Michael Clayton - Uma Questão de Consciência (2007)

Michael Clayton

poster

Sinopse

Michael Clayton (George Clooney) é uma espécie de "polivalente" numa das maiores firmas de direito das sociedades em Nova Iorque. Mandatado pelo co-fundador da firma, Marty Bach (Sydney Pollack), Clayton, um antigo promotor de justiça de uma família de polícias, encarrega-se dos trabalhos sujos da Kenner, Bach & Ledeen. Clayton limpa a "porcaria" que os clientes fazem, lidando com tudo desde atropelamentos e fuga, a histórias pouco abonatórias nos media, até mulheres que roubam lojas e políticos corruptos. Embora esgotado e descontente com o seu trabalho, Clayton está inextrincavelmente ligado à firma. Na empresa agro-química U/North, o lugar da responsável de consultadoria, Karen Crowder (Tilda Swinton), está dependente do acordo no processo que a Kenner, Bach & Ledeen está a conduzir e que aparenta encaminhar-se para uma um brilhante desfecho. Quando o advogado de topo da empresa, o brilhante Arthur Edens (Tom Wilkinson), tem um aparente esgotamento e tenta sabotar todas as provas do caso, Marty Bach envia Michael Clayton para resolver este desastre sem precedentes e, ao fazê-lo, Clayton dá consigo cara a cara com a realidade da pessoa em que se transformou.
[por Gabriel Pereira]



Visitantes
Visitantes
3.5 (134 votos)
O meu voto
Login / Registo
PTGate
PTGate
3.0
Crítica
Crítica
2.9 (9 votos)

Detalhes

Ano: 2007
Estreia nacional: 21 de Fevereiro de 2008 (#1 na 1ª semana)

País: EUA
Género: Drama, Thriller
Duração: 119 min.
Classificação: M/12
Distribuidora: ZON Lusomundo

Realização:
Tony Gilroy

Intérpretes:
George Clooney, Sean Cullen, Tom Wilkinson, Tilda Swinton, Sydney Pollack

Outros títulos:
Conduta de Risco (Brasil)

Links:
michaelclayton.warnerbros.com (site oficial)
www.apple.com/trailers/wb/michaelclayton (trailers)
www.bilhetemagico.com/index.php?option=com_content&task=v...
www.imdb.com/title/tt0465538

A crítica

ver todas
Um exercício de estilo semelhante a «O Informador» de Michael Mann, e cuja mensagem é indiscutivelmente pertinente, «Michael Clayton» permite mais... mais ››
Paulo Figueiredo, Cinema PTGate
MICHAEL CLAYTON parece um pouco mais entusiasmante do que é. Mas a mão de Tony Gilroy não é especialmente ágil, e talvez nem muito sincera, e o seu filme parece sempre avançar por efeito calculado,... mais ››
Luís Miguel Oliveira, Público

Blogs

3.5/5Michael Clayton, por Carlos Antunes
Com uma tal genealogia - directa a um génio, convenhamos - e com um thriller dinâmico como fundo, Michael Clayton é um dos filmes que ainda exige de nós tanto quanto nos proporciona, um dos filmes que ainda exige ser visto.”
Split Screen, 30/Mar/2009
3.5/5Michael Clayton
Politicamente incorrecto e arrojado, o filme acaba por ser um veículo para a interpretação dos seus actores.”
Cinematograficamente falando, 28/Fev/2008
sugerir um link

Comentários RSS

ver todos Faça login para deixar um comentário.

4.0/5Diogo Pinheiro Diogo Pinheiro 11 de Novembro de 2012 às 03:29

Ao início poderá ser complicado de nos situarmos, mas vai crescendo. Um filme para reflectir, vale bem a pena!

4.0/5Valverde Valverde 28 de Novembro de 2010 às 20:26

Revi este filme e fiquei a discordar do meu anterior comentário. Existe de facto uma nota moral que passa pelas entrelinhas e que é arrastada singelamente pela dúvida central que se coloca sobre o personagem que dá nome ao filme. No ambiente, aos quais o realizador/argumentista apenas nos dá os pormenores básicos, para não nos perdermos em material fora do circulo, estão personagens que agem debaixo de paradigmas: a aparência e a consciência e a forma de as saber correlacionar. É um filme engenhoso, por vezes mal apreciado pela sua suposta complexidade mas que é uma digna tese sobre as pessoas do mundo actual.

dragoonfire dragoonfire 15 de Novembro de 2008 às 23:25

Confuso e baralhação de filme.