9 (2009)

poster

Sinopse

Quando 9 (Elijah Wood), um pequeno boneco de serapilheira, ganha vida, vê-se no meio de um mundo pós-apocalíptico. Todos os humanos desapareceram mas, por mera sorte, ele encontra uma pequena comunidade de bonecos como ele, que se escondem de assustadoras máquinas as quais vagueiam pela terra com a intenção de lhes fazer mal. Apesar de ser o neófito do grupo, 9 convence os outros que esconderem-se não lhes traz qualquer vantagem. Se querem sobreviver, eles têm de contra atacar e tentar descobrir porque razão é que as máquinas os querem destruir. O que se segue é uma grande aventura onde este herói improvável lidera as suas tropas na batalha, descobrindo que um bando de guerreiros em miniatura poderá ser a última esperança da humanidade.



Visitantes
Visitantes
3.6 (78 votos)
O meu voto
Login / Registo
PTGate
PTGate
3.5
Crítica
Crítica
3.0 (3 votos)
galeria

Detalhes

Ano: 2009
Estreia nacional: 06 de Maio de 2010 (#10 na 1ª semana)
Estreia mundial: 09 de Setembro de 2009

País: EUA
Género: Animação, Fantástico, Ficção Científica
Classificação: M/12Q
Distribuidora: ZON Lusomundo

Realização:
Shane Acker

Intérpretes:
Elijah Wood, John C. Reilly, Jennifer Connelly, Martin Landau, Christopher Plummer

Outros títulos:
Nine
9 - A Salvação (Brasil)

Links:
www.filminfocus.com/focusfeatures/film/9 (site oficial)
www.apple.com/trailers/focus_features/9 (trailers)
www.imdb.com/title/tt0472033

A crítica

Um famoso lote de actores (Christopher Plummer, Elijah Wood, Martin Landau, John C. Reily, Crispin Glover, Jennifer Connelly), dá voz aos personagens... mais ››
Paulo Figueiredo, Cinema PTGate
(...) um projecto muito peculiar, não exactamente para crianças, não exactamente para adultos (...) tem, no entanto, âncoras que vão motivando inquirições e despertando a curiosidade”
Jorge Leitão Ramos, Expresso

Blogs

ver todos
3.0/59
Reconhecido pela sua estética gótica e negra, os CGI encontram-se formidáveis adaptando de forma versátil às sequências de acção que consolidam o argumento quase desfragmentado pela imensidão de ideias e lógicas (é inevitável os certos ares de Terminator ou 2001 – A Space Odyssey), mas fundamentado pela mensagem da alma como arma de destruição e reunião.”
Cinematograficamente falando, 6/Nov/2010
3.0/59
Vale sobretudo pela componente técnica (extremamente cuidada), por um ou outro momento mais esgalhado e pela componente de reflexão que eventualmente provoca. De resto, 9 não se destaca assim tanto.”
35mm, 2/Jul/2010
3.0/59, por Tiago Ramos
A técnica, originalidade e mensagem de esperança, sobrevivência e companheirismo tornam-no uma interessante fonte de entretenimento.”
Split Screen, 15/Jun/2010
sugerir um link

Comentários RSS

ver todos Faça login para deixar um comentário.

3.5/5Diogo Pinheiro Diogo Pinheiro 5 de Outubro de 2013 às 12:47

Um filme simples e original. Vale a pena.

4.0/5Adrix Adrix 2 de Julho de 2010 às 14:26

9 é inovador, surpreendente e original ... diria estas definidas qualidades para um filme que infelizmente "passou ao lado" de muitos bons cinéfilos.

Não sendo para todos os gostos por não ser muito apelativo, mas vale apena.

4.0/5Mike20 Mike20 17 de Junho de 2010 às 00:14

Acho que está muito bom. Apesar de achar que falta ali qualquer coisa... talvez mais diálogo... O final está muito giro! 4*