(2007)

poster

a crítica

Jerry Seinfeld, Renée Zellweger, Matthew Broderick, Patrick Warburton, John Goodman, Chris Rock, Kathy Bates, Barry Levinson, Larry King, Oprah Winfrey, Ray Liotta, Sting e Rip Torn. Estes são alguns dos prestigiados actores que dão voz a «Bee Movie», um projecto idealizado pelo próprio Seinfeld. A história leva-nos até uma aparentemente normal colmeia, onde a abelha Barry B. Benson se prepara para integrar a vida operária da sociedade residente. Mas a sua irreverência e sede de aventura, fazem-no fugir da vida monótona que o espera, para se apressar a explorar o mundo dos homens. Depois de conhecer a florista Vanessa, Barry descobre que os humanos capturam abelhas, fazem-nas produzir o seu precioso mel para depois roubá-lo. Com a ajuda da sua nova amiga, Barry decide processar judicialmente os fabricantes de mel para que estes devolvam o néctar às donas por direito: as abelhas.

Caricata esta história, forte em imaginação e significado, da revolta das abelhas. Seinfeld faz desfilar as suas amizades pelos personagens, atribuindo a cada um a que melhor lhes assenta. John Goodman está bem divertido no papel do advogado dos fabricantes de mel, Chris Rock também está hilariante a fazer de melga. Seinfeld personifica na perfeição o carácter irreverente e inquisidor de Barry.
A animação está também na mó de cima, com detalhes e ideias não menos que geniais e o argumento que mesmo propondo um ou outro desfecho sequencial mais pateta, cumpre em toda a linha. Mas apesar de estar bem feito, «Bee Movie» não deixa de ser um mediano filme de animação, do qual pouco ou nada se pode tirar, a não ser meia dúzia de gargalhadas. Para uma descontraída sessão de cinema digital em família.”
Paulo Figueiredo, Cinema PTGate
Embora não esteja à altura de outras produções recentes da DreamWorks, o filme é divertido e não deslustra as tradições do estúdio de Spielberg”
Manuel Cintra Ferreira, Expresso