O Maravilhoso Mundo dos Brinquedos (2007)

poster

a crítica

«Mr. Magorium's Wonder Emporium» chega a Portugal com o interessante título «O Maravilhoso Mundo dos Brinquedos» e muito pouca divulgação. Seria de esperar que a presença de Dustin Hoffman e Natalie Portman nesta película de Zach Helm fosse suficiente para a distribuidora apostar numa boa divulgação, ainda mais se tivermos em conta que lhe está atribuida a classificação para maiores de 6 e que a história tem contornos de época festiva. Esta é outra questão: tem-se um filme com enorme potencial de atracção de crianças e por outro lado a época natalícia à porta, não teria sido mais conveniente estrear «Mr. Magorium's Wonder Emporium» lá mais para meados do mês de Dezembro?
Se a estratégia negocial da distribuidora deixa a desejar, infelizmente o filme também. «Mr. Magorium's Wonder Emporium» conta a história de Magorium (Dustin Hoffman), que com mais de 200 anos de vida decide partir (a metáfora dos sapatos é inteligente) e deixar a sua loja à aprendiz Molly Mahoney (Portman), que se mostra relutante em aceitar a herança mágica de Magorium.
Magia: esta é a palavra chave que ostenta uma tentativa de retrato de perda da inocência e consequente entrada no mundo da adulta realidade. Um pouco como a história de Peter Pan. Zach Helm bem tenta de todas as maneiras fugir ao conceito de estereotipo, mas para além dos divertidos brinquedos que desafiam a normal concepção dos mesmos, ficamos com um filme que de magia tem muito, mas mesmo, muito pouco.”
Paulo Figueiredo, Cinema PTGate
(...) um parente pobre de CHARLIE E A FÁBRICA DE CHOCOLATE, que tenta disfarçar com recorrentes promessas de «magia» o facto de se esgotar na contemplação do seu próprio cenário”
Vasco Baptista Marques, Expresso