Fellini 8 e 1/2 (1963)

8 1/2

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Sinopse

Guido Anselmi é um realizador de cinema que tenta descontrair-se após o seu grande último êxito. No entanto, não consegue um momento de sossego, pois a sua mulher, a sua amante, o seu produtor e todos os amigos estão constantemente a pressioná-lo sobre uma coisa ou outra e procurando mais trabalho. Ele luta com o seu consciente, mas não consegue uma ideia nova. Enquanto pensa, começa a recordar os grandes acontecimentos da sua vida e todas as mulheres que amou e abandonou.



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4.5 (43 votos)
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Detalhes

Ano: 1963
Estreia mundial: 15 de Fevereiro de 1963

País: Itália, França
Género: Drama

Realização:
Federico Fellini

Intérpretes:
Marcello Mastroianni, Claudia Cardinale, Anouk Aimée

Outros títulos:
Federico Fellini's 8 1/2

Links:
www.imdb.com/title/tt0056801

A crítica

Sem dúvida, o melhor filme de Fellini, ao lado de OS INÚTEIS.”
Manuel Cintra Ferreira, Expresso

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5.0/58 1/2, a Relação Bela
Analisamos se um filme é especial ou não, quando não conseguimos simplesmente descreve-lo por palavras e essa impossibilidade acontece nesta obra-prima de Fellini”
artedramacinema.com, 14/Nov/2010
5.0/5Fellini 8 e ½ / 8½ (1963)
8 e ½ outorga-se como uma esplendorosa agremiação de estesia sensorial e uma ostentação argumentativa de uma proximidade biográfica incondicionalmente suprema e estonteante. Uma obra-prima sem paralelo, que ficará celibrazada como uma soberana propagação do génio cinematográfico de Federico Fellini.”
seeSAWseen, 28/Jun/2010
4.5/5
Nesta autêntica obra-prima, a realidade é, simplesmente, o túnel onírico que medeia a inexistência da metafísica e o mistério imaginário da vida. Caberá a nós, aqui e agora, decidir se o queremos atravessar.”
O Sétimo Continente, 27/Jan/2010
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3.0/5Valverde Valverde 7 de Dezembro de 2011 às 19:51

Mudei a minha opinião sobre este filme. De facto Fellini é um dos grandes realizadores do mundo e conhece-lo a partir de 8 1/2 pode ser um risco que levará a julgar errada e sumariamente a obra e o autor. É importante conhecer o trabalho anterior de Fellini para depois identificar o foco deste filme. O realizador encontra aqui o seu trabalho mais biográfico e é preenchido numa panóplia de imagens confusas e abstractas que são derivadas de um cérebro a ansiar pela libertação. 8 1/2 presenteia-nos a alienação do individuo face às obrigações para as quais se resigna sem interesse e a tentativa de criar uma fuga delas.

5.0/5Ana Ana 6 de Julho de 2010 às 22:23

"8 1/2" não é um filme fácil de se digerir. Comecei a vê-lo e passados minutos decidi desligar a televisão, no entanto, no dia seguinte acabei por tentar novamente. É uma obra-prima, sem dúvida, o problema é que é uma obra complexa e que se torna incompreensível para alguns. O filme apresenta-se como um puzzle, no qual diversas sequências são-nos apresentadas mas estão aparentemente desordenadas, o que, na minha opinião, é uma metáfora à confusão predominante na mente de Guido. Aliás, todo o filme é muito metafórico, muito ambíguo e abastracto, pelo que a sua visualização torna-se difícil para alguns espectadores, pois não é concreto.
Mas quem fizer um esforço para chegar ao fim, é capaz de conseguir entendê-lo, deslindar todo o mistério à volta da personagem principal... o fim torna tudo muito claro, pelo menos para mim, e assim que termina pensamos logo "Um dos melhores filmes que vi!".
Embora muitos discordem de mim, recomendava primeiro que assistissem ao remake "Nine" de Rob Marshall porque sintetiza duma forma simples toda a história, subtraindo a obra. Quem tiver gostado de "8 1/2" odiará "Nine" mas para quem nunca viu e tem sérias dúvidas acerca deste, vejam-no primeiro e a visualização desta obra-mestra tornar-se-á mais fácil.
5*

3.0/5Valverde Valverde 23 de Janeiro de 2009 às 18:21

Há realmente homens que têm a sorte de fazer trabalhos visalmente belos e argumentativamente ínuteis, e no final, chamam-lhes de arte complexa. Se é esta a obra-prima de Fellini, nem sequer vou querer conhecer as restantes.