As Vidas dos Outros (2006)

The Lives of Others

poster

Sinopse

No início dos anos 80, na antiga RDA, o bem sucedido dramaturgo Georg, e a sua companheira de muitos anos Christa, uma famosa actriz, são duas das grandes estrelas intelectuais do estado socialista, apesar de, em privado, não concordarem com tudo o que o partido faz. O Ministro da Cultura, que começa a interessar-se por Christa, manda um agente secreto espiar o casal. O agente encarregue da tarefa começa a interessar-se profundamente na vida do casal.



Visitantes
Visitantes
4.0 (59 votos)
O meu voto
Login / Registo
PTGate
PTGate
3.0
Crítica
Crítica
3.2 (6 votos)

Detalhes

Ano: 2006
Estreia nacional: 08 de Fevereiro de 2007 (#19 na 1ª semana)
Estreia mundial: 23 de Março de 2006

País: Alemanha
Género: Drama
Duração: 137 min.
Classificação: M/12
Distribuidora: Ecofilmes/Vitória Filme

Realização:
Florian Henckel von Donnersmarck

Intérpretes:
Martina Gedeck, Ulrich Mühe, Sebastian Koch

Links:
www.thelivesofothers.com (site oficial)
www.movie-list.com/trailers.php?id=livesofothers (trailers)
www.imdb.com/title/tt0405094

A crítica

(...) uma admirável reflexão sobre a condição humana e o seu conflito com as instâncias do poder. Um filme para ver e reflectir.”
Manuel Cintra Ferreira, Expresso
O filme é notável ao instalar essa atmosfera, essa sugestão de terror psicológico, criando uma ficção permeável a um trabalho documental (...) Uma ficção tornada documento, a história negrea de um... mais ››
Francisco Ferreira, Expresso

Blogs

Comentários RSS

ver todos Faça login para deixar um comentário.

4.0/5crazyhorse crazyhorse 24 de Julho de 2014 às 10:32

Não é um filme para as massas, não foi feito para isso, mas ajuda-nos a perceber o que é viver num regime ditatorial em que a liberdade do individuo tem pouco ou nenhum valor.
Este filme tem um valor quase documental.
Um grande filme.

4.0/5Valverde Valverde 22 de Junho de 2009 às 03:03

Sabendo o teor politico que é bem patente nos filmes alemães com maior saída internacional, este "As Vidas dos Outros" trás algo de novo. Sabemos que o poder politico está presente em todo o filme, assim como o medo psicológico de ser apanhado por ele, no entanto, o que surpreende é a delicadeza com que os personagens centrais se vão inserindo na história, funcionando como uma especie de ajuda de onde menos se espera. E tudo funciona secretamente, até ao mais comovente acto de agradecimento. É um filme que merece ser visto, que conta também com um excelente Ulrich Mühe e uma banda sonora fantastica.

3.5/5Filipe Nunes Filipe Nunes 7 de Fevereiro de 2009 às 11:26

Hoje por hoje, o cinema alemão (talvez a par com o romeno) é o melhor que se faz na Europa. Também devido à sua "bagagem" cultural e história, o que ajuda à elaboração de histórias intensas e cativantes. Tal como é este A Vida Dos Outros. Excelentes interpretações, num filme de grande qualidade e que nos permite um regresso a uma época sombria da Alemanha, mas que é tão pródiga em possibilidades de argumentos.
3.5/5