O O Complexo Baader Meinhof (2008)

The Baader Meinhof Complex

poster

Sinopse

Alemanha, anos 70. Ataques bombistas, a ameaça do terrorismo e o medo do inimigo interno corroem os pilares de uma democracia ainda frágil. Os filhos radicais da geração Nazi, liderados por Andreas Baader, Ulrike Meinhof e Gudrun Ensslin, travam uma violenta guerra contra o que consideram a nova forma de fascismo: o imperialismo americano apoiado pelo estado. O seu objectivo é criar uma sociedade mais humana mas, ao aplicar métodos desumanos, não só espalham sangue e terror, como perdem eles próprios os seus valores. O homem que melhor os entende é também quem está encarregue de os perseguir: Horst Herold, o chefe da polícia. E embora esteja a ser bem sucedido na sua tarefa, Herold sabe que está a lidar apenas com a ponta do iceberg.



Visitantes
Visitantes
3.5 (21 votos)
O meu voto
Login / Registo
Crítica
Crítica
1.0 (2 votos)

Detalhes

Ano: 2008
Estreia nacional: 29 de Janeiro de 2009
Estreia mundial: 25 de Setembro de 2008

País: Alemanha, França, Rep. Checa
Género: Drama, Thriller
Duração: 150 min.
Classificação: M/16
Distribuidora: ZON Lusomundo

Realização:
Uli Edel

Intérpretes:
Martina Gedeck, Moritz Bleibtreu, Johanna Wokalek, Bruno Ganz, Alexandra Maria Lara

Outros títulos:
O Grupo Baader Meinhof (Brasil)

Links:
www.thebaadermeinhofcomplex.com (site oficial)
www.imdb.com/title/tt0765432

A crítica

(...) podia ser um filme extraordinário (...) O resultado é de uma competência sem mácula, da fina flor dos actores germânicos a uma reconstituição de época incrível. Infelizmente, faz tábua-rasa da... mais ››
Francisco Ferreira, Expresso

Blogs

4.0/5The Baader Meinhof Complex, por Joana Queiroz
Der Baader Meinhof Komplex mostra que o cinema europeu é bastante valioso, e que consegue ser mais consistente do que o americano. É um filme denso e fascinante, porém poderia ser melhor em alguns aspectos. Retrata um pedaço de História alemão que as pessoas deviam conhecer.”
Depois do cinema..., 12/Fev/2011
4.5/5Crítica - O Complexo de Baader Meinhof
Após o visionamento de “Der Baader Meinhof Komplex” só podemos concluir que a Alemanha voltou a brindar o mundo com uma genial obra cinematográfica sobre a sua negra e polémica história contemporânea. Um filme altamente recomendável.”
Portal Cinema, 30/Jan/2009
3.5/5"Der Baader Meinhof Komplex" por Nuno Reis
Num filme de duas horas e meia (três na televisão alemã) é sempre fácil cometer erros. A primeira metade é muito apagada, mas a segunda compensa. É mais intimista, reflexiva e a mudança de cenário nunca quebra o ritmo da narrativa.”
Antestreia, 30/Jan/2009
sugerir um link

Comentários RSS

ver todos Faça login para deixar um comentário.

3.5/5Valverde Valverde 28 de Maio de 2009 às 00:32

Uma demonstração de uma Alemanha em estado de revolução, levada a cabo por uma realização misturada entre momentos a alto e baixo ritmo. No final, fica uma ideia no ar, no entanto, não suficiente para que o filme valha as quase 3 horas em que rola.

3.5/5mfmt mfmt 6 de Fevereiro de 2009 às 19:54

Perde-se em alguns momentos mas não deixa de ser uma belíssima e fulgurante obra cinematográfica. A ver.