(2006)

poster

novo comentário

Para submeter um comentário faça login ou registe-se

comentários RSS

2.0/5Mike20 Mike20 17 de Junho de 2010 às 18:59

FRACO FRACO FRACO!
A primeira vez que vi o filme, não tinha lido o livro e até achei interessante...
Recentemente li o livro e decidi ver o filme de seguida... Que grande porcaria! A história foi completamente deturpada, certos pormenores não foram omitidos... foram simplesmente substituidos sem razão nenhuma! Nenhum enigma dura tempo suficiente para se tornar empolgante! A história Silas/Aringarosa foi a mais distorcida, com a diabolização das personagens, tornando especialmente Silas numa espécie de psicopata barato... Temos Langdom a certa altura a defender vigorosamente a Igreja... coisa que eu não me lembro no livro... E aquela conversa do "Eu caí num poço..." e bla bla bla é ridicula!
Estocada final... Precisamente o final! Todo mudado para um sem jeito nenhum, e sem nessecidade nenhuma. O final do livro é muito melhor em todos os aspectos...
Eu não pedia para passarem para um filme aquela quantidade colossal de informação... era capaz de adormecer, mas um bocadinho mais de respeito por uma obra desta magnitude (falo obviamente do livro) não era nada mal pensado. 2*

PS: Ja li que quem vai tratar de adaptar para cinema o "Simbolo Perdido", é o próprio Dan Brown. Espero que ele não ceda a parvoices e faça um bom trabalho, até porque o livro está excelente.

4.0/5João Xará João Xará 28 de Janeiro de 2010 às 15:50

Filme do melhor :).
Adoro este tipo de histórias!

2.0/5Vitinha Vitinha 31 de Janeiro de 2009 às 15:35

gostei do fim de resto e tudo muito complicado,talvez quem tenha lido o livro que nao é o meu caso tenha percebido o filme com facilidade mas eu pouco percebi,se for este o caso o filme é mau porque não deve ser unicamente dirigido a quem leu o livro,agora se for limitação minha,tenho pena por nao ter atingido o filme mas dou nota 2,gostava de ler o livro por curiosidade e acredito que seja muito superior a este filme como toda a gente acha

4.0/5Nekas Nekas 19 de Janeiro de 2009 às 16:23

É bom mas fica atrás do livro e mostra um ideia diferente no final,no livro o que guardava a igreja era o seu irmao tambem vivo....ali aparece o priorado,e nao devia porque supostamente o segredo so estava descoberto com os três senescais e com o grão-mestre e não com todo o priorado,quem leu o livro percebe....

2.0/5Liliana Liliana 22 de Outubro de 2008 às 19:26

Acho q consigo resumir numa palavra aquilo q achei deste filmei: decepcionante! Estou no grupo das pessoas q leram o livro (tb não é difícil porque milhões de pessoas o leram :) ), e apesar de Dan Brown não se ter tornado um dos meus escritores de eleição, tem sem duvida um grande talento: o de contar histórias com a perspicaz utilização de vários elementos q agradam ao leitor...uma escrita fácil, minimamente interessante e com imenso "suspense".

Como já li o livro é impossível não fazer nenhuma comparação (desculpa Kimera mas não consegui ver o filme "isoladamente" do livro... É q não dá mesmo p separar :)

Agora o filme... esse não me despertou grande interesse, acaba por ser uma espécie de resumo (a meu ver, mal feito)... pedia-se mais do q isso, parece q foi feito á "pressão", com pouco cuidado ou com mínima preocupação de manter( pelo menos um pouco) da "alma" do livro: acho q o espírito deve ter sido mais ou menos este: "Com a quantidade de "fãs" q existem, á partida o filme vai ser um sucesso logo, não temos de nos preocupar muito, qualquer coisa serve." Ora isso não é bem assim. :) As interpretações também não são muito convincentes.
2*

3.0/5Rui Francisco Pereira Rui Francisco Pereira 24 de Setembro de 2008 às 17:53

Pistas atrás de pistas que,parecendo muito difíceis, Hanks e companhia descobrem com relativa facilidade.
A realização de Ron Howard não é nada de espcial, bem como as interpretações...

