O Exorcista (1973)

The Exorcist

poster

Sinopse

Regan Teresa MacNeil (Linda Blair) é um criança adorável e extrovertida que do dia para a noite muda drasticamente o seu comportamento. A mãe, a actriz Chris MacNeil (Ellen Burstyn), é a testemunha de fenómenos bizarros que envolvem a sua filha, inexplicáveis para comunidade científica médica e psicológica. Até que um dia alguém lhe sugere um exorcismo, e partir daí tudo faz sentido - Regan está possuída por algo maléfico que diz ser o próprio Diabo...
[por Hugo Gomes]



Visitantes
Visitantes
3.9 (119 votos)
O meu voto
Login / Registo
PTGate
PTGate
3.0

Detalhes

Ano: 1973
› Reposição nacional: 06 de Abril de 2001

País: EUA
Género: Terror

Realização:
William Friedkin

Intérpretes:
Ellen Burstyn, Jason Miller, Linda Blair, Max Von Sydow, Kitty Winn, Max von Sydow

Links:
www.theexorcist.net (site oficial)
theexorcist.warnerbros.com/dld/trailer2.mov (trailers)
www.impawards.com/1973/exorcist.html
www.imdb.com/title/tt0070047

Filmes relacionados

Dominion: Prequel to the Exorcist (2005)
(2004)
O Exorcista III (1990)
O Exorcista II: O Herege (1977)

A crítica

[Vive] sobretudo do terror e do suspense, com pouca margem de manobra para contemplações espirituais porque não é aí que o filme vinga”
Vítor Moura, Premiere

Blogs

5.0/5O EXORCISTA / THE EXORCIST
todo o filme é assustador e visionado com a disposição certa, é uma experiência alucinante. (...) apresenta-nos a fé na sua forma mais primitiva, como pano de fundo para a eterna luta do bem contra o mal. é quase unanimamente uma obra-prima do cinema, feita sem o recurso a cgi que hoje inundam as fitas com temáticas sobrenaturais/paranormais.”
Bué de fitas, 5/Abr/2011
4.5/5The Exorcist
(...) The Exorcist é um ponto de tamanha importância na história do cinema terror, serão preciso mais 50 anos ou mais para fazer um filme destes.”
Cinematograficamente falando, 6/Out/2007
sugerir um link

Comentários RSS

ver todos Faça login para deixar um comentário.

2.5/5..::Cátia Cruz::.. ..::Cátia Cruz::.. 12 de Junho de 2011 às 14:01

Esperava mais. Talvez o meu estado de espírito tenha influenciado a minha opinião menos positiva, mas sinto que lhe faltou um "quê" que não consigo especificar. Tem cenas inesquecíveis e aterradoras, não há dúvidas. Mas não me convenceu.

3.0/5Avó Lurdes Avó Lurdes 12 de Maio de 2011 às 11:19

O filme é aterrador. No entanto, não superou as minhas expectativas, talvez por serem demasiadamente elevadas. É um clássico e deve ser respeitado como tal.


*Comentário Nº 221 de uma velhota que pretende aproveitar a reforma vendo todos os filmes possíveis, guiando-me pela ordem que apresentam aqui no maravilhoso Cinema PT Gate!*

4.0/5Diogo Silva Diogo Silva 20 de Março de 2011 às 23:15

Apesar de por vezes acabar por ser cómico, é impossível não sentir um peso de tensão durante grande parte do filme. Os efeitos visuais estão muito bem criados e o ambiente é aterrador, assim como a personagem central...