Magnólia (1999)

poster

novo comentário

Para submeter um comentário faça login ou registe-se

comentários RSS

4.0/5Diogo Pinheiro Diogo Pinheiro 28 de Abril de 2012 às 04:15

É um drama poderoso e com grandes interpretações. Mas reconheço que de facto talvez seja necessária outra maturidade para compreender o filme e suas simbologias na sua totalidade.

3.0/5Maria Inês Maria Inês 12 de Setembro de 2011 às 16:25

Sinceramente, não faço a mínima ideia do que achar deste filme...gostei do modo como o realizador tratou temas frágeis como a doença, o sofrimento...tudo de maneira subtil e num crescendo! Adorei a cena da música "Wise Up"...no entanto presumo que a chuva final confunda todos os espectadores. Agora que li uns quantos comentários já percebi que tem todo um significado por trás, no entanto tendo em conta que cinema é comunicação, não faz muito sentido criar cenas em que é preciso ir pesquisar em 300 fontes diferentes para perceber o filme...

Bem, no fundo, penso que seja um filme forte e indispensável para quem gosta de cinema, que requer um grande nível de maturidade devido a toda uma tensão e reflexão que o filme nos transmite.

Tenho noção de que está bem feito, no entanto penso que foi demasiado "arrastado" e devido à quantidade de simbologias que temos que conhecer para entender de facto a história no seu todo...penso que não vai constar na minha lista de preferidos...

4.5/5Luís Fonseca Luís Fonseca 6 de Junho de 2010 às 14:35

Um filme superior. Realizado quando Paul Thomas Anderson tinha apenas 29 anos.

5.0/5Nekas Nekas 21 de Setembro de 2009 às 22:21

Um filme que é capaz de mudar uma visão sobre o mundo...para mim é "O" filme...ultrapassa os meus outros preferidos como o Grande Peixe, o Fight Club e o Into the Wild, realmente dentro do género é o melhor...simplesmente fabuloso, motivante, espectacular e emotivo(entre outros)...

4.5/5Duarte Correia Duarte Correia 25 de Julho de 2009 às 21:13

Obrigatório!!!

5.0/5wolenczack wolenczack 3 de Julho de 2009 às 19:37

É bom... muito bom mm. Uma obra de puro génio k explora d forma sublime o factor humano (com tds os defeitos e virtudes).
Uma marca no cinema contemporâneo k afirma Paul Thomas Anderson cm um dos realizadores mais importantes e brilhantes do cinema actual.

5.0/5André Filipe Moreira Santos André Filipe Moreira Santos 7 de Dezembro de 2008 às 16:22

vi este filme à uns anos e não gostei nada, mas isso foi pk não percebi nada, depois de perceber realmente o k se passa no filme só posso dar 5*...realização, interpretações, banda-sonora ao mais alto nível e ainda nos oferece um enigma para desvendar...
MAGNólia é MAGNífico!!!

filme sobre medo, angústia, arrependimento e a necessidade de um perdão ("...às vezes as pessoas precisam de uma ajudinha, às vezes as pessoas precisam de ser perdoadas.") em histórias de várias personagens k se cruzam em coincidências, aliás, o prólogo do filme serve para nos mostrar k estas coincidências não são meros acasos, "..estas bizarrias acontecem a toda a hora".