3.5/5Sofia Sofia 28 de Agosto de 2008 às 12:38

Eu li o livro e vi o filme, o livro é enorme e chega a ser um pouco massador, porque estava sempre desejando saber como era o proximo capitulo.

Eu acho que o filme, tal como muitos comentadores, nao tem tanta informaçõe sobre esta teoria como o livro e o que tem de engraçado no livro é a sua teoria que se perde um pouco no filme.

É sem duvida um filme a ver nem que seja so para ter uma noçao do que é.

Fico a espera do proximo filme anjos e demonios, que será tal polemico como este.

Saudações Cinematograficas

jalfy jalfy 8 de Agosto de 2008 às 10:48

A ideia do filme está bem sintetizada. Não é possível tranpor toda e qualquer informação recebida de um livro e colocá-la ponto por ponto neste meio de comunicação! :)

3.0/5DiHenry DiHenry 16 de Julho de 2008 às 20:45

Rakel_3 já somos dois.

1.0/5Lourenço Lourenço 13 de Junho de 2008 às 10:35

muito mau.. de fugir..

1.5/5kkl kkl 21 de Março de 2008 às 19:13

praticamente quase que adormeci ao ver o filme...

4.0/5kimERA kimERA 24 de Fevereiro de 2008 às 13:12

Não é possível pôr tanta quantidade de informação num filme, talvez tivesse que ser transformado numa mini-série. A questão é que temos de saber separar as coisas, ver o filme isoladamente do livro. Leaven não sei porque temos todos de ter as mesmas prioridades e essa ideia que a literatura está à frente do cinema é que devia ser mudada. Um livro terá sempre mais pormenores, mas se o interesse de uma pessoa passa apenas por passar um bom bocado, porque terá obrigatoriamente de ler o livro?!

3.0/5Silva Silva 10 de Janeiro de 2008 às 16:27

A crítica provém das pessoas que leram o livro... O filme comparado com o livro é um autêntico desperdício de uma boa ideia... Mas Rosa C. estranho essa atitude:"Assim que ouvi dizer nos meios de comunicação que o livro ía ser transformado em filme,optei por não o ler"... Não deveria ser ao contrário?

5.0/5shopgirl shopgirl 10 de Janeiro de 2008 às 13:24

Excelente filme!
Assim que ouvi dizer nos meios de comunicação que o livro ía ser transformado em filme,optei por não o ler e,quando estreou, fui vê-lo imediatamente.
Não me arrependi,não o achei confuso,pelo contrário,facil de acompanhar com suspense até ao final,enfim,achei brilhante a forma como decidiram "dar vida" ao livro.
Adorei a escolha do elenco,a interpretação do Tom Hanks foi fantastica,nem outra coisa seria de se esperar.
Eu só nunca entendi muito bem a polémica á volta deste filme,na minha opinião,o único ponto digno de "polémica" é o tema contorverso que aborda,e mesmo assim é tudo pura ficção.

3.0/5xatafakap xatafakap 19 de Novembro de 2007 às 16:26

Não li o livro, mas esperava melhor. Demasiado longo. Dei-lhe 3,5*. Com menos trinta minutos, talvez levasse 4* ou 4,5*!!

wishmaster wishmaster 21 de Outubro de 2007 às 11:10

Ora aqui esta mais um caso em que o filme é muito inferior a obra literaria que esta por detras.
Para quem nao leu o livro,o filme ate pode ser engraçado embora algo confuso;mas para quem o leu(como eu) fica um pouco desiludido.

3.0/5brooks brooks 13 de Outubro de 2007 às 00:04

O elenco está bastante bom, mas a realização está pessima, Ron Howard não é homem para o universo de Brown.

