Zodiac (2007)

poster

novo comentário

Para submeter um comentário faça login ou registe-se

comentários RSS

3.0/5..::Cátia Cruz::.. ..::Cátia Cruz::.. 15 de Maio de 2011 às 12:12

O filme é curioso e desenrola-se num crescendo bem doseado de emoção, embora fique com a sensação de que acaba por não chegar a lado algum. Claro que isso é perdoável pelo facto de se basear numa história verídica inconclusiva e, por isso, não poder tomar partidos de forma explícita. Mas deixou-me com um certo amargo de boca...

4.0/5Diogo Pinheiro Diogo Pinheiro 27 de Abril de 2011 às 14:43

É um thriller interesssante de se acompanhar sobretudo para quem ainda não conhecia a história de Zodiac, como eu. Realmente há algumas pontas mais soltas, mas sendo isto baseado num caso verídico em que o culpado nunca foi acompanhado, talvez cheire a incompetência.

João Martinho João Martinho 15 de Setembro de 2010 às 01:37

Não percebo como podem louvar tanto este filme... Para quem não viu o "Zodiac - Crimes Sem Rosto" posso admitir que sim, é uma revelação porque a história (factos reais) é boa; mas para quem viu o primeiro acima citado, este não é que uma abordagem diferente dos mesmos factos, inclusive com alguns crimes retratados de pior forma, tornando-os patéticos.

No "Crimes sem Rosto", há o tempo para se sentir a tensão, aqui torna-se um "vê se te avias" parvo.

Isto exclui certamente a prestação dos actores, que foi o ponto positivo.

3.0/5Luís Fonseca Luís Fonseca 8 de Setembro de 2010 às 14:46

Este caso policial, que Ficnher adaptou em cinema, tem peças que nao encaixam em qualquer mente mais atenta.
Alguns exemplos:

ATENÇÃO SPOILERS


- Porque é que nunca pensaram que a pessoa que escrevia as cartas nao era a mesma que cometia os homicidios, admitindo que o Zodiac nao trabalhava sozinho. Resolvia a questão da caligrafia.
- A questao da data de nascimento, mas que policia competente é q nao iria pesquisar logo sobre o assunto?
-Aquando a boleia e tentativa de assassinio a uma senhora que estava acompanhada pelo seu filho, como é que nunca foi requerida a essa senhora para identificar o Zodiac??

3.5/5Rolling-Murray Rolling-Murray 15 de Março de 2010 às 20:47

Por mais paradoxal que pareça, "Zodiac" será o filme de Fincher que me apela menos (e sim, aqui incluo a terceira entrega de "Alien"), mesmo apesar de o considerar uma obra muito acima da média, o que diz tudo acerca da fabulosa filmografia deste realizador.
Parece-me que tal se deverá a ser o primeiro filme do realizador baseado numa história real, sem grande margem de manobra por entre os factos em que se move. Assim, ficamo-nos por uma simples exposição da investigação de um caso deveras intrigante, mas feita de forma extremamente hábil e cinematograficamente válida. Não desilude.

3.5/5ff ff 2 de Janeiro de 2010 às 14:05

A sensaçao que tive nao foi de o filme ser longo, devido ao facto de ter grande ritmo, intrometer o espectador totalmente no filme, o que origina uma carga de suspense genialmente transmitida pelo realizador.

Acho, porem, que fazer um filme sobre isto nao tem proposito. Nao ha conclusao, nao se sabe ao certo quem é zodiac, e o realizador ao transpor o argumento para o ecra, falha varias vezes, na medida em que o que é simples, ele torna complexo. So um exemplo, e atençao que vou revelar um bocado do filme, o primeiro suspeito é Leigh. Ora, quando o zodiac telefonou a dizer que era o seu aniversario, nao seria simples e imediato os investigadores irem ver a data de nascimento do unico suspeito que tinham?

