Assalto ao Santa Maria (2009)

poster

Sinopse

Zé (Pedro Cunha) é um jovem emigrante português que em 1960 passa por um período difícil na Venezuela - o trabalho é escasso e as perspectivas poucas para tantos sonhos. O acaso coloca no seu caminho o capitão Henrique Galvão (Carlos Paulo), um dos mais proeminentes opositores do regime do ditador Salazar.

Fascinado por Galvão, Zé junta-se a um grupo de exilados políticos portugueses e galegos que, sob o comando do militar português, preparam a mais sensacional acção de protesto jamais levada a cabo: o assalto e ocupação do paquete "Santa Maria", jóia da coroa da marinha lusitana.

O assalto, que começa no dia 21 de Janeiro de 1961, no porto venezuelano de La Guaira, leva Henrique Galvão e os seus homens a navegar pelo Atlântico Sul durante onze dias inesquecíveis. Perseguidos pela esquadra americana e escrutinados pela imprensa internacional, os assaltantes do "Santa Maria" têm de lutar contra as tensões internas, as tentativas de sabotagem e o descontentamento dos passageiros, ao mesmo tempo que tentam passar ao mundo uma mensagem de liberdade e esperança contra as ditaduras da Península Ibérica.

Mas para Zé essa viagem vai ser muito mais do que a aventura perigosa e visionária que a história registará. Vai ser também o palco para uma extraordinária história de amor com Ilda, uma passageira portuguesa, jovem, cujo destino se entrelaça inexoravelmente com o seu. Uma paixão intensa pela qual vale a pena viver, tanto quanto vale a pena morrer pelo ideal da liberdade.



Visitantes
Visitantes
2.0 (5 votos)
O meu voto
Login / Registo
Crítica
Crítica
1.5 (2 votos)
galeria

Detalhes

Ano: 2009
Estreia nacional: 23 de Setembro de 2010

País: Portugal
Género: Drama
Duração: 104 min.
Classificação: M/12
Distribuidora: ZON Lusomundo

Realização:
Francisco Manso

Intérpretes:
Carlos Paulo, Leonor Seixas, Pedro Cunha

Links:
www.imdb.com/title/tt1202513

Blogs

1.5/5Assalto ao Santa Maria
Salazarismo á mexicana!”
Cinematograficamente falando, 7/Jun/2012
sugerir um link

Comentários RSS

ver todos Faça login para deixar um comentário.

1.5/5Hugo Gomes Hugo Gomes 21 de Maio de 2011 às 20:41

Um filme meio amador

3.5/5Francisco Francisco 25 de Abril de 2011 às 12:09

Um bom filme, bem conseguido ao nível cinematográfico, com boas representações e recursos acima do esperado para um filme nacional. Ao nível de rigor histórico, também melhor do que esperava, mas com algumas falhas.

Pena é que um filme destes sirva para propaganda... ainda para mais transmitido pela televisão numa altura em que mais parece que nos querem fazer uma lavagem cerebral, querendo-nos enfiar na cabeça dogmas sobre o Estado Novo ("É MAU") e sobre o 25 de Abril ("SALVADOR DE PORTUGAL").