Bruno Bruno 1 de Setembro de 2007 às 22:38

Apesar de confuso, demasiado longo, por isso se torna mais xato.

slb slb 16 de Julho de 2007 às 16:37

Pessimo filme, o excelente enredo disfarça um pouco...

Eu, que já tinha lido o livro, só posso detestar este filme...

3.0/5DiHenry DiHenry 26 de Junho de 2007 às 00:47

um pouco secante, mas historia razoavel 3 a 3,5

3.0/5ruben ruben 26 de Junho de 2007 às 00:42

nao esta mau ! a historia e um bocado complicada no meu caso(nao li livro ) se querem um filme faci l nao aconselho este filme

daniela
daniela 12 de Abril de 2007

o filme está 1pouco mal elaborado...eu so percebi pq li o livro antes d ver o filme...ms para quem n viu...n percebe a historia...está mt confuso e td mal explicado...acho q poderia ter ficado melhor :/

Nuno Silva
Nuno Silva 4 de Abril de 2007

Podia ter ficado muito, muito, muito melhor!!! Vê-se mas não está nada de especial. O livro é muito, muito, muito melhor. Está tudo dito.

nvargas
nvargas 6 de Fevereiro de 2007

Este filme será apreciado de duas formas distintas. Por quem leu o livro e por quem não o leu. Eu li-o e considero o filme uma obra menor...

Sandro
Sandro 19 de Novembro de 2006

Cenas interessantes que acontecem periodicamente, sem dúvida filme que desilude para o sucesso que foi o livro... 2.0*

monica ash
monica ash 15 de Novembro de 2006

um filme chato, sonolento, baseado na história de um livro mediano. Enfim, fraco. minha nota? 2, mais ainda é muito.

sofia
sofia 3 de Novembro de 2006

Realmente fraco. Actriz mediocre. aconselho vivamente "Rivières Pourpres 2" em português os "anjos do apocalipse": Muito melhor.

NigMa
NigMa 30 de Outubro de 2006

numa palavra....Fraquinho 2*

Jonas
Jonas 12 de Outubro de 2006

numa palavra....brutal 5*

joanavrilfanatic
joanavrilfanatic 27 de Julho de 2006

Numa palavra "excelente". Devem haver poucos filmes como o Codigo Da Vinci, isto no que diz respeito ao filme, mas se formos a comparar com o livro é claro que decepciona quem for ver o filme com a perspectiva de " ser melhor do que o livro " porque, na minha opiniao, nenhum filme e melhor do que qualquer livro que aborde o mesmo tema. Isto para mim que sou uma amante da boa leitura.

João Pedro
João Pedro 22 de Junho de 2006

Acho que quem tenha lido o livro tenha ficado um pouco decepcionado pois o filme não prende o espectador como o livro, mas duvido que fosse possível fazer muito melhor do que foi feito, talvez uma revisão nas falas. Quem me decepcionou foi a Audrey tautou que não consegue expressar da melhor maneira as emoções do filme.

Miguel Valente
Miguel Valente 20 de Junho de 2006

@ Alex
Penso que, tal como os outros, devias escrever o teu comentário ao filme e não um comentário ao meu comentário.
Porém é com enorme agrado que reparo que a minha opinião dá azo a outros comentários, e se achas que o meu comentário é assim tão valioso (mesmo que não concordes ele) o meu ego agradece. Eu creio que não mereço tanto.

Hugo Gomes
Hugo Gomes 19 de Junho de 2006

Ron Howard decidiu não arriscar com a esperada adaptação do livro de Dan Brown (Codigo Da Vinci). O resultado foi algo decepcionante para os mais fieis do best-seller.