Mas aconselho filme, de longe dos melhores que o realizador ja fez, mas que ainda assim tem uma certa qualidade.
3,5

4.0/5Maaaaaaat Daaamooooon Maaaaaaat Daaamooooon 12 de Agosto de 2009 às 16:12

É um filme, como já foi dito, excelente. David Fincher mais uma vez a provar o grande realizador que é, com grandes intrepertações e um bom argumento.

Fala se muito no facto do filme ser muito longo, mas a verdade é que o filme é uma adaptação do livro baseado nos factos e vamos ser sinceros não parece haver 5 minutos do filme onde não sejam importantes para a história.

4.0/5Vitinha Vitinha 4 de Março de 2009 às 22:31

Oh Claudio nao sei se te informas te mas este filme é um caso veridico dai ser grande,tem de mostrar os factos,o final deixou nos a saber o que se sabe na realidade...nada mais do que isso,realmente achei grande e por vezes aborrecido mas é úm filme bastante porreiro

1.5/5Cláudio Cláudio 26 de Janeiro de 2009 às 18:12

o tema do filme em si é razoavél, as interpretações estão boas, mas este é sem duvida um filme para curar as pessoas que não tem conseguido dormir ultimamente, 2horas e meia em que nada mais se passa do que a policia a receber cartas com codigos, 2 ou 3 cenas de matança explicita, e um cartoonista a investigar homicidios de quem a policia já não quer saber para nada. e é um fim ridiculo em que ficamos a meio da historia sem saber quem é realmente o zodiac, cada qual que escolha uma personagem para atribuir a autoria dos crimes. Enfim um psicopata que mata sem nexo e com grande frieza, envia cartas a policia com codigos a dizer que foi ele, e nunca é descoberto.

5.0/5S_O_A_D_ S_O_A_D_ 15 de Janeiro de 2009 às 17:08

Uma palavra para classificar este filme: excelente! Achei o ambiente do filme bastante bom e talvez por estar a vive-lo intensamente (como que na pele dos personagens) não me apercebi do tempo passar...é longo mas vê-se muito bem.
E que dizer daquela descida à cave?! Inquietante.

3.5/5Filipe Nunes Filipe Nunes 11 de Janeiro de 2009 às 20:02

Bom filme, boas interpretações e, talvez, um bocadinho longo demais. Contudo, um bom filme não deve ser prejudicado por ser muito grande (Lawrence da Arábia que o diga...) e este de Fincher é bom. Para mim, em tudo superior ao empoladissímo Fight Club
3.5/5

4.5/5Nekas Nekas 27 de Dezembro de 2008 às 16:25

É um filme espantoso com boas interpretações que parece estar dividido em partes.Para aqueles que nao sabem o filme demora 2.30 h porque é baseado numa história verídica que tem de ser mostrada com deve ser........e às vezes tornou-se arrepiante.4.5

5.0/5Francisco Francisco 27 de Dezembro de 2008 às 11:07

5*
As interpretações são fenomenais, a história é muito boa, o desenvolvimento e o suspense do filme são muito bons, criando um ambiente de mistério e de suspense que prende o espectador à televisão

méke méke 26 de Dezembro de 2008 às 17:47

Concordo plenamente, Wally Gator, a atmosfera involvente da época é rigorasamente notável e muito bem constítuida. Tenho de tirar o chapéu a Jake Gyllenhaal que provou ser um óptimo actor e consegue ser tão versátil como outros grandes actores com quem contracenou como Robert Jr.

4/5

2.0/5DiHenry DiHenry 12 de Dezembro de 2008 às 18:10

Não goste, inicio promissor mas após 1 hora o filme tornasse monotono e secante, para q 2,30m de filme? e o final não podia ter sido pior...

2 estrelas.

4.5/5Wally Gator Wally Gator 25 de Outubro de 2008 às 15:14

Atmosfera dos anos 70 criada na perfeição. Robert Downey Jr. numa excelente interpretação. (Aliás, bem como todos os outros). Um excelente filme. Um tudo ou nada comprido, mas quando a qualidade existe este facto passa para 2º plano.

4.5/5Carlos Varandas Carlos Varandas 7 de Setembro de 2008 às 13:08

Gostei bastante deste filme. Surpreendente.

