Oldboy - Velho Amigo (2003)

poster

novo comentário

Para submeter um comentário faça login ou registe-se

comentários RSS

5.0/5Marcos Marcos 19 de Setembro de 2012 às 05:17

É engraçado como o meu 1º comentário a este filme já tem mais de 6 anos, e actualmente, esta obra ainda continua (e continuará) a surpreender muito cinéfilo pela sua ENORME qualidade!!!!

Aguardo c alguma expectativa pela versão americana, mas entretanto ainda terei tempo para visionar o original mais 2 vezes...no mínimo.

4.0/5Agostini Agostini 19 de Setembro de 2011 às 15:15

Potente e violento, inteligente e dramático. O cinema sul-coreano em grande!

5.0/5Diogo Silva Diogo Silva 20 de Março de 2011 às 21:08

Achava eu que Kill Bill era a prova mais inteligente de como criar um filme repleto de sequências de violência visceral e, ainda assim, conseguir utilizar esse factor "negativo" - dizem os críticos - como mera manobra de diversão para tornar uma história macabra sobre vingança numa aventura complexa, robusta e com puro estilo. Agora que vi Oldboy, Kill Bill soa apenas como um ensaio para uma telenovela de baixa produção ainda inacabada. Cinematografia, trilha sonora, actuações, enredo, reviravoltas: todos estes aspectos estão cá e, diga-se de passagem, como nunca antes tiveram numa só película!

4.5/5nunofilipeoliveira nunofilipeoliveira 30 de Agosto de 2010 às 20:45

Uma obra cinematográfica FANTÁSTICA e absolutamente COMPENSADORA para quem vê.
Admito que o início do filme me deixou um pouco desiludido do que eu estava a espera, mas com o desenrolar da acção e com o ENORME papel que a personagem principal faz, tenho a consciência que vi um dos grandes filmes feitos no Mundo :)

4.0/5Vitinha Vitinha 22 de Agosto de 2010 às 23:43

Um filme extremeamente bem concebido,uma boa obra cinematográfica,louca,mórbida e inteligente com toques tarantinescos,um twist muito bom,sem duvida um bom filme,a ver e rever se possivel,embora nao seja um filme abrangente,nem de perto nem de longe,é daquele genro "nao é para quem quer é para quem pode...4*

3.5/5André Filipe Moreira Santos André Filipe Moreira Santos 4 de Outubro de 2009 às 12:56

O filme é bom...ficamos com curiosidade pelo seu início, pelo meio o filme cai um bocado e o seu final é sem dúvida bom. Trata-se de uma vingança muito bem planeada! O filme está carregado de momentos inesquecíveis (a cena da gravata, do elevador, do polvo, da maravilhosa cena do martelo ao som de Vivaldi, etc..). Realização muito boa de Chan-wook Park (especialmente a cena do corredor e a cena em que o protagonista se lembra do passado naquela escola); uma banda sonora que merece ser ouvida com atenção...
3.5*

Para quem gosta de Chan-wook, vai estrear o seu novo filme "Thirst - Este é o Meu Sangue".

p.s: cuidado com o que dizem...

5.0/5Miguel Miguel 27 de Maio de 2009 às 03:37

1 must see

4.5/5Valverde Valverde 21 de Setembro de 2008 às 14:16

Old Boy, é um dos melhores filmes asiáticos já criados, e tal, é pouco para se dizer, pois também se deva acrescentar que é uma das melhores obras do cinema do sec XXI e talvez, verdade seja dita, o melhor filme, sobre o tema vingança, feito até hoje.

