North Country - Terra Fria (2005)

North Country

poster

Sinopse

O que Josey Aimes quer é um emprego decente para poder pôr comida na mesa e cuidar dos seus filhos. O que ela consegue é ser ameaçada, insultada, comida com os olhos, rebaixada, atacada e que lhe chamem nomes obscenos. "Aguenta como um homem", diz-lhe o patrão insensível. Em vez disso, ela reage como um ser humano e luta para vencer.



Visitantes
Visitantes
3.6 (83 votos)
O meu voto
Login / Registo

Detalhes

Ano: 2005
Estreia nacional: 02 de Março de 2006
Estreia mundial: 21 de Outubro de 2005

País: EUA
Género: Drama

Realização:
Niki Caro

Intérpretes:
Charlize Theron, Frances McDormand, Sean Bean, Richard Jenkins, Jeremy Renner, Michelle Monaghan, Woody Harrelson, Sissy Spacek, Xander Berkeley

Links:
northcountrymovie.warnerbros.com (site oficial)
www.apple.com/trailers/wb/north_country (trailers)
www.imdb.com/title/tt0395972

A crítica

ver todas
TERRA FRIA é um filme que se digere sem dificuldades, cheio de boas intenções sociais e políticas, mas bastante primário nesta sua abordagem à história de Josey Aimes”
João Miguel Tavares, Premiere
A câmara segue os actores e encena com intensidade e seriedade os pequenos dramas, tornados sinais de exemplo e proveito. Mesmo quando parece escorregar para o docudrama televisivo, TERRA FRIA... mais ››
Mário Jorge Torres, Público

Blogs

3.5/5North Country (2005)
Com alguns bons planos de corte, e com um argumento que se revela bem estruturado, esta fita vale-se bastante do experiente leque de actores e da sua entrega a este projecto da realizadora Niki Caro.”
Golden Ticket, 7/Abr/2009
sugerir um link

Comentários RSS

ver todos Faça login para deixar um comentário.

3.0/5Frankie Freaky Frankie Freaky 7 de Junho de 2010 às 15:44

Um filme que mesmo sendo, por vezes, excessivamente melodramático e formulista, consegue tocar-nos bem cá dentro, através de uma poderosa história de coragem, humanidade e luta pela igualdade social e pelo desfazer do preconceito machista que, infelizmente, ainda habita entre nós.

Conquista mais pelo teor temático, do que pelo fútil e pouco complexo desenrolar do argumento. Cai no "cliché" jurídico, embora seja amparado por excelentes interpretações, das quais destaco a de Frances McDormand.

A ver, nem que seja para que nos inspiremos a construir uma sociedade mais justa.

3.5/5Valverde Valverde 10 de Maio de 2010 às 19:42

Um bom filme sobre o direito das mulheres que a história mundial sempre acompanhou com um incrivel desprezo. Esta obra contou com excelentes actores mais que empenhados em fazer aqui um panfleto importante para variadissimos exemplos onde a exclusão ainda é um problema.

4.0/5Ines Ines 29 de Junho de 2009 às 12:50

Um filme que me fez tentar colocar no lugar de Aimes e imaginar o seu sofrimento... A Charlize Theron como sempre conseguiu transmitir todas as sensações de dor e força da personagem.
O mais triste é que esta é apenas um exemplo das histórias que conseguiram ter um final feliz...