Cubo (1997)

poster

novo comentário

Para submeter um comentário faça login ou registe-se

comentários RSS

3.5/5..::Cátia Cruz::.. ..::Cátia Cruz::.. 27 de Junho de 2011 às 15:28

Gosto muito deste tipo de filme que nos deixa completamente colados ao ecrã, envoltos numa teia de crescente mistério e perspicácia. Uma boa surpresa.

3.0/5João Miguel João Miguel 26 de Fevereiro de 2010 às 19:39

O melhor da trilogia!

7/10

3.0/5Luís Fonseca Luís Fonseca 26 de Junho de 2009 às 04:01

mas sou o unico que achei o filme muito fraco?

4.0/5BitterSoldier BitterSoldier 20 de Maio de 2009 às 21:55

Filme interessante mas aborrecido.
O filme passa-se todo dentro do cubo e torna-se cansativo.

3.5/5mamc mamc 17 de Maio de 2009 às 12:46

filme bastante interessante... no entanto quem gostou deste filme recomendo vivamente a nao ver os outros dois..

3.5/5Filipe Nunes Filipe Nunes 23 de Fevereiro de 2009 às 00:50

Original, sem dúvida, mas com alguns elementos "estranhos". Contudo, tais elementos não são suficientes para estragar o filme que foi, para mim, uma revelação.
3.5/5

4.0/5kimERA kimERA 12 de Janeiro de 2008 às 03:42

O filme tem uma grande ideia e parte dela até é muito bem conseguida, tem partes bastante interessantes de acompanhar e aquele suspense do que poderá estar no outro lado sempre que se abre uma janela passa na perfeição para o espectador mas parece que fica muita coisa por explicar, e confesso acabei por não perceber muito bem o final.

5.0/5membio membio 2 de Outubro de 2007 às 00:56

é um filme que prima pela originalidade, um conceito diferente que é centrado mais no aspecto dos conflitos entre os personagens do que propriamente na solução ou interpretação do "cubo". Excelente direcção de actores, design do cenário e exploração do simples argumento. As sequelas não fazem justiça em relação a este porque invitávelmente procuram descobrir e aprofundar mais sobre o mistério do cubo do que compreender a complexa relação humana com o desconhecido.

4.0/5jonas jonas 10 de Junho de 2007 às 19:29

Bom filme...4*

F!uscas
F!uscas 11 de Abril de 2006

á muita coisa que fica por explicar com um filme destes... o filme até é geitoso... em termos de história, pode ser péssimo... mas quem gosta de acompanhar filmes que se desenvolvem pela lógica e em que os humanos tÊm de se ajudar mutuamente, ao mesmo tempo que erram tão a um passo da morte... e tão aqui têm um filme que quase se pode chamar de terror... a verdade é que não se sabe ao certo o que deveremos de ter medo... fica muita coisa sem explicação que nem mesmo ao ver o terceiro se percebe... com actores que até se desenrascam... com um argumento frouxo que causa um bocado de raiva... e com cenas de demonstrar uma morte diferente é o que oferece este filme... F!uscas

Joao Nogueira
Joao Nogueira 11 de Fevereiro de 2006

O que me leva a considerar este como um dos melhores filmes de sempre (dentro do género) é a simplicidade com que é feito e a forma fria e crua como se desenvolve a história. O canadiano Vincenzo Natali (que escreveu e realizou este filme com pouquíssimos meios) optou e muito bem, por não perder tempo com explicações sobre a autoria e/ou o propósito de tal estrutura (isso fica a cabo do espectador e assim cada qual tecerá a sua própria especulação) centrando todo o filme na relação entre as personagens e na exploração de sentimentos que nos atormentam a todos (claustrofobia, medo, desconfiança, paranóia). Os actores são praticamente desconhecidos (a maioria deles mais habituados à televisão que ao cinema), mas são aqui puxados até ao limite pelo realizador, que habilmente conduz o filme como se fosse uma peça de teatro; os diálogos são bastantes intensos (em vez das idiotices monofrásicas que habitualmente servem de argumento a este tipo cinema) e a transfiguração física dos actores ao longo do filme é notória e nada forçada. A utilização de planos muito apertados e de enquadramento pouco convencional ajuda a criar um clima desconfortável que rapidamente contagia o espectador ao ponto deste se sentir ele próprio dentro do cubo (Um exemplo - alguém será capaz de abrir a boca no cubículo com a armadilha activada pelo som? Lembro-me que quando vi este filme no cinema nem um sussurro se ouviu numa sala repleta!). Um filme notável e absolutamente imperdível!

