Dúvida (2008)

Doubt

poster

Sinopse

1964, Escola de St. Nicholas, Bronx. Um animado e carismático sacerdote, o padre Flynn (Philip Seymour Hoffman) está a tentar acabar com as austeras tradições escolares que são defendidas ferozmente, há já muito tempo, pela irmã Aloysius Beauvier (Meryl Streep), a directora com mão de ferro que acredita no poder do medo e da disciplina. Os ventos da mudança política estendem-se pela comunidade e a escola acaba de aceitar o seu primeiro estudante negro, Donald Miller (Joseph Foster). Mas quando a irmã James (Amy Adams), uma inocente optimista, partilha com a irmã Aloysius a sua suspeita de que o padre Flynn presta demasiada atenção a Donald, a directora enceta uma cruzada pessoal para descobrir a verdade e expurgar Flynn da escola. Sem nenhuma prova para além da sua certeza moral, a irmã Aloysius vai entrar numa batalha de força com o padre Flynn que vai dividir a comunidade com consequências irrevogáveis.



Visitantes
Visitantes
3.7 (148 votos)
O meu voto
Login / Registo
PTGate
PTGate
4.0
Crítica
Crítica
3.5 (17 votos)

Detalhes

Ano: 2008
Estreia nacional: 05 de Fevereiro de 2009 (#4 na 1ª semana)
Estreia mundial: 12 de Dezembro de 2008

País: EUA
Género: Drama
Duração: 104 min.
Classificação: M/12Q
Distribuidora: ZON Lusomundo

Realização:
John Patrick Shanley

Intérpretes:
Meryl Streep, Philip Seymour Hoffman, Amy Adams, Viola Davis

Links:
www.doubt-themovie.com (site oficial)
especial.sapo.pt/duvida (site oficial)
www.apple.com/trailers/miramax/doubt (trailers)
www.imdb.com/title/tt0918927

A crítica

O que salta à vista neste filme de John Patrick Shanley é o universo que o realizador desenvolve através de uma perfeita recriação de época, situada... mais ››
Paulo Figueiredo, Cinema PTGate
Tem os seus momentos de tensão e, na falta de uma história sólida para contar, o elenco consegue extrair algum sumo da ambiguidade da premissa original, mas não o suficiente para o tornar num filme... mais ››
Marco Oliveira, Premiere

Blogs

ver todos
3.5/5Dúvida (bué de fitas)
o embate entre os dois titãs (streep e hoffman) faz o filme, juntamente com os diálogos e os momentos de silêncio, onde flutua a dúvida. o leque de actores (...) é estelar, com viola davis e amy adams igualmente fantásticas; longe de apostar no choque e na acção, dúvida / doubt apoia-se num argumento inteligentemente gradual em tensão e ambiguidade e nisso o trabalho de actores é crucial.”
buedefitas.blogspot.pt, 15/Nov/2013
4.0/5Doubt (2008)
um filme que vive inequivocamente dos seus actores, e acaba mesmo por jogar com um núcleo fixo de personagens: o Padre e as duas Irmãs. Essa contenção traz vantagens para a fita, na medida em que se torna mais fácil explorar a intensidade e coerência dos diálogos.”
Golden Ticket, 27/Fev/2009
4.0/5[Cinema] Dúvida
Envoltos numa bela adaptação para o cinema da peça com o mesmo nome, Hoffman e Streep, aliados com uma imparcial mas inteligente realização, fazem com que o espectador deambule entre a certeza e a dúvida, entre a ingenuidade e a convicção, entre aquilo que queremos ver e aquilo que está à vista”
Para Acabar de Vez com a Cultura, 15/Fev/2009
sugerir um link

Comentários RSS

ver todos Faça login para deixar um comentário.

3.5/5Diogo Pinheiro Diogo Pinheiro 21 de Novembro de 2012 às 02:47

Parte do interessante ponto de partida de que partir de gestos isolados pode levar a pressupostos e falsas interpretações perigosas. No entanto, este filme deixa-nos na dúvida como o título indica e penso que cada um terá a sua interpretação quanto ao que realmente se passou.

4.0/5..::Cátia Cruz::.. ..::Cátia Cruz::.. 14 de Maio de 2011 às 13:20

O grande mérito deste filme é conseguir, de forma magistral, deixar o espectador na dúvida. Isso acontece graças a excelentes interpretações, óptimos diálogos e uma boa realização.

3.0/5Maria Inês Maria Inês 10 de Março de 2011 às 13:52

Uma boa linha de história, um excelente elenco...talvez o final me tenha desapontado um pouco, mas nada mau.