Vicky Cristina Barcelona (2008)

poster

Sinopse

Vicky (Rebecca Hall) e Cristina (Scarlett Johansson) são as melhores amigas do mundo mas têm atitudes completamente diferentes no que toca ao amor. Vicky é sensata e está noiva de um respeitável jovem. Cristina é sexual e emocionalmente desinibida, sempre em busca de uma paixão arrebatadora. Quando Judy (Patricia Clarkson) e Mark (Kevin Dunn), parentes distantes de Vicky, se oferecem para recebê-las num Verão em Barcelona, elas aceitam imediatamente: Vicky quer passar o último mês de solteira a pesquisar para o mestrado e Cristina procura uma mudança de cenário para fugir dos destroços da sua última separação. Uma noite numa galeria de arte, Cristina, novamente em forma, instantaneamente fixa o olhar no mais intenso e provocador homem na sala, Juan Antonio (Javier Bardem), um belo pintor. Cristina fica ainda mais intrigada quando Judy lhe segreda que Juan Antonio teve uma relação tão explosiva com a sua ex-mulher, Maria Helena (Penélope Cruz) que até se tentaram matar. Mais tarde, quando Vicky e Cristina estão a jantar, Juan Antonio aproxima-se da mesa delas com uma proposta ousada: voarem com ele numa viagem de fim-de-semana para a cidade provincial de Oviedo, onde sugere que explorem as maravilhas culturais, bebam bons vinhos, e façam amor juntos. Vicky considera a proposta ofensiva mas Cristina fica encantada com o estilo directo de Juan e com o seu carisma e convence Vicky a acompanhá-los...



Visitantes
Visitantes
3.6 (206 votos)
O meu voto
Login / Registo
PTGate
PTGate
3.0
Crítica
Crítica
2.8 (16 votos)
galeria

Detalhes

Ano: 2008
Estreia nacional: 22 de Janeiro de 2009 (#2 na 1ª semana)

País: Espanha, EUA
Género: Drama, Romance, Comédia
Duração: 96 min.
Classificação: M/12Q
Distribuidora: ZON Lusomundo

Realização:
Woody Allen

Intérpretes:
Javier Bardem, Penélope Cruz, Scarlett Johansson, Patricia Clarkson, Rebecca Hall

Links:
movies.yahoo.com/movie/1809912195/trailer (trailers)
www.apple.com/trailers/weinstein/vickycristinabarcelona (trailers)
www.imdb.com/title/tt0497465

A crítica

(...) uma louca e disparatada comédia romântica, que tem muitas cenas hilariantes mas muita dispersão criativa.”
José Vieira Mendes, Premiere
Fica tudo à flor da pele, como se o realizador não passasse de um "Almodóvar de segunda", a distribuir cartões-postais de Miró e Gaudí (...) Desta vez exagerou.”
Francisco Ferreira, Expresso

Blogs

ver todos
3.0/5Vicky Cristina Barcelona (bué de fitas)
a visão de allen é uma reflexão sobre o amor e as relações, vividas a dois e a três, na dinâmica que opõe o conservadorismo americano à forma mais livre, e até libertina, europeia de amar. como sempre, o realizador e argumentista não desilude e as suas personagens femininas são sempre deliciosamente complexas.”
buedefitas.blogspot.pt, 20/Abr/2013
4.0/5Crítica: Vicky Cristina Barcelona (2008)
Politicamente errático, Vicky Cristina Barcelona oferece-nos um ímpeto olhar atento e reluzente ao universo complexo do propósito artístico estimulante e à sensação incógnita que o amor é capaz de conceder a pessoas do mais variado pensamento. Uma realização cheia de audácia sob uma inabalável dualidade que Woody Allen e Scarlett Johansson nos veêm a oferecer desde Match Point e um propalar audaz da riqueza cultural, focando neste caso a latejante Barcelona.”
seeSAWseen, 21/Fev/2009
3.5/5Point-Of-View-Shot - Vicky Cristina Barcelona (2008)
A sensualidade e riqueza cultural de uma cidade como Barcelona foram trunfos de peso na mão de um jogador experiente que, apesar de há algum tempo um pouco em baixo de forma, regressa com uma comédia divertida e original, que nos leva a lugares pitorescos que não só nos dão vontade de nos metermos num calhambeque e viajar até à cidade espanhola, mas também de participar de uma tão colorida e alegre história (com os seus mini-dramas é claro).”
Close-up, 14/Fev/2009
sugerir um link

Comentários RSS

ver todos Faça login para deixar um comentário.

4.0/5ff ff 27 de Dezembro de 2010 às 19:52

Grande filme. Boas intrepretaçoes, boa banda sonora, muito bem filmado, um argumento muito bem escrito e com conteudo. Tem uma reflexao / mensagem: Quem disse que as relações amorosas têm que ser a dois? Porque nao a tres? É isso que woody allen quer transmitir. Uma relação que só funciona se as três parte estiverem em sintonia

4.0/5Diogo Pinheiro Diogo Pinheiro 26 de Dezembro de 2010 às 20:14

Bom filme com boas interpretações e personagens interessantes. Tem o desenvolvimento esperado mas ainda assim interessante.

4*

4.0/5Nessa Nessa 6 de Fevereiro de 2010 às 21:23

Gostei bastante deste filme. Adorei as personagens, que são sem dúvida o que mais cativa. Gostei de todas as interpretações, mas Penelope Cruz está divina!
Não é no entanto o meu preferido de Woody.
4*