O Mordomo (2013)

The Butler

poster

Sinopse

Baseado em fatos verídicos, o filme conta a história de um mordomo negro que serviu 8 presidentes na Casa Branca, durante o período de 1952 e 1986. A partir deste ponto de vista único, o filme traça as mudanças dramáticas que abalaram a sociedade Americana, desde o movimento pelos Direitos Civis, até à Guerra do Vietname, e a forma como essas mudanças afetaram a vida e a família deste homem.



Visitantes
Visitantes
3.4 (14 votos)
O meu voto
Login / Registo

Detalhes

Ano: 2013
Estreia nacional: 05 de Setembro de 2013

País: EUA
Género: Biografia, Drama

Realização:
Lee Daniels

Intérpretes:
Liev Schreiber, Alex Pettyfer, John Cusack, Robin Williams, James Marsden, Alan Rickman, Jane Fonda, Forest Whitaker, Terrence Howard, Cuba Gooding Jr., Vanessa Redgrave, Melissa Leo

Links:
www.imdb.com/title/tt1327773

Blogs

3.0/5«O Mordomo» – Os direitos civis dos negros vistos por um homem simples
“O Mordomo†é um filme interessante apenas pela sua história e pelo elenco, pois consegue resumir de forma dura e crua o drama sentido pelos negros na América durante mais de três décadas, que lutaram pela igualdade dos direitos civis.”
www.cinema7arte.com, 9/Set/2013
3.5/5Crítica a «O Mordomo», por André Olim
Sempre à procura do equilíbrio entre a lição histórica e a intervenção nos acontecimentos, O Mordomo transforma uma jornada pessoal num caso de reflexão social e política onde os bastidores são o palco principal.”
terceirotake.blogspot.pt, 6/Set/2013
sugerir um link

Comentários RSS

ver todos Faça login para deixar um comentário.

Valverde Valverde 1 de Janeiro de 2014 às 17:07

Forest Whitaker é um grande actor, independentemente de contracenar com algumas das piores performances secundárias do ano. The Butler é um resultado mediano que acompanha numa narrativa ao estilo de Forrest Gump, décadas importantes na luta contra o racismo e o direito de igualdade de cada cidadão. A verdade é que o personagem de Whitaker até parece mais autêntico que Forrest Gump, porém a forma como a história aqui é contada nem aos calcanhares chega da fita de Robert Zemeckis. Mas como Forrest Gump não é para aqui chamado, The Butler, como fita unica e independente não é uma desilusão - pelo menos para mim - nunca esperei muito mais de Lee Daniels, um bom realizador, sem dúvida, mas com tendência a envolver-se em argumentos algo minados, tendenciosos, dirigidos a uma América numa complicada e finíssima linha onde ainda nos dias de hoje o racismo é o grande mal da mente. É como se ainda não se soubesse ao certo como diferenciar e aliar Martin Luther King e Malcolm X.