3.5/5rntkcs rntkcs 3 de Setembro de 2008 às 12:30

Um filmes que está uns furos a baixo ao que David Fincher nos habituou, talvez também pelo tamanho quase infinito de dados que tentaram ser exploradas, o que torna em certos momentos a história um pouco maçuda, contudo está longe de ser mau filme.
Contudo neste filme não se podia fugir muito a certos traços, portanto discordo quando se diz que a realização é fraca! Pois se é pa retratar a verdade á que seguir o que se passou!


A meu ver a nível de realização está bastante agradável, é assim um filme limitado apenas e só por ter que retratar todos aqueles dados que no fundo são essencias para se perceber a realidade que a história (que é verídica) teve!

Pedro Pedro 2 de Agosto de 2008 às 23:48

Bem, Bom Argumento, mas fraca realização.
uma história tao promissora, nao a aproveitaram como o deviam ter feito.

onomatopeias onomatopeias 12 de Julho de 2008 às 21:57

é um bom filme.
acho que é pena a carga excessiva de dados até ao final...

3.0/5André Filipe Moreira Santos André Filipe Moreira Santos 6 de Junho de 2008 às 01:02

nada de especial, embora seja positivo, o inicio até promete kd o zodiac começa a enviar as cifras para o jornal mas dpx o filme arrasta-se... se estão à espera dum "seven" ou "o jogo" ou até msm "fight club" enganem-se, é bem pior mas isto tem a ver com o facto de ser uma história veridica...

4.0/5jonas jonas 10 de Abril de 2008 às 04:39

David Fincher....é sinonimo de cinema com qualidade....fincher volta em grande! 4*

André Santos André Santos 6 de Abril de 2008 às 19:18

Alguem me sabe dizer o nome da ultima musica do filme??

obrigado

2.0/5kkl kkl 21 de Março de 2008 às 18:28

como aqui disseram...nada de especial mesmo

3.0/5Rui Francisco Pereira Rui Francisco Pereira 28 de Janeiro de 2008 às 14:10

Nada de especial...
Interpretações e argumento razoáveis, mas mesmo nada de especial...
Muito longe de "O Jogo"...
A anos-luz de "Seven"...
David Ficher desilude...

Joao Nunes Joao Nunes 11 de Janeiro de 2008 às 09:27

Concordo plenamente...não adormeci apenas porque tudo o que estava vendo terá realmente acontecido! Apenas acho que haveria história para fazer muito mais...

2.0/5Anabelads Anabelads 19 de Dezembro de 2007 às 21:49

Assumo-me como grande apreciadora do actor Jake Gyllenhaal; Reconheço a qualidade do realisador David Fincher; o argumento era bom... Mas este filme... foram preciso 3 vezes para conseguir vÊ-lo!!! Que falta de força de imagem, de movimento, de suspense, o filme arrasta-se literalmente!!! Dos piores filmes que vi ultimamente. Gostos discutem-se...

4.5/5mercysisters mercysisters 3 de Novembro de 2007 às 23:13

Sem dúvida um grande thriller.
Muito bom....e como diria um comentador: "Para ver pelo menos uma vez na vida, para não sermos ignorantes."

Eu diria duas............

4.0/5Hugo Gomes Hugo Gomes 19 de Outubro de 2007 às 19:29

È o esperado regresso de Fincher, numa obra crua, tecnicamente “limpa”, cheio de suspense e claustrofobia, factos verídicos que deixaram o espectador agarrado á cadeira e ser seduzido pela reinvenção do noir atribuído á fita. Só pena que com a avalanche de estreias bastante esperadas (os blockbusters) fazem deste Zodiac uma espécie de pérola esquecida. Para ver pelo menos uma vez na vida, para não sermos ignorantes.

- Hugo Gomes (cinematograficamente falando)

2.5/5Liliana Liliana 10 de Outubro de 2007 às 13:53

Sem duvida cansativo, não se justifica ser tao longo e ter um fim daquele tipo... Para mim, esta entre os piores filmes que vi este ano.