Jimmy Osório
Jimmy Osório 18 de Junho de 2006

"O Código Da Vinci" é um thriller interessante e agradável, com o argumento de Dan Brown a ser um pouco retorcido,faltou um pouco de suspense no filme, para quem leu a obra de Dan Brown o filme não agrada com certeza, e para quem não leu pior ainda.
A interpretação de Tom Hanks ficou-se pelo satisfatório.
3*/5*

Alex
Alex 11 de Junho de 2006

Eu sei que isto não é um blog, mas de qq maneira em relação ao comentario do Miguel Valente acho k nem seker merece o esforço de qq tipo de resposta, mas mm assim como sou teimoso...... Filme da sic de domingo à tarde? comparar Dan Brown/Ron Howard com o Indiana Jones? esse sim é um filme de domingo a tarde. pelo amor de deus, esta comparação.....e quase como comparar o Apocalypse Now com o Shrek! e por favor marketing? esse argumento ja mete nojo, desculpem k o diga....tal como digo na minha critica (link no final) isso parece conversa de critico snob. mas entao vamos la ver, o Smart é jogada publicitaria? e os BMW e os peugeot n sao? ok entao novidade, o Smart esta descrito no livro! portanto pk n usar esse patrocinio?? é isto k torna um filme mau?? entao qual é a solução?? marcas de carro ficticias? ah claro isto deveria tornar o filme mt mehor...

pessoal mais uma vez desculpem o testamento!!!!

http://cinealex.blogspot.com/2006/06/da-vinci-code.html

Neosete
Neosete 30 de Maio de 2006

Um bom intertenimento, um filme agradavel, Tom Hanks caracteriza bem o papel de Robert Landgon, acho que o filme podia ser um pouco mais curto, gostei imenso dos flash backs.
Vale e pena ver.

Miguel Valente
Miguel Valente 30 de Maio de 2006

Não li o livro, pelo que a minha análise é isenta de comparações. Acho que é um Thriller fraquinho. É o tipo de filmes que podemos ver na SIC numa tarde pachorrenta de Domingo com um olho aberto e outro fechado. A temática do filme não é inédita (até o Indiana Jones já encontrou um Graal), tem no entanto o condão de incomodar alguns grupos religiosos, que com as suas críticas e condenações apenas aguçaram ainda mais o apetite das pessoas para ver o filme. Na minha opinião a única coisa que torna este filme “especial” é o facto de toda a gente o querer ver. O marketing faz milagres... e milhões.
Voltando á história propriamente dita, além demasiado extensa para dizer pouquíssima coisa, é apenas a interpretação de factos históricos sob a perspectiva do autor do livro... é um exercício interessante, mas não mais que isso. Os enigmas são construídos de uma forma algo forçada e dá a sensação que as personagens já sabem a resposta antes de ser colocado o problema... perdendo-se por completo o suspense. (aquela da “apple” é fantástica... porque não “pomme”? Ou “malum”? (em Latim)
Os actores não deslumbram, mas cumprem.
Podiam ao menos aproveitar cena da perseguição entre o Louvre e o Banco para fazer um spot publicitário ao Smart... bem vistas as coisas o forte do filme é mesmo o marketing... Ou não!?

Rui Leitão
Rui Leitão 27 de Maio de 2006

Um bom filme. Ás vezes peca por mostrar as pistas muito rápido, ou seja, quase não nos apercebemos do que estamos a ver.
Ou então sou eu que sou muito lento???

kyky
kyky 27 de Maio de 2006

interessante mas por vezes obviu demais

F!uscas
F!uscas 23 de Maio de 2006

Confesso que um pouco receoso em ver o filme.... pela polémica e publicidade gratuita que se fazia não se poderia esperar outra coisa... num momento raro em que as pessoas que frequentam o mesmo colégio que eu se reuniram para ver o filme numa quinta feira a noite, ou seja no dia da estreia... Ora em relação ao filme... Para mim, não foi nada de muito especial, têm sem dúvida uma história bem feita e bem caracterizada com fundamentos realistas para aqueles que quiserem acreditar.... ou não??! mas para isso sempre poderiamos recorrer ao livro... mas ainda assim o que o filme conseguiu fazer de melhor foi irritar a opus dei, sem dúvida o que me agradou... ver a igreja, as organizações realigiosas e outras coisas do género que acabaram por captar ainda mais a atenção não só dos cinéfelos mas tb de outras pessoas que aproveitam sempre estas alturas para ir ao cinema... mas na minha opinião em relação ao filme é que acabou por ser demasiado desgastado.... o que é mau não supreende... apenas na polémica mas isso já sabiamos... audrey toute na minha opinião foi a personagem mais bem escolhida para este papel porque de resto tb os actores não se inovam muito... ainda conseguiram meter algumas partes épicas bem feitas, pq de resto... é tudo demasiado ridiculo o filme dar uma volta tão grande do inicio para depois voltar a esse mesmo inicio... é chato comprido demais.... mas saliento que é interessante, divirtam-se...
F!uscas

