Paranoid Park (2007)

poster

Sinopse

Alex, um skater de 16 anos, mata acidentalmente um segurança perto do Paranoid Park, o parque de skates mais infame de Portland. Ele decide não dizer nada...



Visitantes
Visitantes
3.6 (73 votos)
O meu voto
Login / Registo
Crítica
Crítica
3.9 (11 votos)

Detalhes

Ano: 2007
Estreia nacional: 29 de Novembro de 2007 (#15 na 1ª semana)
Estreia mundial: 24 de Outubro de 2007

País: França, EUA
Género: Drama
Duração: 90 min.
Classificação: M/12
Distribuidora: Atalanta

Realização:
Gus Van Sant

Intérpretes:
Gabe Nevins, Daniel Liu, Taylor Momsen

Links:
www.paranoidpark.co.uk (site oficial)
www.paranoidpark-lefilm.com (site oficial)
www.paranoidpark-lefilm.com (trailers)
www.imdb.com/title/tt0842929

A crítica

ver todas
PARANOID PARK talvez seja um dos mais sugestivos, e reveladores, filmes de Gus Van Sant, tanto na técnica como nos temas (...) Perturbante e, por vezes, chocante.”
Manuel Cintra Ferreira, Expresso
O que aqui nos causa comichão é a tendência do cinema de Van Sant para a «bricolage» poética dos estados emocionais. Ainda assim, eis o filme que Larry Clark sempre quis fazer e nunca há-de conseguir.”
Vasco Baptista Marques, Expresso

Blogs

4.5/5Paranoid Park, por Tiago Ramos
Paranoid Park é dos projectos mais fascinantes e coerentes do cineasta Gus Van Sant, num excelente balanço entre o seu estilo e o estilo comercial.”
Split Screen, 30/Ago/2009
5.0/5Paranoid Park, por Carlos Antunes
Gus Van Sant, cada vez mais depurado e perfeito, leva essa incerteza, esse onirismo ao limite. Dando às personagens a liberdade dos momentos mais banais, despojando-as do ruído externo e concedendo-lhes uma banda sonora da vida, ele consegue ir tornando mais e mais difusas as fronteiras entre a realidade e o sonho, entre o que está lá e o que é sentimento fantasmagórico. Um filme simplesmente magnífico e hipnotizante.”
Split Screen, 10/Ago/2009
sugerir um link

Comentários RSS

ver todos Faça login para deixar um comentário.

2.0/5André Filipe Moreira Santos André Filipe Moreira Santos 19 de Junho de 2012 às 22:40

Apesar da boa realização, achei-o simplesmente fraco e sem interesse de seguir...2*

3.5/5Maria Inês Maria Inês 20 de Dezembro de 2011 às 20:42

Talvez precise de ver o filme mais vezes para absorver tudo o que há a absorver, mas foi o primeiro que vi de Gus Van Sant e gostei imenso do estilo. Apreciei não só da maneira como a cronologia da história não era linear e certa, mas também como foi concebido este filme juvenil sem que tivesse de seguir o protocolo do cinema americano para adolescentes. Não vai, de todo, pela via mais fácil...

Há que prestar especial atenção aos detalhes de câmara lenta, à utilização inesperada da banda sonora e aos pequenos sinais físicos das personagens...neste filme, a maior parte das falas não estão nas palavras!

wolenczack wolenczack 19 de Abril de 2010 às 08:28

Em Paranoid Park, Gus Van Sant, volta a usar as mesmas "armas" de Gerry, Elephant e Last Days mas de forma mais refinada e conseguida.
Mais uma vez temos a repetição com o uso de diferentes perspectivas que explora um momento do personagem principal e o seu vazio interior. Ainda que centralizado no personagem principal, o filme, nunca deixa de retratar o ambiente e sociedade envolvente ao mesmo, apresentando-a sempre como uma sociedade sem rosto.

É mais um feito cinematográfico do realizador que apresenta aqui aquela que é a sua melhor obra até à data.