4.5/5brooks brooks 9 de Outubro de 2007 às 15:10

Melhor thriller do ano

3.0/5Adriano Adriano 25 de Setembro de 2007 às 19:40

Baseado em factos reais é um triller interessante , peca pela longa história.

O guarda-roupa é excelente.

3.0/5Dora Marques Dora Marques 17 de Setembro de 2007 às 15:19

Também achei bastante cansativo e maçador. Desilude um pouco porque acabamos sem saber o que realmente se passou...

4.0/5André Figueiredo André Figueiredo 29 de Julho de 2007 às 14:19

Uma reconstrução perfeita dos anos 70, um desenvolvimento da narrativa inesperadamente eficaz, um luxo de elenco, uma realização arrebatadora, um realismo chocante, o perfeccionismo de David Fincher no seu auge. A este Zodiac, aponta-se-lhe o dedo apenas a alguns clichés, nomeadamente na primeira parte no edifício jornalístico, e na segunda parte a uma simplificação do protagonista que imaculadamente se dotou de uma “psicologia” paranormal. No entanto nada disto chega para lhe retirar o adjectivo inicial: brilhante! Tem cenas de VERDADEIROS arrepios na espinha, a fazer lembrar Hithcock e a deixarem o espectador de joelhos. Não só um dos filmes do ano (com certeza) mas o melhor de David Fincher! 4*

http://frequenciajovem.blogspot.com

5.0/5dragoonfire dragoonfire 25 de Julho de 2007 às 15:26

Excelente

mrgg mrgg 24 de Julho de 2007 às 19:28

Mais um filme cansativo, mas também como é quase um caso da vida não se pode pedir muito mais.
Já vi pior mas mesmo assim o filme praticamente não empolga o espectador o que acaba por ser uma desilusão.

4.5/5Cansado Cansado 12 de Julho de 2007 às 14:37

Ainda gostava de saber como Zodiac desilude o espectador, se estamos a falar da melhor construcção cinemotográfica do ano. Podem criticar a base do argumento e a conclusão do filme, mas temos de reconhecer que o filme está simplesmente brilhante no ambito da criação da atmosfera dos anos 70, no desenrolar da investigação criminal e até mesmo no suspense que até mesmo serem poucos os momentos de suspense consegue bater aos pontos filmes que se intitulam desse mesmo genero. Isto é uma realização perfecionista que ja podémos contar com outras obras de Fincher. Este é um dos policiais que fazem com que o espectador seja o investigador!
Como pontos negativos, sinceramente eu não os encontro...podia dizer que deviam ter criado mais acontecimentos referentes ao zodiaco, mas o objectivo era ser real e não "aldrabarem" a história. Se era isso que voces queriam então recomendo-vos o muito menos intressante filme de Brain de Palma, Black Dahlia
5*

4.0/5Valverde Valverde 29 de Junho de 2007 às 20:51

Compreendo o comentário de Paradiso. Mas não se pode esquecer que não é Fincher quem escreve a história. Ele apenas a realiza, e quanto a isso o filme cumpre os seus objectivos.
Zodiac torna-se um filme interessante mas para mentes sem complexos. É obvio que ao longo de todo o comprido, e por vezes, cansativo percurso da narrativa está uma historia baseada em factos veridicos, o que por si só impede que desenvolvimentos extraordinarios possam acontecer.
Considero-o um bom filme, mas recomendo que o olhem no ponto de vista humano e real, pois todo o argumento obedece a uma serie de factos, não acrescentado ou retirando nada.
Interpetações aceitaveis com Robert Downey Jr. em destaque pela optima performance, argumento interessante mas por vezes cansativo, realização boa.
PS: Mais um filme do criador do best-seller "Zodiac" do que propriamente de Fincher

Paradiso
Paradiso 21 de Maio de 2007

É um filme interessante, boas interpretações...mas é Fincher, e de Fincher espera-se sempre algo de especial. Definitivamente "Zodiac" não é um filme especial e por isso desilude.

Diz NÃO à Pirataria