Resistentes (2008)

Defiance

poster

Sinopse

Tuvia, Zus e Asael Bielski são três irmãos judeus que vivem na Polónia ocupada pelos nazis na Segunda Guerra Mundial. Eles decidem enfrentar o inimigo e partem em direção a uma floresta na Bielo-Rússia. Lá, os irmãos Bielski unem-se à resistência soviética e fundam uma vila para proteger 1.200 judeus.



Visitantes
Visitantes
3.1 (109 votos)
O meu voto
Login / Registo
Crítica
Crítica
1.8 (5 votos)

Detalhes

Ano: 2008
Estreia nacional: 22 de Janeiro de 2009 (#10 na 1ª semana)

País: EUA
Género: Drama, Guerra
Duração: 137 min.
Classificação: M/12
Distribuidora: ZON Lusomundo

Realização:
Edward Zwick

Intérpretes:
Daniel Craig, Liev Schreiber, Jamie Bell, Mark Feuerstein, Mia Wasikowska

Outros títulos:
Um Ato de Liberdade (Brasil)

Links:
www.defiancemovie.com (site oficial)
www.defiancemovie.co.uk (site oficial)
www.apple.com/trailers/paramount_vantage/defiance (trailers)
www.imdb.com/title/tt1034303

A crítica

(...) a essência da história parece perder-se nas engrenagens da narrativa algo forçada e sem grande sentido artístico.”
Marco Oliveira, Premiere
RESISTENTES não é um filme épico - apesar do orçamento -, mas uma produção atabalhoada (...) O resultado final é um esvaziamento dramático dos acontecimentos do ponto de vista humano em prol de um... mais ››
Jorge Pinto, Premiere

Blogs

ver todos
4.5/5Defiance (Resistentes)
Um grande filme sobre a II guerra mundial. Um bom elenco, uma boa realização e um argumento muito bem apresentado.”
Take 44, 12/Fev/2009
2.5/5"Defiance" por Ricardo Clara
Assim, no seu todo, um drama simpático com uma história interessante, ambientado na música de James Newton Howard, nomeado para Óscar, mas que nada acrescenta de novo”
Antestreia, 7/Fev/2009
2.0/5Defiance (2008)
O Pianista acompanhado por pipocas, onde a falta de espessura do drama estraga qualquer ponto de interesse do filme, ao menos o português Eduardo Serra encontra-se em alta, como director de fotografia.”
Cinematograficamente falando, 4/Fev/2009
sugerir um link

Comentários RSS

ver todos Faça login para deixar um comentário.

2.5/5Diogo Silva Diogo Silva 20 de Março de 2011 às 21:24

As performances e o ambiente são impecáveis, assim como as cenas de acção, mas chega numa altura em que há melhores alternativas no seu género e apenas se pode recomendar como entretenimento...

3.5/5jonas jonas 9 de Janeiro de 2010 às 17:29

Supreendeu-me pela positiva..nao esperava que fosse tao prazivel. Bom argumento e boas interpretações, numa realização que podia ser melhor, mas que é satisfatória. 3.5*

André Manuel Dias Amorim André Manuel Dias Amorim 4 de Agosto de 2009 às 15:44

Resistentes não é apenas mais um filme da segunda guerra mundial, Resistentes é um retrato minimamente fiel, da história de um grupo de irmãos que com a sua coragem e vontade de viver, salvaram a vida a mais de 1200 judeus, aquando da ocupação germânica por terras alheias.

Com um elenco forte, onde se destacam nomes como Daniel Craig e Liev Schreiber, este filme não nos consegue deixar indiferentes ao drama vivido pelos irmãos Bielski. A nível argumentativo, considero o filme bastante razoável, achando apenas que por vezes cai em diálogos excessivamente “clichés”, que invariavelmente acabam por tirar algum peso e sentido à história. As interpretações são sólidas, em particular Liev Schreiber que acenta que nem uma luva no papel do irmão mais renegado e decidido, “Zus Bielski”, já Jamie Bell foi uma boa surpresa no papel de “Asael Bielski”, que se vê obrigado a crescer para acompanhar os seus irmãos, e Daniel Craig, que têm aqui um dos papeis mais ricos com que se deparou na sua carreira, acaba por não desperdiçar e encarar bem o papel de “ Tuvia Bielski”, o líder dos Bielskis. A nível de actores secundários, creio que as escolhas foram bem feitas, tendo de destacar também Mark Feuerstein, nem que seja por aquilo que representa ao longo do filme.

Já a nível técnico, a banda sonora foi algo que poderia ter levado este filme a outro patamar, coisa que não acontece muito infelizmente, e a nível de fotografia somos contemplados com belas paisagens e momentos bastante agradáveis para os nossos olhos, tal como de resto o realizador Edward Zwick nos têm habituado ao longo da sua curta mas boa carreira, onde já constam filmes de peso como é o caso de " Diamante de sangue " ou " O ultimo Samurai ".

Concluindo e para todos os que vão á espera de um filme carregado de drama ou de um simples filme de acção, desenganem-se, Resistentes vai além disso e presenteia-nos com 2 horas de cinema de qualidade e entretenimento, sendo que a frase que prevalece no fim é " Freedom begins with an act of defiance! ".