Gomorra (2008)

poster

Sinopse

Poder, dinheiro e sangue: estes são os valores que os residentes de Nápoles e Caserta têm de enfrentar cada dia que passa. Quase nunca têm a possibilidade de decisão e quase sempre são obrigados a obedecer às regras do "sistema" de Camorra. Só alguns afortunados podem pensar em levar uma vida normal.



Visitantes
Visitantes
3.5 (60 votos)
O meu voto
Login / Registo
PTGate
PTGate
2.0
Crítica
Crítica
3.6 (18 votos)

Detalhes

Ano: 2008
Estreia nacional: 18 de Setembro de 2008 (#9 na 1ª semana)
Estreia mundial: 16 de Maio de 2008

País: Itália
Género: Crime, Drama
Duração: 137 min.
Classificação: M/16
Distribuidora: Ecofilmes/Vitória Filme

Realização:
Matteo Garrone

Intérpretes:
Salvatore Abruzzese, Simone Sacchettino, Salvatore Ruocco

Links:
www.mymovies.it/gomorra (site oficial)
www.mymovies.it/gomorra/trailer (trailers)
www.imdb.com/title/tt0929425

A crítica

ver todas
(...) um intenso mergulho num submundo de caos e poder”
Jorge Pinto, Premiere
GOMORRA é um dos mais notáveis filmes que a produção italiana moderna nos apresentou nos últimos anos (...) Um filme incontornável, que é como um murro no estômago.”
Manuel Cintra Ferreira, Expresso

Blogs

ver todos
4.5/5"Gomorra" por Ricardo Clara
Filmado com a precisão de um relojoeiro, "Gomorra" é um dos filmes mais importantes do género da história do cinema. Assim, sem qualquer limitação. Estilisticamente brutal, despojado de complexos, nu e cru, não recorre a nenhum tipo de adorno ou nobreza para embelezar o cenário.”
Antestreia, 26/Dez/2008
4.0/5Gomorra (2008)
Enquanto nos inúmeros filmes do subgénero seguimos a jornada de fora para dentro em Gomorra, o espectador já se encontra no seio, numa profundidade perturbante. O filme mais intrigante do ano”
Cinematograficamente falando, 19/Out/2008
4.0/5Gomorra
"Gomorra" aproxima-se não só ao excelente cinema italiano mas, sobretudo, à comunidade da cinefilia europeia onde a crueza, a naturalidade e o realismo da filmagem fazem toda a diferença. Mas estes não são os únicos aspectos que permitem um distanciamento face à indústria de Hollywood já que existe uma palavra denominada "intensidade" e, neste caso concreto, é ela que define o principal contorno que "Gomorra" optou por seguir em uma espécie de documentário transformado em ficção.”
Cinema is my Life, 23/Set/2008
sugerir um link

Comentários RSS

ver todos Faça login para deixar um comentário.

2.0/5Vitinha Vitinha 3 de Junho de 2010 às 18:37

Alguns bons momentos,mas que nao chegam para fazer do filme bom,esperava mais ,depois de ver que tinha uma critica tao favoravel,desiludiume este Gomorra,muito apáticco,parado sem ritmo nem envolvimento,o livro acredito que seja bastante bom mas nao vi razao de ser para este filme

2*

2.5/5jonas jonas 29 de Julho de 2009 às 13:36

ali no genero de filme a opção Documentario ficava-lhe tao bem..é isso que é..um documentario. 2.5*

3.0/5Valverde Valverde 29 de Janeiro de 2009 às 16:04

Gomorra faz muito barulho, para pouco ruído. Trata-se de um documentário de actividades presentes naquela localidade italiana, tal como a envolvencia que os presentes acabam por ter, (in)voluntáriamente. Como produção europeia, é de elogiar, como argumento e denuncía que quer transmitir... poupem-me, já a conheço de trás para a frente, havendo bem pior noutros lados.