Fados (2007)

poster

Sinopse

Depois de "Flamenco" e "Tango", Carlos Saura encerra uma trilogia dedicada às três formas de expressão musical urbanas do século XX. Carlos Saura recolhe, agora, a mais pura expressão do povo português, dando-a a conhecer a todo o mundo, como cartão de visita da nossa identidade cultural.



Visitantes
Visitantes
3.6 (35 votos)
O meu voto
Login / Registo
Crítica
Crítica
1.9 (9 votos)
galeria

Detalhes

Ano: 2007
Estreia nacional: 04 de Outubro de 2007 (#8 na 1ª semana)

País: Portugal
Género: Musical
Duração: 85 min.
Classificação: M/12
Distribuidora: ZON Lusomundo

Realização:
Carlos Saura

Intérpretes:
Carlos do Carmo, Mariza, Camané

Links:
www.imdb.com/title/tt1056422

A crítica

ver todas
É a chamada canção nacional, mas foi preciso alguém de fora para lhe dar o devido tratamento no cinema (...) O filme é mais do que um desfile de fados e fadistas. Do conjunto se extrai uma reflexão... mais ››
Manuel Cintra Ferreira, Expresso
FADOS é uma sucessão de «cromos» tão unidimensional e inútil como os cartazes das agências de viagens que vendem promoções de férias de sonho em lugares paradisíacos. Do fado, do pobre fado, não se... mais ››
Francisco Ferreira, Expresso

Blogs

5.0/5Crítica - Fados
Através da talentosa realização de Carlos Saura, somos realisticamente transportados até ao ambiente duma casa de fados lisboeta que transpira cultura e paixão. As cores e os planos utilizados, misturam-se na perfeição com as músicas que ditam o tom da imagem consoante a sua história e significado.”
Portal Cinema, 5/Mar/2009
sugerir um link

Comentários RSS

ver todos Faça login para deixar um comentário.

5.0/5João João 29 de Dezembro de 2008 às 01:05

Não é cinema, é um espectáculo. É a genialiade de um realizador espanhol capaz de encenar para uma câmara, a música urbana portuguesa e o que seria regularmente menos bem sentido ao vivo. E é toda a parte estética dos planos no estúdio que conseguem introduzir e entrelaçar imediatamente a dança e a música de Fados no campo do fabuloso.

2.5/5Luis Carvalho Luis Carvalho 6 de Setembro de 2008 às 08:14

A minha pontuação (2,5) deve-se aos fados, que se fossem apenas por eles a pontuação era bem maior. Isto não é um filme mas uma série de telediscos, acho sinceramente, que o tema Fados dava para ter sido feito uma bordagem completamente diferente e com mais "sumo", do que apenas telediscos. Cinema definitivamente não é isto.

4.5/5Hugo Gomes Hugo Gomes 10 de Outubro de 2007 às 23:12

Magnifico, um retarto vivo e rico do Fado.

4.5 / 5 ****