Birth - O Mistério (2004)

poster

novo comentário

Para submeter um comentário faça login ou registe-se

comentários RSS

4.5/5Bruno Ricardo Moreira da Costa Bruno Ricardo Moreira da Costa 21 de Novembro de 2013 às 07:48

"Birth - O Mistério" relata a vida de Anna, uma viúva que o seu marido morreu e vive juntamente com o seu filho. Este filme de Jonathan Glazer foi um sucesso.

Com a vencedora do Óscar da Academia Nicole Kidman (As Horas).

3.5/5Diogo Pinheiro Diogo Pinheiro 13 de Agosto de 2011 às 14:22

Achei interessante a temática do filme, e só por isso prendeu a minha atenção. A meu ver este filme fica completamente em aberto, pois não nos deixa uma resposta concreta acerca do rapaz e de quem ele realmente é, e isso é ao mesmo tempo a sua maior virtude e o seu maior defeito. Vale a pena ver e pensar sobre aquilo, de preferência sem ideias feitas.

2.5/5Frankie Freaky Frankie Freaky 21 de Janeiro de 2011 às 14:27

Uma produção extremamente bem montada, tanto a nível musical como imagético, mas que é prejudicada por um enredo confuso, absurdo e de gosto duvidoso.

Ressalvo a interpretação de Kidman, que é, ao mesmo tempo, subtil e surpreendentemente emocional.

Recomendado a quem aprecie a composição em detrimento do conteúdo.

*155º comentário cinematográfico*

2.0/5Liliana Liliana 5 de Dezembro de 2008 às 13:44

Ps2: Só p esclarecer o "assunto"; acredito num outro tipo de "reencarnação", mas não tem nada do q é mostrado no filme...não é uma reencarnação do espírito, mas sim da matéria...isto é: quando morremos, os átomos q constituem o nosso corpo vão passar a fazer parte da constituição de outros seres vivos (pode ser uma árvore, um pássaro ou uma bactéria...entre vários outros),e aí teremos uma existência para além desta! Tudo faz parte de um fascinante ciclo de renovação... "Na Natureza nada se perde, tudo se transforma"! :) (se eu vivesse na época da Inquisição, era logo queimada na fogueira por afirmar este tipo de coisas (risos)

2.0/5Liliana Liliana 5 de Dezembro de 2008 às 11:42

Que filme irritantemente mau! :=) Fiquei com a sensação de q pretende transmitir a ideia de q o amor é intemporal (e nisso eu acredito)...mas demonstrar isso com base na "reencarnação"? É q eu tenho uma opinião muito radical e extremática sobre isso...Para mim, a ideia de q o espírito é independente do corpo não faz sentido...é absurda! São as duas faces de uma mesma moeda...Eu sei q é bonito dizer "o espirito" é única coisa q realmente importa numa pessoa...O problema é q nós enquanto pessoas somos o q somos, como resultado (não só dos nossos genes) mas também das nossas experiências e vivências, q obviamente são diferentes consoante o período de vida em q nos encontramos...o nosso "espírito" não é o mesmo quando temos 2 anos ou quando temos 80! Então q sentido faz dissociar o espírito do corpo? Obviamente, nenhum.

E por esse motivo, o facto de todo o filme se basear na história de um homem q reencarna num rapaz de 10 anos (mantendo todas as memórias da vida "passada") e q tenta recuperar o amor da sua mulher (Nicole Kidman)... é demasiado psicótico e forçado...Eu juro q tentei distanciar-me das minhas ideias sobre o tema :)... pois é um filme, e num filme existe liberdade para se retratar qualquer tipo de realidade, mesmo q para nós, impossível ou sem nexo...mas a verdade é não consegui...e achei tudo demasiado ridículo! :)

Ps. Neste contexto do "corpo e do espírito", lembrei-me de uma frase dita por um filosofo...Descartes: "Penso, logo existo"... mas q sentido é q isso tem? Interpretando directamente: uma planta não pensa, logo...não existe? :) acho q é das frases filosóficas mais ridículas de sempre! Teria mais lógica se fosse: "Existo, logo penso"! Pois é pelo facto de existirmos, q podemos pensar! Lá está...o espírito depende do corpo! :) 2*

Citizen Citizen 21 de Agosto de 2007 às 16:45

Paulo Pinto Ribeiro: O que está a dizer só comprova que não viu o filme. Em momento nenhum a personagem da Nicole Kidman vai para a cama com o miúdo, como você diz. Aconselho-o a falar das coisas com conhecimento prévio...

jonas
jonas 2 de Maio de 2007

nem comento...2*

Diogo f
Diogo f 28 de Dezembro de 2005

muito mau começei a ver tireio logo un dos piores filmes de sempre que vi

Paulo Pinto Ribeiro
Paulo Pinto Ribeiro 5 de Dezembro de 2005

Uma historia complexa,para o filme. Fiquei desiludido. A Nicole Kidman personifica um tipo de pessoas que nao sabem o que querem da vida,vive na lua...e enfim. Aquela de ela ir para a cama ter sexo com um miudo de dez anos, so lembra mesmo uma mulher muuuuito doente na psiquica.
Boa historia,mal explorada...mas infelizmente que no mundo deve haver muitas neuras do genero.

João Pedro
João Pedro 25 de Julho de 2005

Um filme em que a história é sem dúvida grande demais para o filme, mas o fim está muito bem feito pois não é muito claro e não acaba com o mistério em si.

NigMa
NigMa 26 de Maio de 2005

no meu entender...é mt lento...e mt confuso...

EWILAN - fixa este nome!
EWILAN - fixa este nome! 1 de Maio de 2005

Muito interessante. E a resolução do mistério não é nada óbvia.

Diogo
Diogo 4 de Abril de 2005

Adorei o filme. É daqueles filmes calmos, como Closer, que por momentos parecem poesia. As interpretações óptimas, o argumento e fotografia impecáveis... Um filme a não perder.

Ana Patrícia Duarte
Ana Patrícia Duarte 29 de Março de 2005

É bom.Lembrtamo-nos que as coisas mais certas que temos são as ideias,e que a nossa essência pode ou não morrer connosco.