Sicko (2007)

poster

Sinopse

Em "Sicko", o galardoado realizador pela Academia Michael Moore pergunta aos companheiros Americanos: "O que se passa connosco?". Moore procura respostas no Canadá, Inglaterra e França, onde todos os cidadãos têm cuidados médicos gratuitos. Moore mostra que o sistema de saúde americano está em último lugar, entre os países mais desenvolvidos, apesar de ter um custo por pessoa mais elevado que qualquer outro sistema de saúde no mundo. Finalmente, Moore reúne um grupo de heróis de salvamento do "11 de Setembro" que sofrem de doenças debilitantes, incapazes de receber ajuda no seu país e leva-os para o mais inesperado lugar... onde recebem o tratamento adequado, indisponível na sua e mais rica nação da terra.



Visitantes
Visitantes
3.8 (59 votos)
O meu voto
Login / Registo
Crítica
Crítica
2.3 (10 votos)
galeria

Detalhes

Ano: 2007
Estreia nacional: 01 de Novembro de 2007
Estreia mundial: 22 de Junho de 2007

País: EUA
Género: Documentário
Duração: 113 min.
Classificação: M/12
Distribuidora: ZON Lusomundo

Realização:
Michael Moore

Intérpretes:
Michael Moore, George W. Bush, Reggie Cervantes

Outros títulos:
SiCKO
Sicko - $O$ Saúde (Brasil)

Links:
www.sicko-themovie.com (site oficial)
www.michaelmoore.com/sicko/trailer (trailers)
www.imdb.com/title/tt0386032

A crítica

ver todas
Michael Moore tem a agressividade e a corrosão atenuadas e não perdeu a dose de demagogia que também o caracteriza. Mas as causa que abraça não se tornaram menos importantes.”
Jorge Leitão Ramos, Expresso
Menos do que aquilo que diz e que incomoda muita gente, o que compromete as suas intenções é a forma como diz. Não só Moore recorre a um maniqueísmo simplista (tudo é mau de um lado, tudo é bom do... mais ››
Manuel Cintra Ferreira, Expresso

Blogs

3.0/5DVD: Sicko, por Tiago Ramos
Michael Moore sabe jogar com os factos para atingir os seus fins. É mais que um filme, é um panfleto sobre como a saúde se tornou um negócio.”
Split Screen, 7/Mai/2009
sugerir um link

Comentários RSS

ver todos Faça login para deixar um comentário.

5.0/5Filmes Filmes 20 de Fevereiro de 2008 às 19:55

Gosto da forma como Michael Moore organiza e prepara os seus documentários independentemente do tema. Em relação ao conteúdo, acho que faz um bom retrato do sistema de saúde dos EUA e que a possível visão mais cor-de-rosa dos sistemas de saúde nacionais da Inglaterra e da França está relacionada com o facto de alguns americanos terem uma espécie de "sonho europeu" por oposição ao "sonho americano" de alguns europeus.O sonho americano está relacionado com as ideias de grandeza e o sonho europeu está relacionado com as ideias de justiça e serviços essenciais garantidos. Pena que me pareça que isso agora esteja ameaçado... Ainda em relação ao possível sonho cor-de-rosa acho que ele quis demonstrar que os médicos de sistemas nacionais de saúde também podem ganhar bem, e utilizou para isso exemplos. Em relação ao sistema de saúde de Cuba, de facto Cuba é diabolizada nos EUA, não tenho grandes informações acerca dele, o que eu sei é que as pessoas têm acesso universal e gratuito ao seu sistema de saúde (como aliás em qualquer SSN)e que o de Cuba tem muito boa tecnologia nomeadamente no campo da visão para onde pessoas de vários países (inclusivamente de Portugal) vão.

3.5/5Blog Blog 1 de Dezembro de 2007 às 22:29

Sicko é cinema de alerta que facilmente cai em manipulações visuais e emocionais, mas sem perder o norte que Moore tenta ir.

- Blog ***

5.0/5carlos carlos 30 de Outubro de 2007 às 22:15

excelente documentario, mais uma vez com assinatura de michael moore. realmente há coisas dificeis de imaginar, principalmente quando estamos a falar do país da liberdade, dos sonhos, do dinheiro...mas infelizmente é só para alguns...o povo que se lixe...