O Leopardo (1963)

Il Gattopardo

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Sinopse

Em 1860, Garibaldi inicia o processo de unificação de Itália. D. Fabrício (Lancaster) é um aristocrata que tenta manter o anterior modo de vida, apesar dos tempos de mudança. Para ele, a ascensão da burguesia é uma ameaça. Mas, numa manobra astuta, combina o casamento do seu sobrinho com a filha de um rico e influente administrador de propriedades.



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Detalhes

Ano: 1963
Estreia nacional: 07 de Outubro de 1963
Estreia mundial: 28 de Março de 1963
› Reposição nacional: 02 de Fevereiro de 2006

País: Itália, França
Género: Drama, Guerra

Realização:
Luchino Visconti

Intérpretes:
Alain Delon, Burt Lencaster, Claudia Cardinale, Burt Lancaster

Outros títulos:
The Leopard

Links:
www.costacastelo.pt/leopardo (site oficial)
www.costacastelo.pt/leopardo/trailer.html (trailers)
www.imdb.com/title/tt0057091

A crítica

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O filme assume-se, pois, como belíssimo fresco histórico e como complexa saga familiar (...) Muito mais se poderá dizer desta obra inesgotável, que reconstitui, com maníaca precisão, os rituais... mais ››
Mário Jorge Torres, Público
(...) uma notável adaptação ao cinema do romance homónimo de Giuseppe Tomasi Di Lampedusa. Mas é, também e sobretudo, um dos mais brilhantes jogos de espelhos de toda a história do cinema”
Vasco Baptista Marques, Expresso

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5.0/5O Leopardo(1963)
Aliada à perfeição estética característica das obras de Visconti, e à imortal música de Nino Rota, “O Leopardo†destaca-se como um dos grandes exemplares do cinema italiano, uma peça de valor incalculável de um dos maiores génios da Sétima Arte.”
love4cinema.blogspot.com, 30/Mar/2010
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F.Torres
F.Torres 28 de Fevereiro de 2007

Há filmes que não me canso de rever. O Leopardo, de Luchino Visconti, foi coisa que me fez salivar durante muitos anos, limitando-me a revê-lo nos fogos-fátuos que persistiam na minha memória, e de que só agora me consegui desedentar, com a recente edição em DVD. Baseado na obra homónima de Giuseppe Tomasi Di Lampedusa, descreve os momentos mais conturbados da vida de uma família da aristocracia rural siciliana, dando especial atenção ao seu patriarca, o Príncipe Don Fabrizio Salina (Burt Lancaster). O tempo é o do Risorgimento italiano, ocorrido à volta de 1860, aquando do levantamento do guerrilheiro José Garibaldi, que conduziu à unificação italiana. Toda a Itália estava em ebulição, em mudança. Uma aristocracia proprietária, mas quase falida, perdia terreno para uma burguesia inculta, meia labrega, mas patriota, endinheirada e cheia de iniciativa. À desintegração das grandes famílias sucedia-se a ascensão das classes médias. O filme é marcado, desde o início, por uma frase que fica a latejar até ao fim: “algo terá que mudar para que tudo fique na mesma". E no turbilhão das revoluções, mudar a forma para que o conteúdo permaneça o mesmo, é sempre o desejo oculto de quem está na eminência de perder poder, regalias e privilégios. O príncipe De Salina, embora aristocrata, era um homem com ideias liberais, logo já não era propriamente um puro exemplar dos tempos antigos, mas também não estava preparado para aceitar as mudanças que aí vinham. As ancestrais fidelidades e a sua dignidade falavam mais alto. Estava na fronteira entre os dois mundos, um que sucumbia e outro que despontava. Vivia de corpo inteiro as rupturas políticas e a sua decadência como classe dominante. O oportunismo, a versatilidade e o disfarce eram atributos que não tinham lugar no seu modo de vida. Mas esses novos tempos, continuavam a necessitar do envolvimento da fidalguia, para terem uma imagem de credibilidade. Portanto, acenam-lhe com um compensador lugar de senador, que ele acaba por rejeitar. Não aceita fazer batota, logo não entra no jogo. Entre o desertar e ficar, escolhe ficar. Como ele próprio diz, o leopardo não pode tornar-se chacal. A sua decência não tem preço, não é negociável. Toda a sua energia vai então convergir para retardar o seu próprio eclipse, estabelecendo laços familiares com a nova sociedade emergente, para o que promove o casamento do seu sobrinho Tancredi (Alain Delon) com Angélica (Cláudia Cardinale), a filha de um rico comerciante com ambições políticas. O baile de apresentação de Angélica à sociedade, é o corolário final do seu desencanto, a passagem de testemunho de um poder que já não o é. E aquela valsa em que ele rodopia nos braços da bela Angélica, não é mais do que a confrontação da frescura e juventude que desponta, com a sua velhice que se torna inevitável. Baile que na sua parte final, é a mais expressiva e clarividente imagem do declínio da alta sociedade, que dança, come, bebe, trocando futilidades, numa patética exibição da sua perfeita inutilidade.
Pelo meio há muitos outros momentos únicos de cinema, como a chegada e a recepção à família em Donnafugata, para a sua estadia habitual, os cumprimentos das forças vivas e a austeridade da missa, que é um autêntico fresco cinematográfico. Os sinais da cruz e as rezas do terço da beata princesa De Salina, entre duas carícias do príncipe. Os lamentos do príncipe, quando diz que tem sete filhos e nunca conseguiu ver o umbigo da mulher. O príncipe a aconselhar o padre a tomar um banho de vez em quando. A perseguição e o jogo de escondidas e sedução, entre Tancredi e Angélica, recheado de volúpia, pelos aposentos abandonados do palácio. Os diálogos entre o príncipe e o padre, com este último a querer manter o seu ascendente no seio da família. Mais a rusticidade das pessoas, a atmosfera, o vento, o pó, as paisagens violentas, as sombras, as transparências e a luz siciliana, tudo tão envolvente e arrebatado. Mais a banda sonora irrepreensível de Nino Rota. Mais os pincéis e a paleta de um Luchino Visconti, único na história do cinema. Como disse no início deste apontamento, há filmes que não me canso de rever. Nota máxina.