O Fiel Jardineiro (2005)

poster

novo comentário

Para submeter um comentário faça login ou registe-se

comentários RSS

3.0/5Diogo Pinheiro Diogo Pinheiro 22 de Janeiro de 2014 às 02:16

Talvez por culpa do desenvolvimento algo lento, sobretudo na primeira hora de filme, ficou um pouco aquém do que esperava. Ainda assim, tem o seu interesse.

3.0/5Valverde Valverde 3 de Maio de 2010 às 01:43

Mais do mesmo. Conspirações internacionais em Africa com empresas e embaixadas. Umas vezes é diamantes, outras é fármacos. Enfim, O Fiel Jardineiro é um filme interessante de se vêr, bem realizado e interpetado, mas com pouco a dar para quem já viu isto noutros lugares.

4.0/5Vitinha Vitinha 11 de Outubro de 2009 às 11:45

excelente realização e fotografia como o grande Fernando Meirelles ja nos habituou...Ralph Fiennes com mais uma grande interpretaçao,grande argumento,um pouco lento no desenvolvimento mas bastante bom...gostei,mas voltarei a ver com mais atençao ainda

4*

4.5/5Duarte Correia Duarte Correia 25 de Julho de 2009 às 21:26

Grande filme, grandes interpretações, grande fotografia!

Valter Antunes Valter Antunes 23 de Junho de 2009 às 02:35

Acho que o tema deste filme podia ser melhor explorado,acho que tem demasiado tempo de filme perdido que não serve para nada, mas entendo que seja para dar uma suavidadezinha à coisa.
Acho bom fazerem filmes que retratam este tipo de situações, mas não é preciso ver um filme destes para saber como se passam as coisas no mundo, não é preciso pensar muito para saber como funcionam as coisas nos sistemas capitalistas, mas nem com filmes as pessoas entendem isso, continuam a ir votar no seu ps e psd, não tarda muito pa chegarmos ao nivel destes pobres africanos

4.0/5Maaaaaaat Daaamooooon Maaaaaaat Daaamooooon 20 de Junho de 2009 às 13:59

Um filme muito bom mesmo!

4.5/5josé miguel josé miguel 10 de Janeiro de 2009 às 20:43

um filme a nao perder,bom argumento

Davs Davs 15 de Outubro de 2008 às 19:26

Bastante interessante, muito bom!

Quais são os outros 9 da lista Madalena? =)

5.0/5Madalena Nuruaga Madalena Nuruaga 5 de Outubro de 2008 às 12:33

Adoro este filme, está na lista dos meus 10 melhores.
e aconselho a muitas pessoas que vejam este filme principalmente os capítalistas, e pensem que esta história podia ser verdade, se é que não é verdade e que já não aconteceu.
Esses senhores ricos que façam alguma coisa por África, já que os países ditos "desenvolvidos" que a colonizaram como é o caso da vergonha de País, que é Portugal a deixaram num estado miseravel com guerras e mais guerras.

4.5/5josé miguel josé miguel 1 de Setembro de 2008 às 20:18

Um filme muito interessante.Do melhor

5.0/5BTI BTI 6 de Agosto de 2008 às 02:50

Muitos têm sido os realizadores que conseguiram retratar a triste realidade que caracteriza os países sub-desenvolvidos de África, no entanto e a meu ver nenhum o conseguiu fazer até agora como Fernado Meirelles. O "Fiel Jardineiro" é sem dúvida uma poderosa obra de arte em que se fundem os géneros de drama, acção e romance. Com uma fascinante, intrigante e comovente história, este esplêndido realizador alerta o público em geral para a cruel maneira como os países desenvolvidos "usam" o continente Africano... Acompanhado de grandes interpretações por parte de Ralph Fiennes e Rachel Weisz e enriquecido pelas marcantes paisagens Africanas, este é um filme que merece e tem de ser visto urgentemente por todas as pessoas, de maneira a que haja uma consciencialização global dos assuntos presentes no mesmo e de maneira a que se acabem de uma vez por todas as inúmeras desigualdades que afectam o nosso mundo e que custam tantas vidas todos os dias !

4.5/5Margarida Margarida 26 de Julho de 2008 às 20:48

Adorei! A realidade nua e crua.
Fotografia, banda sonora e interpretação espantosas!

4.0/5Rolling-Murray Rolling-Murray 13 de Julho de 2008 às 19:57

Além de um thriller político de grande qualidade, serve como um autêntico murro no estômago relativamente à realidade do Continente Negro. Rachel Weisz está fantástica e os tempos de The Mummy ficaram definitivamente para trás...

4.5/5Liliana Liliana 2 de Julho de 2008 às 14:09

Até acredito q hajam pessoas q não gostaram deste filme, é compreensivel principalmente se tiverem, na vida, uma atitude do tipo "avestruz", realmente há quem prefira não ver ou fazer de conta q as coisas não existem... é uma forma de viver, sem duvida, mas eu cá prefiro sempre saber a verdade.
Este filme é chocante, mas aborda um tema relevante e actual, porque todos sabemos q os chamados "paises de 3º mundo" são (e sempre foram) usados e explorados em nome dos grandes interesses ecónomicos daqueles q são chamados paises "desenvolvidos"... fazem falta mais filmes destes q põem o "dedo na ferida", porque vivemos numa sociedade cada vez mais conformista e individualista. Está na altura de , pelo menos, tentarmos mudar alguma coisa, e devemos começar pelo "pequeno" mundo q nos rodeia.

