tem os seus momentos de irresistibilidade com "cromos" como os neuróticos Harvey e Joyce e o fantástico "100% nerd" Toby. Altamente recomendável.