O Acontecimento (2008)

The Happening

poster

Sinopse

Começa sem aviso. Parece que vem de parte incerta. Em minutos, episódios invulgarmente estranhos: mortes arrepiantes, que desafiam a razão e fazem enlouquecer provocando uma chocante autodestruição, alastram nas principais cidades americanas. Qual será a causa deste súbito e total colapso do comportamento humano? Será alguma nova espécie de ataque terrorista, uma experiência científica que correu mal, uma diabólica arma tóxica, ou um vírus incontrolável? Está a ser transmitido pelo ar, pela água... como e de onde vem a ameaça?



Visitantes
Visitantes
2.8 (176 votos)
O meu voto
Login / Registo
PTGate
PTGate
2.0
Crítica
Crítica
2.3 (9 votos)
galeria

Detalhes

Ano: 2008
Estreia nacional: 12 de Junho de 2008 (#4 na 1ª semana)
Estreia mundial: 11 de Junho de 2008

País: EUA, Índia
Género: Thriller, Ficção Científica
Duração: 91 min.
Classificação: M/16
Distribuidora: Castello Lopes

Realização:
M. Night Shyamalan

Intérpretes:
Mark Wahlberg, Zooey Deschanel, John Leguizamo

Outros títulos:
Fim dos Tempos (Brasil)

Links:
www.thehappeningmovie.com (site oficial)
www.castellolopesmultimedia.com/oacontecimento (site oficial)
www.apple.com/trailers/fox/thehappening (trailers)
www.imdb.com/title/tt0949731

A crítica

ver todas
O novo filme de M. Night Shyamalan regista um dos maiores acontecimentos da sétima arte em 2008, ao fazer regressar um dos mais interessantes e... mais ››
Paulo Figueiredo, Cinema PTGate
M. Night Shyamalan continua a ser o mestre do imprevisível, realizando um filme intenso e perturbador (...) Um trabalho sem concessões”
Jorge Pinto, Premiere

Blogs

ver todos
2.5/5The Happening (2008)
Embora à primeira vista nos seja apresentada uma história inteligente e bastante actual, certo é que toda a premissa cai por terra por culpa de inúmeras incongruências difíceis de gerir.”
Golden Ticket, 5/Ago/2009
3.0/5DVD: O Acontecimento, por Tiago Ramos
O Acontecimento é uma boa história, assente em boas premissas, mas faltou-lhe uma série de coisas, que acabaram por se tornar em pontas soltas. No entanto, não é isso que tira a genialidade ao argumento.”
Split Screen, 7/Abr/2009
2.5/5The Happening
Além de tudo tendo em conta que se trata de um filme de série B, homenagem aos burlescos do género dos anos 50 ou 60, este The Happening encontra-se bem escrito, mesmo que ao desenrolar possa tropeçar em alguns buracos que ele próprio criou (não vou indicar para não submeter ao spoiler)(...) é a obra mais infeliz da carreira semi-brilhante do realizador, possui inúmeras falhas a diversos sectores e mesmo sendo denso, é mal executado, provavelmente daqui a mais alguns anos seja valorizado. Vale pela ideia e pouco mais.”
Cinematograficamente falando, 1/Jul/2008
sugerir um link

Comentários RSS

ver todos Faça login para deixar um comentário.

2.5/5Diogo Pinheiro Diogo Pinheiro 29 de Setembro de 2012 às 03:32

Ainda que fantasiosa parte duma premissa interessante, mas que não chega para sustentar todo o filme. Depois olhamos à volta e deparamo-nos com personagens completamente desinteressantes e cenas completamente descontextualizadas. Posto isto, é impossível não ficar desiludido.

1.0/5Pedro Silveira Pedro Silveira 4 de Junho de 2009 às 03:01

O filme é sem dúvida uma nódoa. Está no meu "worst top 5". Uma perda de tempo absoluta!

2.5/5Liliana Liliana 30 de Maio de 2009 às 21:40

Um dos piores filmes de M. Night Shyamalan. Todos os "desastres" que vão acontecendo ao longo do filme não me impressionaram minimamente. E é de assinalar o péssimo desempenho de Mark Wahlberg. No entanto, não deixo de reconhecer que este filme até tem um argumento original e uma boa mensagem. Mas tenho que admitir que a forma como o interpretei está totalmente enviesada... isto está a ficar grave! :) mais uma vez não consegui deixar que os meus conhecimentos sobre os assuntos abordados não interferissem. E devo dizer que a informação que é transmitida no filme como supostamente "real"... está completamente distorcida! 2,5*

A partir deste ponto não leiam se ainda não viram o filme porque contém Spoilers:

Que as plantas reagem a estímulos é verdade... mas... plantas que produzem neurotoxinas que provocam suicídio nos humanos??? Isso pretende ser o quê? "A vingança da Natureza"? (por todos os impactos negativos gerados pelo Homem) :) A ideia até está engraçada... mas só pode ser para rir. Infelizmente :p as plantas não podem passar a produzir este tipo de compostos químicos de um dia para o outro, porque isso implica uma alteração nos seus códigos genéticos. É sabido que certas plantas produzem alguns compostos tóxicos (venenos autênticos) para "defesa", por exemplo, contra herbívoros, mas ...como isso apareceu? Não, não foi porque as plantinhas se lembraram de inventar um mecanismo de defesa contra possíveis ameaças. O segredo está em: 1º mutação, 2º selecção natural. E funciona da seguinte forma: imaginem uma população "inicial" de plantas. Surge uma mutação numa dessas plantinhas passando esta a produzir um composto químico diferente, e é aqui que actua a selecção natural: o ser mutante está melhor adaptado (não é alvo dos predadores ,caso contrário seria eliminado) e ao longo do tempo, o processo repete-se, e vai sendo positivamente seleccionado. Mas isto é um processo: 1º muitoooo lento (milhares de anos) não é rápido como é dito no filme, 2º: completamente diferente (é simplesmente adaptativo e não surge por "premeditação intencional" lol)