Horton e o Mundo dos Quem (2008)
a crítica
Contra tudo e todos, o elefante Horton resolve ajudar o mundo dos Quem, que vivem, sem saber, num minúsculo grão de pólen. Obviamente que ninguém acredita em Horton (com voz de Jim Carrey, versão portuguesa com João Baião), que parte em busca de um lugar seguro para os Quem viverem em paz.
Seguramente um dos mais estranhos contos literários de Dr. Seuss a par de «The Cat in the Hat» e «Grinch», ambos já adaptados ao cinema, Horton é uma espécie de Galileu que tem de convencer todos da existência de seres que vivem em ultra microscópicas sociedades, perante selvagem (literalmente) e céptico concílio. Mas apesar de ser um bom projecto e de garantir alguma boa disposição, Jimmy Hayward e Steve Martino preferem enveredar por caminhos mais didácticos para crianças, do que explorar a fundo a vertente séria do conto de Seuss. O resultado é uma animação deveras desconexa em história e de impacto quase nulo.”
Paulo Figueiredo,
Cinema PTGate
(...) há sempre a sensação que a história é insuficiente para sustentar a invenção das imagens. É um óptimo divertimento para toda a famÃlia, mas enquanto, por exemplo, RATATUI era um prato delicioso, HORTON nunca passa de uma entrada que enche o olho.”
Jorge Mourinha,
Público