Pare, Escute, Olhe (2009)

poster

Sinopse

Dezembro de 91. Uma decisão política encerra metade da centenária linha ferroviária do Tua, entre Bragança e Mirandela. Quinze anos depois, o apito do comboio apenas ecoa na memória dos transmontanos. A sentença amputou o rumo de desenvolvimento e acentuou as assimetrias entre o litoral e o interior de Portugal, tornando-o no país mais centralista da Europa Ocidental. Os velhos resistem nas aldeias quase desertificadas, sem crianças. A falta de emprego e vida na terra, levam os jovens que restam a procurarem oportunidades noutras fronteiras. Agora, o comboio que ainda serpenteia por entre fragas do idílico vale do Tua, é ameaçado por uma barragem que inundará aquela que é considerada uma das três mais belas linhas ferroviárias da Europa.



Visitantes
Visitantes
3.8 (9 votos)
O meu voto
Login / Registo
Crítica
Crítica
3.0 (4 votos)
galeria

Detalhes

Ano: 2009
Estreia nacional: 08 de Abril de 2010

País: Portugal
Género: Documentário
Duração: 100 min.
Classificação: M/6
Distribuidora: Costa do Castelo

Realização:
Jorge Pelicano

Intérpretes:

Links:
www.costacastelo.pt/pareescuteolhe (site oficial)

A crítica

(...) soberbo filme (...) Pelicano denuncia com humor, emoção e melancolia”
Eurico de Barros, Diário de Notícias

Blogs

Comentários RSS

ver todos Faça login para deixar um comentário.

Pedro Carvalho Pedro Carvalho 10 de Abril de 2010 às 12:47

Excepcional, poderoso e verídico. Já a muito que tal como eu toda a plateia não queria abandonar a sala, bem como não se inibia de aplaudir. Impossível sair desta experiencia sem vontade de melhorar este Portugal dos Pequenitos.

5.0/5Miguel Correia Miguel Correia 22 de Novembro de 2009 às 11:39

Ao ver o trailer, não tenho qq dúvida que este documentario comfirma o grande talento do Jorge Pelicano. Acertou em cheio... e merece ser descutido. Como é possível destruir uma linha com um potencial turistico enorme...