4.0/5kimERA kimERA 18 de Maio de 2008 às 20:29

Uma longa-metragem bastante consistente.

4.0/5ATown.DR ATown.DR 29 de Abril de 2008 às 14:39

Muito bom e com um tema profundamente relevante para os nossos dias, a grande "mafia" das grandes corporações, aliada a uma bela história de amor. Bastante antes de ver o filme já tinha lido o livro (que também é muito bom) e posso dizer que é uma das melhores adaptações literárias que eu já vi, uma abordagem diferente da do livro claro, mas também um filme é um filme e um livro é um livro.
Merecia ter tido uma nomeação dos óscares para melhor filme...
4/5

joao joao 5 de Fevereiro de 2008 às 01:59

Que belo filme.
Apenas claro para quem gosta de um bom drama.
De qualquer forma a quem ainda não viu o filme, se não gosta de filmes "tristonhos", então que não o veja...

Bruno Bruno 29 de Dezembro de 2007 às 18:20

Na faz o meu genero pr isso n gostei.

é tudo*

michael michael 19 de Novembro de 2007 às 22:41

nada de especial!:/

Pedro Almeida
Pedro Almeida 29 de Março de 2007

muito confuso.

jonas
jonas 26 de Março de 2007

belissimo filme 4*

Ernesto
Ernesto 17 de Julho de 2006

Mais uma vez, depois de "A cidade de Deus", o realizador Meirelles aborda uma temática relacionada aos problemas da exclusão social, desta vez no Quénia, denunciando os cegos propósitos economicistas das multinacionais, neste caso das farmacêuticas.
Destaco a sempre original visão "Meirelliana" da pobreza, em contraste com a presença dos privilegiados democratas e "investidores" presentes nestes países do Terceiro Mundo.
E, pessoalmente, gosto sempre de um romance sem o típico final feliz, nada utópico, simplesmente realista! 3,5*

rak_lima
rak_lima 10 de Abril de 2006

Bom filme...

Xana
Xana 8 de Fevereiro de 2006

Consegui finalmente ver o Fiel Jardineiro...é um filme suberbo em imagens e cujo conteúdo está carregadinho de significação! Os actores estão mesmo muito bem, principalmente a grande Rachel Weiz que nos presenteia com um enorme talento! Gostei principalmente do facto de através da personagem Tessa, no inicio do filme se dar uma opinião séria e que é partilhada por muitos, sobre a guerra no Iraque!
O som, as imagens, a história... 5 estrelas!

Adriano
Adriano 28 de Janeiro de 2006

Duras criticas a uma Realidade por vezes ignorada , as cobáias humanas que por vezes são sujeitas a testes em troca da própria vida.

Mas este filme critica em Especial a situação em que se encontra a própria Africa , corrupção , miséria , fome e Morte , e muitos interesses á mistura de muitas Multinacionais e de Paises Desenvolvidos.

Um filme do grande Meireilles (Cidade de Deus).

Vale a pena ver.

Carlos Varandas
Carlos Varandas 19 de Janeiro de 2006

Por vezes acontece encontrarmos bons filmes onde não esperávamos encontrar. The Constant Gardener consegue manter o suspense e o interesse durante praticamente toda a sua duração, transmitindo ainda uma mensagem importante, ao apontar o dedo ao cinismo da sociedade dita ocidental, e dos interesses farmaceuticos em Africa, por vezes não os melhores. As imagens, tal com seria de esperar são fabulosas, os actores estão em geral bem, embora Ralph Fiennes não me pareça que tenha conseguido "agarrar" realmente na personagem de diplomata. O adensamento dos sentimentos e ligações das personagens vai sendo cada vez maior ao longo do filme, culminando com um final realmente romantico, no melhor dos sentidos.

Duarte Nuno
Duarte Nuno 11 de Janeiro de 2006

Um filme com planos bem pensados e uma história verídica que faz pensar, a quem sai da sala de cinema, que raio de gente temos à frente da industria farmacêutica? Que é capaz de tudo, até tirar a vida de milhares que ninguém liga e utiliza-los como cobaias para posteriormente poder vender o seus produtos e dizer que nunca foram testados em animais. Mas só se for nos irracionais. Grande critica e um enredo entre as personagens puxando cada uma para o lado que lhe convêm economicamente mais ou que defendem com convicção.

elcost
elcost 3 de Janeiro de 2006

Gostei muito do que vi. Um grande roteiro, boas interpretações, fotografia fenomenal e uma realização intensa e verdadeira explorando da melhor maneira cada plano. É de facto uma grande candidato aos oscar pois é sem duvida alguma um dos melhores do ano.

elcost
elcost 3 de Janeiro de 2006

Gostei muito do que vi. Um grande roteiro, boas interpretações, fotografia fenomenal e uma realização intensa e verdadeira explorando da melhor maneira cada plano. É de facto uma grande candidato aos oscar pois é sem duvida alguma um dos melhores do ano.

MARINA
MARINA 22 de Dezembro de 2005

Filme simples, em que o amor está presente em todo o filme sem ser constantemente explicito. Gostei da trama bem conseguida e prende a atenção do 1º ao ultimo minuto