Brisa de Mudança (2006)

The Wind That Shakes the Barley

poster

Sinopse

Irlanda, 1920. Trabalhadores da cidade e do campo unem-se para formar uma guerrilha armada para enfrentar os impiedosos esquadrões "Black e Tan" que, chegados de Inglaterra, irão bloquear a tentativa de independência irlandesa. Guiado por um forte sentido de dever e amor pelo seu país, Damien (Murphy) abandona a sua promissora carreira como médico e junta-se ao seu irmão, Teddy (Delaney), numa perigosa e violenta luta pela liberdade. As ousadas tácticas dos lutadores pela liberdade levam os ingleses a um ponto de ruptura e ambos os lados finalmente concordam em assinar um acordo para evitar mais derramamento de sangue. Mas, apesar da aparente vitória, irrompe a guerra civil e membros de famílias que lutaram lado a lado estão agora uns contra os outros, encarando-se como inimigos e pondo a sua lealdade à prova.



Visitantes
Visitantes
3.5 (33 votos)
O meu voto
Login / Registo

Detalhes

Ano: 2006
Estreia nacional: 27 de Julho de 2006 (#11 na 1ª semana)

País: Rep. Irlanda, Espanha, Alemanha, França, Reino Unido, Itália
Género: Drama, Guerra

Realização:
Ken Loach

Intérpretes:
Cillian Murphy, Padraic Delaney, Liam Cunningham, Gerard Kearney

Outros títulos:
Ventos da Liberdade (Brasil)

Links:
www.imdb.com/title/tt0460989

A crítica

Loach continua igual ao seu ideal cinematográfico. O que muda é apenas uma direcção narrativa que se torna... realisticamente brutal. Para lá de todos os panfletos.”
Rui Pedro Tendinha, Premiere
(...) Loach parece mais interessado em ter arquétipos do que gente, exemplos do que pessoas, modelos do que personagens, perdendo o filme nessa estilização programática que anula a desejada vibração... mais ››
Jorge Mourinha, Público

Blogs

2.0/5Brisa de Mudança, por Tiago Ramos
O filme tem a beleza de um cineasta que, mesmo perante um filme cujo tema tem forçosamente uma agenda política, não descura a qualidade do seu trabalho.”
Split Screen, 3/Out/2010
sugerir um link

Comentários RSS

ver todos Faça login para deixar um comentário.

4.5/5brooks brooks 10 de Outubro de 2007 às 13:18

Um dos melhores filmes do ano

dragoonfire dragoonfire 20 de Junho de 2007 às 15:16

Péssimo.

Hugo Gomes
Hugo Gomes 5 de Janeiro de 2007

Apesar as boas intenções e do registo historico, o filme é construindo atravês de uma estrutura quase episodica com "bonecos" em vez de personagens.