Uma Segunda Juventude (2007)

Youth Without Youth

poster

Sinopse

Dominic Matei (Tim Roth) é um professor de linguística com 70 anos. Fulminado por um relâmpago, sobrevive miraculosamente. No hospital, enquanto recupera, os médicos assistem com incredibilidade ao rejuvenescimento físico do professor. O rejuvenescimento físico é acompanhado por um desenvolvimento intelectual inexplicável que chama a atenção de cientistas nazis, obrigando o professor a exilar-se. Em fuga, Dominic reencontra Laura - o amor da sua vida - e luta para terminar a sua tese sobre as origens da linguagem humana. Mas quando a sua pesquisa ameaça a existência de Laura, Dominic é forçado a escolher entre o trabalho de uma vida ou o seu grande amor.



Visitantes
Visitantes
3.6 (66 votos)
O meu voto
Login / Registo
PTGate
PTGate
3.0
Crítica
Crítica
2.7 (7 votos)

Detalhes

Ano: 2007
Estreia nacional: 10 de Abril de 2008 (#8 na 1ª semana)

País: EUA, Alemanha, Itália, França
Género: Drama, Romance
Duração: 124 min.
Classificação: M/12
Distribuidora: LNK

Realização:
Francis Ford Coppola

Intérpretes:
Tim Roth, Alexandra Maria Lara, Bruno Ganz, André Hennicke, Marcel Iures, Adrian Pintea

Links:
www.sonyclassics.com/youthwithoutyouth (site oficial)
www.ywyfilm.com (site oficial)
www.apple.com/trailers/sony/youthwithoutyouth (trailers)
www.imdb.com/title/tt0481797

A crítica

(...) um filme que não deixa de ser uma boa intenção mal concretizada (...) Nem toda a liberdade criativa resulta em grande arte...”
Nuno Galopim, Notícias Sábado
(...) um belíssimo filme que se está a marimbar para o que se espera de Coppola e segue o seu caminho sem se importar com o resto. É assim que se devia sempre fazer cinema: em liberdade.”
Jorge Mourinha, Público

Blogs

ver todos
4.0/5Uma segunda juventude, por Carlos Antunes
Tudo o que o filme é, tudo o que ele poderá ser ainda, será sempre uma descoberta que permitirá ao espectador encontrar um filme sempre novo.E Coppola confirma o que já se sabia dele, que é um autor com uma voz perfeitamente distinta.”
Split Screen, 25/Jan/2010
5.0/5Youth Without Youth
Narrativamente poético, Youth Without Youth é o regresso perfeito de Coppola no seu messiânico regresso, ausente de comercialidade e de “compreensão de bandejaâ€, esta segunda juventude Francis Ford Coppola é uma filosofia de vida no seu melhor.”
Cinematograficamente falando, 17/Abr/2008
4.0/5Youth Without Youth
É, sem sombra de dúvidas, um filme que foge à estrutura das grandes produções, reivindicando Coppola como um dos célebres e nobres realizadores da indústria norte americana. Porque não é preciso exactamente um grande orçamento, para criar um bom filme.”
Ante-cinema, 16/Abr/2008
sugerir um link

Comentários RSS

ver todos Faça login para deixar um comentário.

3.0/5ff ff 6 de Agosto de 2009 às 12:10

Depois de ver este filme, tem um grande argumento e boas interpretações. No entanto, e odeio ter esta sensaçao quando acaba o filme, tem potencial para ser muito mais, e neste caso é demerito do realizador, mas que tem merito em algumas pérolas dentro do filme, mas que não é o filme.
Elogio a tal liberdade do realizador, mas há muito mais para mostrar.
4 estrelas

3.5/5Liliana Liliana 24 de Setembro de 2008 às 15:50

Finalmente após 10 anos, Francis Coppola volta a realizar um filme e é natural q, por esse motivo, as nossas expectativas sejam elevadas. Não vou dizer q adorei o filme, porque não seria verdade, até porque não foi de forma nenhuma "marcante" para mim.

Mas não posso deixar de reconhecer o mérito deste realizador pelo seu completo "desprendimento" daquilo q dele seria esperado, sem se preocupar em agradar a todos, ou seja é o notável o seu distanciamento dos "moldes" comuns de "como fazer um sucesso de bilheteiras" (o q certamente este filme não deverá ter sido). Partiu de uma ideia original e extremamente interessante (baseada na obra de Mircea Eliade) e construiu um filme bastante complexo, e como resultado ficou uma mistura de sensações (nem sempre agradáveis :), mas principalmente uma mistura de temas: realidade/sonho/surrealismo e temporalidade. O desenrolar da história de "Uma Segunda Juventude" inicia-se quando um professor de 70 anos (Tim Roth) sobrevive depois ser atingido por um relâmpago...ao contrário do q seria previsto ele não só sobrevive, como recupera de tal forma e rejuvenesce não só fisicamente como intelectualmente... Ora, seria de esperar q tudo isto funcionasse como uma espécie de 2ª oportunidade para refazer a sua vida, inclusive a oportunidade para "desfazer" algumas das suas frustações. Mas isso é o q nós, espectadores, esperaríamos q acontecesse (ou talvez não, porque se assim fosse seria bastante previsível :) , e isso é coisa q este filme definitivamente não é.)

4.5/5mercysisters mercysisters 24 de Maio de 2008 às 16:06

Muito Bom. Grande interpretação de Tim Roth. Excelente realização de Coppola.