(1993)

poster

Sinopse

Vale Abraão é a história de Ema, uma mulher de uma beleza ameaçadora. Para Carlos, o marido com quem casou sem amor, "um rosto como o seu pode justificar a vida de um homem". O seu gosto pelo luxo, as ilusões que tem na vida, o desejo que inspira aos homens, fazem-lhe valer o epíteto de "A Bovarinha". Conhecerá três amantes, mas esses amores sucessivos não conseguem suster um sentimento crescente de desilusão que a leva a definir-se como nada mais que "um estado de alma em balouço". Ema morrerá - "acidentalmente? Quem sabe?" - num dia de sol radioso, depois de se ter vestido como se fosse para ir a um baile.



Visitantes
Visitantes
3.8 (10 votos)
O meu voto
Login / Registo

Detalhes

Ano: 1993
Estreia nacional: 15 de Outubro de 1993

País: Portugal, França, Suiça
Género: Drama

Realização:
Manoel de Oliveira

Intérpretes:
Leonor Silveira, Luís Miguel Cintra, Ruy de Carvalho, Beatriz Batarda

Outros títulos:
Abraham's Valley

Links:
www.madragoafilmes.pt/valeabraao (site oficial)
www.madragoafilmes.pt/valeabraao/trailer.html (trailers)
www.imdb.com/title/tt0108471

Blogs

Comentários RSS

ver todos Faça login para deixar um comentário.

4.0/5Maria Inês Maria Inês 28 de Novembro de 2011 às 00:35

É um dos filmes mais bonitos que já vi...ainda que não me agrade muito aquela onda de "underacting" e distanciamento constantemente presente, cada plano parece um postal (e nota-se que tudo foi feito ao pormenor, inclusivé o guarda roupa combina com determinados detalhes do cenário), a banda sonora apesar de um pouco batida também encaixa na perfeição com o filme, e acho que não se podia ter escolhido melhor actriz para interpretar Ema.

Há algo de quase fantasmagórico e nostálgico neste filme, que em vez de se focar no "povo cómico" português se foca mais na alta burguesia, e nos oferece outra visão do cinema. Perante tantos comentários negativos que tinha ouvido sobre o Manoel de Oliveira, devo dizer, este filme não corresponde a nada do que ouvi...não o achei de todo aborrecido ou antiquado.