http://frameaframe.blogspot.com

Kr3ss93
Kr3ss93 17 de Dezembro de 2005

Não há palavras para descrever este filme! 5 *

PedroAC
PedroAC 3 de Julho de 2005

- Um filme excelente, de facto clautrofóbico e paranóico, com óptimo desenvolvimento de personagens.

O filme abre com uma cena muito interessante, num ambiente claustrofóbico e estranho, terminando de modo espectacular. Começamos logo por entender que pessoas estão presas numa espécie de labirinto armadilhado, como cobaias.
Houve um reaproveitamento de um cubículo para ser usado durante a filmagem, transmitindo a ilusão de salas diferentes por diferentes técnicas inteligentes, que provoca uma sensação de aperto visual.
As personagens estão muito bem construídas, verifica-se a sua evolução ao longo do filme, dando uma personalidade credível e mostrando verdadeira emoção de desespero nos seus comportamentos. Elas próprias perguntam-se como foram parar à prisão, e pensam em várias teorias conspiratórias ou pessimistas que podem contagiar a paranóias.
O filme também tenta mostrar o lado matemático em três dimensões, no entanto parece-me estranho uma pessoa com conhecimento matemático abrangente e invulgar habilidade ao cálculo mental demorar a entender certos cálculos.

parágrafo para quem já viu o filme:

tentem resolver o primeiro problema matemático - reparem que os dois números são fáceis, pois são múltimos de 2 e 5 respectivamente, no entanto no filme há maior hesitação no cálculo em relação ao último número, que é muito mais difícil (11 vezes 59, se bem me lembro...).

Existem muitos momentos de suspense, algum humor face à situação dos prisioneiros e apelo racional. Pode ser necessário rever para entender e apreciar. No fim ficam várias especulações; algumas respostas na sequela "Cube 2:Hypercube" são insatisfatórias, mas é dito que "Cube Zero" é interessante nesse aspecto, mas não o vi para dar minha opinião.

joão costa
joão costa 10 de Fevereiro de 2004

grande filme,onde o panico transparece para publico todo o medo claustrofóbico!argumento e desenlace fantasticos.melhor que o 2ºsendo este um tipo de filme unico

Bruno Resende
Bruno Resende 30 de Dezembro de 2003

Conceito e realização genial! Inovador em todos os aspectos e claustrofóbicamente incrivel. Inquietante do principio ao fim explorando ao limite o desespero humano e suas consequentes acções. Um dos melhores filmes de sempre!

João Carlos
João Carlos 28 de Outubro de 2003

Apesar de poucas pesoas conhecer o filme,não acredito que esse filme não foi sucesso no cinema, pois é um filme fantartico.
Eu ainda não vi o cubo2 mais se seguir o mesmo coceito do cubo vai ser bom.

LGOliveira
LGOliveira 19 de Outubro de 2003

Aluguei recentemente esse filme e achei-o interessante.Fiquei compenetrado com a desenvoltura do roteiro que em algum momento se perdeu. o desfecho é um tanto "surreal" ( como aquele policial conseguiu acompanhá-los com tanta rapidez? )
Aliás, surreal é um adjetivo muito bom pra classificar esse filme. Assistam sem grandes pretenções se quiserem ficarem fantásticados como eu!

JFSousa
JFSousa 16 de Outubro de 2003

Bom filme, mas poderia serem excelente se tivese mas acçao.