***spoilers***

mas vamos lá perceber o grande enigma deste filme k é a famosa chuva de sapos, k só com uma consulta à bíblia se entende...
1º- como é k os sapos caem do céu como se fosse chuva? para quem não sabe há um fenómeno metereológico raro em k chovem mesmo sapos e noutros casos peixes...como é k isso acontece? começa numa tempestade forte, cria-se um tornado e é esse tornado k os pega e os transpota para mais tarde caírem (podem ver no filme akeles avisos de tempestade, ventos fortes etc..)!
2º- pk é k chovem sapos? é este o grande enigma k o realizador nos apresenta, se virem o filme mtas vezes vão reparar k o número 82 é várias vezes mostrado ao longo do filme, principalmente no inicio, depois no programa do jimmy gator podemos ver um cartaz no meio da multidão k diz o seguinte "exodus 8:2" (êxodo 8:2), se formos à biblia ver o k diz este capitulo, diz o seguinte "Mas se recusares a deixá-lo ir, eis que ferirei com rãs todos os teus termos", no momento antes da chuva, em k as personagens atingem os seus limites frank perdoa o pai e diz-lhe "Não te vás embora..." (Mas se recusares a deixá-lo ir) e a partir daí a chuva de sapos começa como uma intervenção divina, chuva essa k traz a redenção para todos como podem ver no filme... "Quando o sol não dá a solução, vem a chuva com uma conclusão" frase k é dita pelo puto rapper, puto esse k funciona como um anjo, é ele k leva a arma de jim, arma essa k depois cai do céu de repente, também podemos pegar numa frase do filme dita pelo donnie k nos explica k o puto funciona como um anjo "...e não, não é perigoso confundir crianças com anjos!".

por tudo isto...BRILHANTE!!!

4.0/5Filipe Nunes Filipe Nunes 3 de Novembro de 2008 às 18:17

Drama rural??? O filme é brilhante, mas não entendo a expressão "drama rural"...

4.5/5André Brás André Brás 3 de Novembro de 2008 às 17:45

Um excelente drama rural sem dúvida. Muito boas performances de alguns actores.

3.5/5Paulo silva Paulo silva 2 de Novembro de 2008 às 23:06

É um bom filme,consegue passar bem a mensagem,pena a cena dos sapos que não entendi,mas tirando isso, 4*

1.5/5Sofia Sofia 17 de Agosto de 2008 às 23:58

Para mim o pior deste filme é sem duvida a chuva de sapos, horrivel ideia.

Nao gostei nem desgostei do filme, axo que ha melhores, quando vi-o estava a espera de melhor devido as boas criticas.

Tem boas representações, mas axo que é so isso que tem de bom.

Saudações Cinematograficas

5.0/5Wilson Carreira Wilson Carreira 27 de Maio de 2008 às 01:59

Este é um filme pelo qual vale a pena ir à luta.

Um dos pontos altos deste filme é a relação que o realizador tem com os actores/personagens que sendo tão boa eleva por si só o filme a algo mais.

Com um estilo profundo, negro, fluido, uma mensagem a que não se está habituado, e um confronto de colossais interpretações, este é o filme que mais me agradou desde sempre.
(Sem querer comparar com o American Beauty =) que também é fantástico)

4.5/5Bruno Bruno 19 de Março de 2008 às 17:01

É um filme que não deixa ninguém indiferente. Destaco Tom Cruise na sua melhor representação de sempre.

5.0/5Valverde Valverde 28 de Fevereiro de 2008 às 12:07

Magnolia é o resultado de uma poderosa realização em conjunção com um poderso argumento e uma poderosa gestão de actores. Quando isto se compatibiliza, saí um poderoso filme. É isso que Magnolia é.

5.0/5Valverde Valverde 8 de Outubro de 2007 às 14:53

Bem, só um aparte primeiro em relação à Dora Marques, lol já tinha dito que o Beleza Americana era o seu favorito, tal como pa mim é, e este o 2º favorito, como para mim é tb LOL. Enfim,
mas em relaçao a Magnolia.
Magnolia é um cruzamente de vidas e medos. A forma como por vezes pensamos que podemos ser unicos no nosso sofrimento, acaba por se invalidar ao olhar Magnolia, que nos transmite que o medo é o factor chave para as atitudes que fazem mover as pessoas e afectar os que as acompanham.
Um excelente filme com uma realização e argumento bem ao estilo de P.T. Anderson e claro a fanstastica cena da chuva de sapos que transmite a ideia de que a unica forma de combater o medo, é enfrenta-lo, e nos tempos antigos, os sapos e rãs eram um simbolo do medo. Muito bem jogado.
Grandes interpetaçoes de um grande elenco.

