Parnassus - O Homem que Queria Enganar o Diabo (2009)
The Imaginarium of Doctor Parnassus
Sinopse
O Dr. Parnassus é um velho mágico amaldiçoado. Em troca da vida eterna, entregando ao diabo a alma do seu primeiro descendente no dia em que completasse 16 anos. Durante séculos, ele e o seu espectáculo ambulante percorreram cidades, oferecendo a cada pessoa um mundo fantasista e onÃrico onde cada um pode escolher entre as alegrias simples e os prazeres sombrios. Mas a mais amarga de todas as horas finalmente chega e o grande mestre da imaginação tem de saldar a sua dÃvida...
Detalhes
Ano: 2009
› Estreia nacional: 25 de Março de 2010 (#9 na 1ª semana)
País: França, Canadá, Reino Unido
Género: Aventura, Fantástico
Duração: 122 min.
Classificação: M/12
Distribuidora: Ecofilmes/Vitória Filme
Realização:
Terry Gilliam
Intérpretes:
Johnny Depp, Heath Ledger, Jude Law, Colin Farrell, Christopher Plummer
Links:
www.doctorparnassus.co.uk (site oficial)
www.youtube.com/watch?v=7GHANKF2fPw (trailers)
www.imdb.com/title/tt1054606
A crítica
(...) a bizarria pela bizarria é coisa perigosa quando não se tem nada a dizer.”Vasco Baptista Marques, Expresso
O resultado é um filme algo esquizofrénico que, todavia, não deixa de ter os seus encantos.”Nuno Carvalho, Diário de NotÃcias
Blogs
É uma experiência única, uma viagem pelo nosso cérebro, mesmo com algumas falhas e aspectos incontornávelmente negativos. Rico em talento, algum humor negro, efeitos especiais e excelentes ideais. Aconselho vivamente para aqueles que gostam da arte do cinema.”Depois do cinema..., 9/Set/2010
The Imaginarium of Doctor Parnassus é assim, um agregado de pequenos grandes momentos, aqueles que se mantêm quando acabamos por fazer a nossa própria edição do filme na memória.”Split Screen, 5/Abr/2010
(...) Parnassus – O Homem Que Queria Enganar o Diabo será relembrado como o último filme de Heath Ledger, que empresta aqui a sua alma, não ao diabo literalmente, mas sim a uma personagem multi-facetada, dito na cultura popular, um sujeito com várias caras. (...) O melhor – a imaginaria visão barroca do mundo de Gilliam”Cinematograficamente falando, 4/Abr/2010