O Leitor (2008)

The Reader

poster

Sinopse

"O Leitor" começa na Alemanha após a Segunda Grande Guerra Mundial quando o adolescente Michael Berg (David Kross) fica doente e é ajudado por Hanna (Kate Winslet), uma desconhecida com o dobro da sua idade. Michael recupera entretanto da escarlatina e vai à procura de Hanna para agradecer. Ambos são rapidamente arrastados para um apaixonado mas secreto caso amoroso. Michael descobre que Hanna adora que leiam para ela e a relação física entre eles intensifica-se. Hanna deixa-se cativar, à medida que Michael lê alguns clássicos para ela. Apesar da intensa relação entre eles, um dia Hanna desaparece misteriosamente e Michael fica confuso e de coração partido. Oito anos depois, Michael é um estudante de direito que observa os julgamentos de guerra nazis e fica estupefacto ao ver Hanna novamente na sua vida - desta vez como arguida no tribunal. À medida que o passado de Hanna é revelado, Michael desvenda um grande segredo que irá ter impacto na vida de ambos.



Visitantes
Visitantes
4.0 (210 votos)
O meu voto
Login / Registo
PTGate
PTGate
3.8
Crítica
Crítica
3.0 (21 votos)
galeria

Detalhes

Ano: 2008
Estreia nacional: 12 de Fevereiro de 2009 (#7 na 1ª semana)

País: EUA, Alemanha
Género: Drama, Romance
Duração: 123 min.
Classificação: M/16Q
Distribuidora: ZON Lusomundo

Realização:
Stephen Daldry

Intérpretes:
Ralph Fiennes, Kate Winslet, David Kross, Bruno Ganz, Lena Olin

Links:
www.thereader-movie.com (site oficial)
www.apple.com/trailers/weinstein/thereader (trailers)
www.imdb.com/title/tt0976051

A crítica

ver todas
«The Reader» propõe uma diferente perspectiva sobre os dramas do Holocausto, partindo de um insólito amor entre um adolescente (Michael) e uma mulher... mais ››
Paulo Figueiredo, Cinema PTGate
Boas interpretações à parte, é um filme que apela demasiado ao factor sentimental e se torna penosamente insuportável.”
Marco Oliveira, Premiere

Blogs

ver todos
3.5/5"The Reader" por Nuno Reis
A história é bela, mas simples. A adaptação não foi particularmente feliz e os actores estão apenas acima da média. Podia ter sido mais, mas não é filme que convença.”
Antestreia, 13/Dez/2009
4.0/5Crítica: O Leitor / The Reader (2008)
Não seja contudo a Stephen Daldry que congratulo integralmente e sim a Bernhard Schlink, o autor da obra homónima "Der Vorleser"; embora fora o director inglês que palpitara todo o brilhantismo de uma obra-prima, emoldurando O Leitor a um dos melhores filmes do seu ano.”
seeSAWseen, 21/Jul/2009
4.0/5The Reader (2008)
Apesar dos meus ideais, a prestação de Winslet é realmente uma boa valia. The Reader é sobretudo uma fita para apaixonar.”
Cinematograficamente falando, 4/Mar/2009
sugerir um link

Comentários RSS

ver todos Faça login para deixar um comentário.

4.5/5Maria Inês Maria Inês 18 de Janeiro de 2012 às 01:05

Não concordo com qualquer pessoa que diga que este é um filme sobre o Holocausto ou pedofilia. Esses temas são totalmente secundários aqui...considero-o um filme sobre redenção e a questão do segredo - mas quem já tiver visto o filme saberá o verdadeiro segredo que é o de Hanna e que não tem seja o que for a ver com judeus ou amor a crianças.

Como não li o livro, vou evitar comparações. Como filme, achei-o praticamente perfeito: o espectador é, do início ao final do filme, transportado para uma Alemanha fria, tanto quanto os próprios corpos das personagens que são expostos de modo menos sensual e apelativo, e mais agredido e abandonado. O elenco foi bem escolhido, as personagens estão em constante choque entre si (mesmo visualmente), parecem não combinar e ter constantes falhas de comunicação.

No fim, é uma história muito interessante e um dos livros "icónicos" do filme, "Odisseia" de Homero, não podia ter sido melhor escolhido já que é um conto sobre uma viagem de regresso ao que é familiar. Não devemos também esquecer que "Odisseia" fazia parte de uma tradição oral, em que as aventuras dos heróis eram contadas de boca em boca para "o povo", interligando assim com o título do filme, "O Leitor".

4.5/5..::Cátia Cruz::.. ..::Cátia Cruz::.. 25 de Junho de 2011 às 16:03

Não considero que haja filmes perfeitos, por isso não sou capaz de atribuir nota máxima a qualquer película... Este foi um dos poucos exemplares que me fez vacilar na minha convicção... É quase, quase perfeito. Uau.

3.5/5Diogo Pinheiro Diogo Pinheiro 7 de Junho de 2011 às 13:42

É um bom filme, inegável, com Kate Winslet sempre em forma. Mas não me cativou tanto como Pecados Íntimos por exemplo.