Austrália (2008)

Australia

poster

Sinopse

Austrália conta a história de uma aristocrata inglesa, Lady Sarah Ashley (Nicole Kidman), cujo marido, desesperado por arranjar dinheiro, passou o último ano na Austrália, preparando a venda do seu último bem: uma quinta de gado do tamanho de uma pequena cidade, chamada “Faraway Downs”. Suspeitando dos seus planos, Sarah viaja num hidroavião para este continente longínquo, com destino à tropical e remota Darwin, para tomar as rédeas do assunto. No entanto, ela é recebida, não pelo marido, mas sim por um rude e mal-educado vaqueiro, apenas conhecido como "O Condutor" (Hugh Jackman). Na viagem por terra para Faraway Downs, Sara e o vaqueiro revelam uma profunda e mútua antipatia. Após uma inesperada mudança nos acontecimentos, Nullah (Brandon Walters), uma criança aborígene encantadora, surge, de repente, na vida de Sarah. Nullah revela a Sarah que nem tudo é o que parece: o cruel responsável pela quinta, Neil Fletcher (David Wenham) tem uma parceria secreta com o maior proprietário de gado, King Carney (Bryan Brown), e juntos conspiram para ficar com suas terras. Para salvar Faraway Downs, Sarah tem que unir forças com "O Condutor" e levar 1500 cabeças de gado através do idílico, porém impiedoso, norte australiano. Juntos com Nullah vêem juntar-se à sua missão um grupo de inadaptados da quinta, incluindo o contabilista alcoólico, os dois pastores aborígenes, a empregada doméstica aborígene e o cozinheiro chinês Sing Song (Yuen Wah). Durante todo o caminho eles são acompanhados pela sombra de um misterioso aborígene mágico. Sarah é transformada pelo poder e pela beleza do continente mais antigo do mundo, encontrando romance na paisagem, paixão no condutor de gado e amor maternal em Nullah. Mas, quando a segunda guerra mundial chega também à costa da Austrália, esta família invulgar é separada. Agora Sarah, "O Condutor" e Nullah têm que lutar para se reencontrarem no meio da tragédia e caos dos bombardeamentos japoneses a Darwin.



Visitantes
Visitantes
3.5 (159 votos)
O meu voto
Login / Registo
PTGate
PTGate
3.0
Crítica
Crítica
2.8 (16 votos)
galeria

Detalhes

Ano: 2008
Estreia nacional: 25 de Dezembro de 2008 (#1 na 1ª semana)

País: Austrália, EUA
Género: Aventura, Guerra, Romance
Duração: 166 min.
Classificação: M/12Q
Distribuidora: Castello Lopes

Realização:
Baz Luhrmann

Intérpretes:
Nicole Kidman, Hugh Jackman, David Wenham

Links:
www.australiamovie.com (site oficial)
www.apple.com/trailers/fox/australia (trailers)
www.imdb.com/title/tt0455824

A crítica

ver todas
«Austrália» é um épico sensaborão com fortes influências do cinema clássico americano, que transpira ambição por todo o lado. Baz Luhrmann... mais ››
Paulo Figueiredo, Cinema PTGate
Baz Luhrmann impinge-nos o seu habitual toque visual, e o elenco corresponde às expectativas, mas o filme, no seu todo, é tão seco como o próprio deserto australiano.”
Marco Oliveira, Premiere

Blogs

ver todos
3.0/5Australia
um produto plástico, sem grande emoção embrulhado num "papel de embrulho" deveras atractivo, Baz Luhrmann queria à força construir um novo "E Tudo o Vento Levou", a nova clássica obra-prima, mas o resultado virou numa certeza incompetente.”
Cinematograficamente falando, 10/Jan/2009
É esplendoroso, é imenso, é... insuficiente.
Baz Luhrmann tem um jeito do caraças para fazer embrulhos. Isso é inegável. À primeira vista, em Australia tudo brilha mais do que o habitual.”
Cineblog, 31/Dez/2008
3.0/5Crítica - Australia
Penso que Baz Luhrmann tentou fazer deste "Australia" algo que ele nunca foi nem nunca poderia ser, um épico incontestável do cinema moderno. Este cineasta australiano levou a sua ideia até ao extremo para nos apresentar uma obra exageradamente longa sem nenhuma justificação válida. O argumento é pouco original porque nos apresenta ideias recicladas de grandes clássicos de diferentes géneros que se limitaram a ser transpostas e adaptadas a esta história.”
Portal Cinema, 27/Dez/2008
sugerir um link

Comentários RSS

ver todos Faça login para deixar um comentário.

4.0/5Diogo Pinheiro Diogo Pinheiro 11 de Dezembro de 2011 às 04:46

Uma bela aventura. Não há muito a dizer, é para ser visto!

1.5/5Diogo Silva Diogo Silva 22 de Março de 2011 às 11:50

Não basta tirar fotos e dizer que são espectaculares quando o enredo é tão aborrecido e monótono. E o que se passou com a Nicole?

4.0/5Mike20 Mike20 16 de Junho de 2010 às 20:17

PS: As quase 3 horas de filme passam a voar e são perfeitamente justificadas!