O Substituto (2011)

Detachment

poster

Sinopse

Henry Barthes é um educador com grande talento para estabelecer ligação com os seus alunos. No entanto, Henry optou por enterrar o seu dom. Passando os dias como professor substituto, evita convenientemente quaisquer ligações emocionais ao não ficar tempo suficiente em lado nenhum para se apegar quer a alunos, quer a colegas. Quando é colocado numa escola pública, onde uma direção frustrada e esgotada criou um corpo estudantil apático, Henry torna-se rapidamente num exemplo para os jovens desafeiçoados. Ao descobrir uma ligação emocional improvável com os alunos, os professores e uma adolescente foragida que recolhe das ruas, Henry apercebe-se de que não está sozinho na sua luta de vida e de morte para encontrar beleza num mundo aparentemente cruel e sem amor.



Visitantes
Visitantes
3.6 (22 votos)
O meu voto
Login / Registo
Crítica
Crítica
3.0 (1 voto)

Detalhes

Ano: 2011
Estreia nacional: 15 de Novembro de 2012
Estreia mundial: 01 de Fevereiro de 2012

País: EUA
Género: Drama
Duração: 97 min.
Distribuidora: Alambique

Realização:
Tony Kaye

Intérpretes:
Adrien Brody, Christina Hendricks, Marcia Gay Harden

Links:
www.imdb.com/title/tt1683526

Blogs

4.5/5Detachment
Disfarçado de produto que pisca ao realismo dramático (...) aponta mais do que um simples drama sobre um professor e os seus alunos, mas sim um reflexo para o estado decadente do ensino, a violência e cada vez mais a pseudo-emanicipação dos alunos e a ingrata tarefa dos professores, marcado pela crueldade dos instruendos e pelo pouco apreço de que são vistos pelo seu trabalho.”
Cinematograficamente falando, 17/Jan/2013
2.5/5Crítica a «O Substituto», por André Olim
O Substituto nunca chega a atingir o potencial da sua história ou do seu bom elenco. Parecendo a momentos mais um documentário do que um drama, resulta numa edição desordenada de enredos que parecia desejar seguir, mas que foi deixando de parte, puramente esquecidos, para manter o foco numa personagem de Brody que, embora ao seu melhor nível, é tão confusa e incompleta quanto o filme em si.”
terceirotake.blogspot.pt, 15/Nov/2012
sugerir um link

Comentários RSS

ver todos Faça login para deixar um comentário.

3.5/5..::Cátia Cruz::.. ..::Cátia Cruz::.. 30 de Maio de 2013 às 11:58

Envolvente, impactante, relevante.

"Whatever is on my mind, I say it as I feel it, I´m truthful to myself; I´m young and I´m old, I´ve been bought and I´ve been sold, so many times. I am hard-faced, I am gone. I am just like you."

:)