Haniyyah
Haniyyah 23 de Maio de 2006

Uma boa adaptação, sem duvida. È normal que faltem pormenores, um livro é um livro e um filme é um filme. Mas penso que foi bem conseguido;)

miguel
miguel 22 de Maio de 2006

Muito bom, nao tava a espera.....caracterizaçao enorme de Silas...Nao li o livro mas o fime esta optimo....nao sei por quê tantas criticas.Ja vi filmes piores..Opus Dei foi completamente arrasada...

Andre
Andre 21 de Maio de 2006

Bom filme.... não uma obra prima como eu estava à espera (pk c/ um argumento destes, era isso k todos pensavamos k vinha, e nisso falhou), no entanto, nao deixa de ser bem acima da média. O realizador conseguiu de forma razoavalmente boa, transpor para a tela a história do "codigo da vinci". Sem genialidade, sem grande imaginação, mas c/ muita competencia. 4*

TiagoCovas
TiagoCovas 20 de Maio de 2006

Brilhante adaptação do livro por parte do Sr. Ron Howard. Mesmo assim, penso que mudou partes importantes do livro. Mesmo assim, penso que merece as 4,5*

BaTaTa
BaTaTa 20 de Maio de 2006

BEM! um dos filmes mais polémicos da temporada... chegou finalmente às salas de todo o mundo!
Estava simplesmente desejoso de o ver na estreia...
E realmente ficou muito acima das minhas perspectivas...Foi sem dúvida aplaudido pelo público da sala de cinema... em CANNES não foi apreciado...
Apesar de NÃO ser tão bom como o livro, o filme capta muito bem a ideia principal do livro, o facto de Maria Madalena ter um fruto no seu útero, o maior segredo da história...
O filme é um pouco parado, mas o livro em sí tambem o é... quem não apreciou o filme provavelmente foram as pessoas que não leram o livro. Adorei o facto de conseguirem comprimir o livro em 149 minutos, já que o livro é tão extenso.
(Os livros de harry potter também são muito extensos e no entanto não conseguiram fazer nem um filme em que o filme fosse muito parecido ao livro)
O filme todo passa-se quase sempre de noite, e a maior parte das pessoas pode não achar muita piada a isso, porque é tudo muito escuro...
Para mim ao ler o livro, foi como se tivesse já visto este filme, está quase semelhante ao livro.
Quanto ao elenco, não gostei particularmente de Tom Hanks, está sempre com a mesma cara, Audrey Tautou foi simplesmente graciosa e 'fofinha', como já era de esperar, Jean Reno foi feito para o papel de BEZU FACHE, Paul Bettany simplesmente razoável e quase irreconhecível! e Ian McKellen simplesmente brilhante, sem dúvida as partes em que aparece são as mais interessantes.
O elenco foi um dos pontos mais fortes do filme.
A maior parte das pessoas que não leram o livro, quase que acreditaram que era realidade, mas não amigos isto é uma obra de FICÇÃO! nada mais...
não tem nada a ver com a realidade...só alguns pontos...
quanto à fotografia está simplesmente maravilhosa, Ron Howard escolheu locais maravilhosos para rodar o filme...
concordo com a opinião de dUmb 'um belo dum pontapé na Igreja Católica!'...
MARAVILHOSO!!! contudo há pequenos pormenores que as pessoas que leram o livro dão por falta, mas compreedem pois sabem que não se pode meter tudo num filme de 2 h e meia.

