Quando Viste o Teu Pai Pela Última Vez? (2007)

And When Did You Last See Your Father?

poster

Sinopse

Entre pai e filho há sempre uma história para ser contada. Um pai e um filho. O passado e o presente. Memórias e segredos. Será possível conhecer alguém, uma vida inteira... e afinal não o conhecer de todo? A vida de um pai. Através da jornada de um filho. Arthur Morrison (Jim Broadbent) e a sua mulher Kim (Juliet Stevenson) são médicos de clínica geral no mesmo consultório no centro de Yorkshire Dales. Têm duas crianças, Gillian (Claire Skinner) e Blake (Colin Firth), o mais velho, na perspectiva de quem a história é contada. Blake tem 40 anos, é casado e tem dois filhos. Um autor estabelecido que tem de enfrentar o facto de o seu pai ser um doente em fase terminal. Aqui a essência da relação entre pai e filho é expressada através de flashbacks durante a adolescência de Blake - umas férias de família, uma atrapalhada ligação amorosa com a ama - em que o desajeitado e introvertido Blake é constantemente esmagado pelas atitudes atiradiças do seu pai e pela sua necessidade de ser o centro das atenções. Também existem memórias felizes e ternas. Mas quando ele e a sua família são confrontados com a realidade do cancro de Arthur, Blake é forçado a reconciliar-se com o passado...



Visitantes
Visitantes
3.9 (26 votos)
O meu voto
Login / Registo
Crítica
Crítica
3.0 (2 votos)

Detalhes

Ano: 2007
Estreia nacional: 02 de Outubro de 2008
Estreia mundial: 05 de Outubro de 2007

País: Reino Unido, Rep. Irlanda
Género: Drama
Duração: 92 min.
Classificação: M/12
Distribuidora: ZON Lusomundo

Realização:
Anand Tucker

Intérpretes:
Jim Broadbent, Colin Firth, Juliet Stevenson

Outros títulos:
Quando Você Viu seu Pai pela Última Vez? (Brasil)

Links:
andwhendidyoulastseeyourfather.co.uk (site oficial)
www.sonyclassics.com/whendidyoulastseeyourfather (site oficial)
www.apple.com/trailers/sony/whendidyoulastseeyourfather/t... (trailers)
www.imdb.com/title/tt0829098

A crítica

Anand Tucker dirige a história como se de um vulgar telefilme se tratasse, recorrendo principalmente ao talento dos dois intérpretes”
Manuel Cintra Ferreira, Expresso
Anand Tucker faz destas coisas: parece que não chega a ser brilhante, mas uma pessoa dá por si com o coração nas mãos. Foi assim com SHOPGIRL e volta a sê-lo de forma particularmente tocante com este... mais ››
Ana Markl, Sol

Blogs

4.5/5And When Did You Last See Your Father? (2007)
Poderá ser facilmente subestimado pela sua figura de telefilme de luxo da BBC, mas o filme de Anand Tucker tem algo de tão caloroso e semi-ausente no panorama cinematográfico actual, a sua invocação de emoções, a vénia ao valor humano, o pesar da consciência e o amor paternal que se revela nas mais improváveis formas. (...) Firth e Broadbent são dois gentlemens que enchem o ecrã e que "abraçam" o nosso coração.”
Cinematograficamente falando, 30/Nov/2008
sugerir um link

Comentários RSS

ver todos Faça login para deixar um comentário.

3.5/5Filipe Nunes Filipe Nunes 10 de Março de 2009 às 19:36

Filme num registo semelhante a Big Fish de Burton, um pouco inferior e bastante mais real.
Excelente interpretação de Jim Broadbent e de Firth, num registo bem mais pesado do que estamos habituados a ver. Drama intenso e muito bem realizado.
3/5