Bem-vindo ao Turno da Noite (2006)

poster

a crítica

Anteriormente realizado por Sean Ellis em formato curta-metragem, «Cashback» é um prodígio de filme que reúne condições para se tornar rapidamente numa obra de culto, se tiver a exposição desejada. Isto, porque apesar de algum reconhecimento além fronteiras, por cá, pouco se tem falado desta louvável produção britânica. Espera-se que a tendência se inverta assim que estrear, pois de facto, «Cashback» merece ser visto.
Ben (Sean Biggerstaff) é um estudante de Belas Artes, que após 2 anos de namoro com Suzy (Michelle Ryan), não evita uma dura ruptura entre ambos. Com dificuldades em lidar com a situação e sobretudo em dormir, Ben começa a trabalhar num supermercado à noite, numa recíproca relação de interesses: “dou-vos 8 horas, vocês dão-me dinheiro.” Contra todas as probabilidades de um trabalho rotineiro e monótono, Ben encontra um universo de personagens sui generis, que vão desde o gerente com manias de grandeza ao pseudo praticante de Kung Fu. Será neste mundo de misfits que Ben verá surgir toda a sua inspiração e o amor que sempre perseguiu.
Numa fusão de comédia inteligente e non-sense, de drama com teen movie, «Cashback» conserva em si aquela aura própria da comédia britânica que encontramos nas séries televisivas clássicas (a cena do jogo de futebol é a mais representativa), não descurando a perspectiva comercial e um essencial carácter experimental. Neste capítulo, é Sean Ellis que merece todos os elogios. Pela narrativa quase perfeita (não evita um bocejo aqui e ali) e pela ideia brilhante e soberbamente aproveitada de parar o tempo. O final é provavelmente a mais intensa cena de amor desde do segredo indecifrável de «Lost in Translation».
“This shows me more than you can ever tell”, é uma das frases marcantes e assenta que nem uma luva a «Cashback».”
Paulo Figueiredo, Cinema PTGate
O tema não é novo, mas as personagens são cativantes, e o filme é rico em humor.”
Manuel Cintra Ferreira, Expresso