POSITIVO: Elenco(a fofinha Audrey e o irreconhecível Silas), fotografia, realização, duração, adaptação cinematográfica. Argumento (que já todos conheciam)...

NEGATIVO: o facto de certos pequenos pormenores não estarem incluídos nesta obra.

P.S. Esta 'pequena' obra clássica, apesar de ter saído há tão pouco tempo já é um épico, um fenómeno do cinema. É claro que provavelmente não conseguirá acompanhar o sucesso do melhor de todos os filmes TITANIC... pois ele conseguiu 'juntar' $1,835,300,000 dólares, mais nós cá estaremos para o ver e sem dúvida, que toda a gente o quererá e irá ver ao cinema.
Quanto aos outros livros de Dan, acho que não os deviam adaptar, pois quase todos, têm um desenvolvimento similar ao de 'O código da vinci' e começava a perder o interessa, mas se o fizerem cá estaremos nós para o ver!

NOTA: 4.8* /5.0

Helena Gouveia
Helena Gouveia 20 de Maio de 2006

Bom suporte iconográfico à leitura do livro, embora não o represente fielmente - é raro ver um filme equiparar às expectativas de um leitor.
Foi adaptado com muita originalidade, embora deixe muito a desejar.

Carlos Varandas
Carlos Varandas 19 de Maio de 2006

É um pouco ingrato fazer um filme sobre este livro. São muitas páginas de revelações sucessivas divididas em capítulos muito bem escritos e emocionantes. Num filme com tempo contado é muito complicado conseguir passar a mensagem como o livro consegue.
Por isso acho que Ron Howard apesar de tudo conseguiu tornar o filme interessante, embora inferior ao livro.
Mas por vezes sente-se um completo desnorte pela necessidade de inserir cenas importantes, mas dada a escassez de tempo, mal preparadas e apresentadas.
Custou-me a habituar ver Tom Hanks no papel de Langdon, mas cumpre; agora quanto a mim quem leva o prémio de melhor actor é sem dúvida Paul Bettany como Silas.
Acho que nestes casos quem consegue fazer uma avaliação mais isenta deste filme é quem ainda não leu o livro. Quanto a mim, visto já o ter lido, dou-lhe 3/5.

Pedro
Pedro 19 de Maio de 2006

Embora tenha sido "mal recebido" no festival de Cannes, "O Código Da Vinci" é sem dúvida um bom filme, com um enredo muito interessante e com excelentes interpretações (o filme conta com um elenco de luxo). Ian McKellen esteve fantástico e Tom Hanks tb n esteve nada mal no papel do Robert Langdon. Li o livro já há alguns meses e penso q o filme faz-lhe justiça com um ou outro pormenor "inventado" mas no geral está bem conseguido. Recomendo!

Nota 4.5/5

Nando
Nando 19 de Maio de 2006

Fraco.

Joana
Joana 19 de Maio de 2006

Achei o filme bastante bom, um dos melhores thrillers que já vi. A história é uma espécie de puzzle que se vai juntando. Gostei particularmente da imagem que o filme nos dá de uma igreja corrompida e frágil. Penso que vale a pena ver nem que seja pela oportunidade oportunidade fazer uma visita ao Louvre durante o filme...

dUmb
dUmb 18 de Maio de 2006

Num me interessei pelo livro (não o li) e saí da sala de cinema desinteressado pelo filme. Tem um suspense previsivel e uma historia , que embora radical (um belo dum pontapé na Igreja Católica!) não sorpreende demasiado. Fica ainda a vontade de ver Hanks e Tautou a fazer melhor trabalho que este... São opiniões!

pEacE

paulo
paulo 29 de Março de 2006

quando sai o filme? tou ansioso para o ver

miguel
miguel 25 de Março de 2006

tou á espera do filme
k seja uma boa adaptaçao e k nao desiluda.....