12 Anos Escravo (2013)

poster

novo comentário

Para submeter um comentário faça login ou registe-se

comentários RSS

José José 17 de Janeiro de 2014 às 02:53

Bom filme? e grandes interpretações. Ainda que ficcionada, uma verdadeira prova da, outrora, hedionda cultura americana.
Atenção que o realizador não é o Steve McQueen "americano" indicado pelo site.

4.0/5André Filipe Moreira Santos André Filipe Moreira Santos 11 de Janeiro de 2014 às 22:36

FINALMENTE um bom filme nos cinemas portugueses... 4*

Valverde Valverde 10 de Janeiro de 2014 às 17:35

... Existe um momento no filme em que Solomon nos olha diretamente, para cada um de nós, e nos seus olhos está exatamente uma história real que não deve ser apagada. A proeza de 12 Years a Slave, mais do que o choque, mais do que a brutalidade, mais do que o racismo, mais do que o ódio, mais do que a pena? aquilo que o filme teve a coragem de mostrar como nenhum outro fez, foi a humilhação. E este é um sentimento arriscado de se criar num filme e de passar para o espectador. Steve McQueen merece um louvor por ter falado sobre este crime contra a humanidade sem nunca cair num terreno tendencioso nem geralmente aceitável. O realizador britânico é um provocador, mas de bom gosto, ainda que difícil de digerir. 12 Years a Slave, acredito, têm o seu lugar na história do cinema ao lado da Lista de Schindler e merece ser estudado nas escolas para que os miúdos de hoje e homens de amanha não se esqueçam que mesmo as leis universais, o chamado senso comum, o que nos torna humanos, podem ser quebradas a qualquer momento. É frágil a linha que caminha entre a humanidade e a loucura desumana. Chiwetel Ejiofor é perfeito no seu personagem Solomon, que larga o seu direito de viver para passar a sobreviver. Chega mesmo ao ponto de deixar a sua dignidade merecida por se achar imerecido dela em função daqueles que ainda estão mais marginalizados. É realmente um argumento brilhante, este de John Ridley, onde também pontifica mais uma brutal e insana interpretação de Fassbender e uma excelente fotografia e banda sonora que fecham esta fita que afirmo, sem precisar de esperar pelo teste do tempo, ser um dos melhores filmes de sempre.

5.0/5Pedro Afonso Pedro Afonso 9 de Janeiro de 2014 às 15:30

Acho que este filme está muito bem conseguido. Uma história consistente, muito bem escrita.
Chiwetel Ejiofor tem em "12 Anos Escravo" uma brilhante interpretação, acho que consegui interpretar este escravo negro - o Solomon Northup de maneira que foi como se tivesse vivido aquela história. Foi fantástico!

5.0/5Tiago Rodrigues Tiago Rodrigues 3 de Janeiro de 2014 às 12:44

Este filme é um verdadeiro murro no estômago, muito pesado mas fabuloso.
A interpretação de Chiwetel Ejiofor é fantástica.

Adorei tudo neste filme 5************