5.0/5Dora Marques Dora Marques 18 de Setembro de 2007 às 11:21

É o meu 2º filme preferido...está tudo dito...

4.0/5Rui Francisco Pereira Rui Francisco Pereira 11 de Setembro de 2007 às 13:58

Boas interpretações e bom argumento.
O final dos sapos é que me pôs um bocado "ás escuras".
4*

Mónica
Mónica 8 de Dezembro de 2006

É um filme muito interessante, que nos faz pensar sobre o valor do perdão. Espectacular o enquadramento da canção "Wise Up" no filme. Poderia ser um filme perfeito, não fosse a chuva de sapos final, que, se bem que possa ter alguma simbologia (tudo pode acontecer... tudo pode mudar... tudo pode ser perdoado...), a verdade é que é nojenta e, na minha opinião, perfeitamente dispensável.

Didadiogodog
Didadiogodog 8 de Outubro de 2006

Sublime. A perfeição numa tela. Um dos maiores filmes da história do cinema. Grande elenco, grande argumento, grande realização, grandes promenores técnicos, grande mensagem. Um daqueles filmes que nos obriga a pensar na vida. As mensagens súbtis que vão sendo dadas ao longo do filme e que culminam com uma monstruosa chuva de sapos, permitem que cada espectador tenha uma concepção pessoal do filme.

João Pedro
João Pedro 16 de Setembro de 2006

Sem dúvida um filme diferente de qualquer outro que eu já tenha visto, pois parece mesmo que estamos a ver vários filmes diferentes no início mas no fim acabamos a ver um único, que retrata a angústia e as fragilidades do ser humano.

elcost
elcost 20 de Novembro de 2005

O melhor até hoje, de Paul Thomas Anderson e dos melhores da decada. Não consigo ficar indiferente a esta encruzilhada entusiasmante com uma mesagem muito interessante e bem transmitida. Conjugaçao fenomenal entre visual e sonoridade que influenciou muito do cinema posterior.
Fiquei fã Aimee Mann apartir deste filme

jane
jane 31 de Outubro de 2004

Os personagensnao sao nada ortodoxos em suas vidas,entao o diretor faz a natureza comungar com eles,dai a chuva de sapos!

Ana Patrícia Duarte
Ana Patrícia Duarte 25 de Setembro de 2004

Epá a sério,a mim não me disse absolutamente nada,não gostei mesmo.Penso que é um autêntico desperdício de talento.

Pedro Dias
Pedro Dias 26 de Junho de 2004

filme grandioso... entra no top 10 dos filmes da minha vida...

Silvio D'Avennes 
Silvio D'Avennes 21 de Fevereiro de 2004

Genial pelo facto de ser simples.
9 historias interlaçadas que demonstra o quanto é possivel ser-se genial usando uma historia simples.

Mauricio Torres
Mauricio Torres 16 de Janeiro de 2004

Excelente. Atuações impressionantes. Destaque para a bela, talentosa e (por enquanto) não tão conhecida Melora Walters, que interpreta a depressiva Claudia.

Juliana
Juliana 18 de Outubro de 2003

Um ótimo filme pois conta fatos de diferentes vidas, todos interpretaram muito bem.

Cidney Jr.
Cidney Jr. 19 de Maio de 2003

EIs uma bela obra. Sensível, árdua, real. Um filme capaz de mostrar, mesmo que venha a parecer para muitos uma certa indisposiçao, capaz de chegar perto da realidade, onde vidas em seus limites se agarram em vicios e ilusões, das quais nos parecem confortantes. Um belo filme, sem duvida, um marco nos ultimos tempos. Além é CLARO da belíssima trilha sonora. Imperdível.

Joel Ferreira
Joel Ferreira 17 de Dezembro de 2002

Um dos melhores filmes de sempre. Original, surpreendente e apaixonante, tanto na história como nas interpretações...