5.0/5Marco Marco 4 de Janeiro de 2008 às 18:50

Como descrever este filme. Encontrar epítetos que o qualifiquem não é díficil: Muito bem construido a nível de crescendo emocional, alías observando o panorama internacional, creio que poucos filmes este ano conseguem sequer esbater a tinta dourada que resplandece a cada fotograma deste filme. Mas metáforas á parte. Violento, poderoso, um filme no qual a história, a personagem, o encadeamento das sequências, a emoção, os momentos de dor [são bastantes] estão de tal maneira engendrados, que incutem no espectador emoções de ódio--amor--desprezo em relação ás personagens. A nível de fotografia considero-o dos melhores dos ultimos dois anos [isto tendo em conta que é coreano, não uma super produção de Hollywood], quem não se recorda do famigerado corredor, de onde surgem 30 homems prontos para linchar o OH DAE SU?? A qual de vocês não ficou na retina a música de Yeong-wook Jo aquela sonoridade agressiva e enervante? Por mais que tente me recordar de uma película que me tenha feito sentir emoções "vivas" pelo protagonista só me recordo de dois casos: Irreversível,(Francês surpreendam-se)e o Robocop (o Polícia do Futuro só o primeiro filme): ficaram-me gravadas na memória as cenas: de fuzilamento do Polícia à queima roupa, o magnifico Dick jones [a memoravel cena quando o Robocop se encaminha para o defrontar e ele espera a dedilhar na secretária... "Do you think you are an ordinary cop?? Your our product and we cant let our product turn against us"], ou o soberbo Clarence Boddicker... talvez a minha idade na altura tivesse contribuido para eses filme me marcarem mas não me desviando do tema em questão. Old Boy é magnífico de todos os pontos de vista já o vi 5 vezes and counting. Creio que todos partilham a minha opinião. A criatividade e o génio ainda conseguem combater as instituições as mesmas que parecem viver assombradas com o orçamento uma vez descoberto o filão querem aproveitar o filme até à exaustão desvirtuando-o de tudo o que o notabilizou. Exemplo Alien VS Predator, inqualificavel, terrivel... Agora o Aliens o reencontro final!!! James Cameron esmerou-se. Flashback [Ltnt Ripley com o lancha chamas na mão a descer no elevador para LV-426, para salvar a menina, a voz efeminada e suavemente mecanizada "Warning all personal must evacuate imeddiatly we now have 5 minutes to reach minimum safe distance", ou a celebre frase "Get away from her you bit**"] Espero não os ter entediado com esta incursão ao que me mais me maravilhou no cinema [emoções fortes] espero é que possamos assistir a bons filmes, que perdurem na nossa memória e que façam o público saltar das cadeiras. There is no knowledge that it`s not power. Realryu

5.0/5Klasw Klasw 24 de Novembro de 2007 às 22:21

Excelente filme!

Filipe Nunes
Filipe Nunes 24 de Fevereiro de 2007

A partir do momento em que um "gajo" leva uma facada nas costas, retira a faca e continua como se nada fosse, o filme perde bastante credibilidade. É mais do mesmo, um filme coreano que usa e abusa das artes marciais, quando por trás até tem uma história engraçada. Podia ser muito melhor.

nvargas
nvargas 8 de Fevereiro de 2007

Não me provocou o entusiasmo que esperava. É um filme cru e muito violento e a história é muito original mas aquele final que é o coração de toda a história parece-me um bocado "rebuscado". Ainda assim vou visioná-lo mais uma vez.

Francisco Figueiredo
Francisco Figueiredo 23 de Julho de 2006

Arrepiante e surpreendente do princípio ao fim!

Markus
Markus 9 de Junho de 2006

Como é que tive tanto tempo sem ver este filme...genial!!! Vejam!

RVD
RVD 29 de Dezembro de 2005

Obra prima genial de Chan-wook Park, um filme de facto doentio e violento mas que prende o espectador até ao fim, e a realidade é que poucos filmes conseguem fazer isso.

elcost
elcost 17 de Dezembro de 2005

Conteudo forte e cruel, realização pura e dura. O tema da vingaça dificilmente já foi tão bem retratada como neste filme. Não há receio de nada, o que á para ser dito, é dito.ISTO É BOM CINEMA

dUmb
dUmb 3 de Outubro de 2005

Vejam estE filme e aprecíem cada segundO pois não é todos os dias que podem assistir a uma obra destas. Posso dizer ,sem estragar o filme, para se prepararem para um final completamente surpreendente e delicioso!!
ahh!! atenção as cenas de violência!! pEacE

Chin
Chin 2 de Março de 2005

2 anos depois chega-nos um filme de culto das terras ocidentais. Quem prima por originalidade e gosta de filmes asiáticos, aqui está a obra prima.