Alexandre, O Grande (2004)

Alexander

poster

Sinopse

Ele era um homem com múltiplas facetas. Um guerreiro destemido e ambicioso, que conduziu o seu exército contras as numerosas forças persas. Um filho desesperadamente à procura de aprovação do pai. Um conquistador incansável. Um visionário. Ele era Alexandre, o Grande.



Visitantes
Visitantes
2.8 (188 votos)
O meu voto
Login / Registo
PTGate
PTGate
1.0

Detalhes

Ano: 2004
Estreia nacional: 02 de Dezembro de 2004
Estreia mundial: 21 de Novembro de 2004

País: EUA, Reino Unido, Alemanha, Holanda
Género: Aventura, Guerra, Drama

Realização:
Oliver Stone

Intérpretes:
Colin Farrell, Angelina Jolie, Val Kilmer, Anthony Hopkins, David Bedella, Rosario Dawson, Jared Leto, Christopher Plummer, Jonathan Rhys Meyers

Links:
alexanderthemovie.warnerbros.com (site oficial)
www.apple.com/trailers/wb/alexander (trailers)
www.imdb.com/title/tt0346491

A crítica

ver todas
A maior sensação que se traz deste filme é a de esbanjamento. De meios, de tempo, de engenho, de tudo (...) poderia esperar-se tudo, mas não que fosses (quase) uma maçadoria.”
Jorge Leitão Ramos, Expresso
(...) eu, que até nem aprecio a obra de Oliver Stone, pareço ser o único a sair em defesa do seu último trabalho (...) ALEXANDRE O GRANDE merece ser visto com menos preconceitos.”
Manuel Cintra Ferreira, Expresso

Blogs

4.0/5Alexandre - o Grande (2004)
Como o preconceito mata um filme. Falharam os efeitos especiais e, ainda que menos, o guarda-roupa. De resto, Alexandre, O Grande é um filme muito bom.”
Cineroad, 7/Set/2008
sugerir um link

Comentários RSS

ver todos Faça login para deixar um comentário.

2.5/5..::Cátia Cruz::.. ..::Cátia Cruz::.. 21 de Setembro de 2011 às 13:35

O filme é excessivo em todos os aspectos, tornando-se mais "fogo de vista" do que outra coisa. Três longas horas de acção não conseguiram fazer jus à verdadeira lenda viva que foi Alexandre. E isso quer dizer alguma coisa... Faltou-lhe, sobretudo, verdade e convicção. Fiquei desiludida...

1.5/5Liliana Liliana 17 de Março de 2009 às 14:31

Sim, claro que em História nunca há 100% certezas (aliás, isto é aplicável a qualquer área do conhecimento...e é ainda mais evidente em Ciência...o que é verdade hoje, pode não ser amanhã...e ainda bem que assim é, pois é dessa forma que se evolui). Fiquei muito desiludida com este filme...e quando disse "fugiu da verdadeira história de Alexandre" queria dizer que o filme centraliza-se demasiado em alguns aspectos que, para mim, não são tão relevantes como outros que não foram sequer abordados (ou foram, mas de passagem).

1.5/5Filipe Nunes Filipe Nunes 17 de Março de 2009 às 00:29

A história é contada com o recurso a muitos elementos, sejam eles a tradição oral (que, claramente, se perde muito com o tempo pois "quem conta um conto...") quer, e sobretudo, a arqueologia. Mesmo assim, nunca se pode, de facto, dizer que um facto ocorrido à mais de 1000 anos seja 100% verdadeiro. Mas então, para ti Eldest, qualquer filme histórico (seja ele passado na Idade Média (ou posterior), época Romana ou anterior) é sempre ficção? Não é, mas pode ter contornos ficcionados para tornar a história mais atraente e acessível a todos. Também podemos questionar elementos da IIª Guerra Mundial, apesar de ainda existirem pessoas que passaram por isso. Mas, quem nos garante que a verdade delas é mais verdadeira que a contada pelo outro lado da questão?! É isto que é fascinante na arqueologia: é a história, o passado, em mutação constante, um aprender a cada bocado de sigillata que tiras do solo, a cada fragmento de cerâmica, a cada ponta de seta.