Abraços Desfeitos (2009)

Los Abrazos Rotos

poster

Sinopse

Um homem escreve, vive e ama na escuridão. Catorze anos antes, foi vítima de um brutal choque automóvel, na ilha de Lanzarote. No acidente, não só perdeu a vista como também Lena, o amor da sua vida. Este homem usa dois nomes: Harry Caine, um pseudónimo com que assina os seus trabalhos literários, histórias e argumentos para cinema, e Mateo Blanco, o seu verdadeiro nome, com o qual vive e assina os filmes que dirige. Depois do acidente, Mateo Blanco reduz-se a si próprio ao seu pseudónimo, Harry Caine. Se não pode realizar mais filmes, só consegue sobreviver com a ideia de que Mateo Blanco morreu em Lanzarote com a sua amada Lena. Nos dias de hoje, Harry Caine vive graças aos argumentos que escreve e à ajuda da fiel e antiga produtora, Judit García, e do filho desta, Diego, o seu secretário, escrivão e guia. Desde que decidiu viver e contar histórias, Harry é um cego activo e atraente, que desenvolveu todos os outros sentidos para melhor gozar a vida, na base da ironia e da amnésia selectiva. Ele apagou da sua biografia todos os traços da sua primeira identidade, Mateo Blanco. Uma noite, Diego tem um acidente e Harry toma conta dele, já que Judit está fora de Madrid e os dois decidem não a avisar, para não a alarmar. Durante as primeiras noites de convalescença, Diego pergunta-lhe pelo tempo em que respondia pelo nome de Mateo Blanco. Depois de um momento de surpresa Harry não consegue recusar e conta a Diego o que aconteceu catorze anos antes, da mesma forma que um pai conta a um filho uma história para adormecer...



Visitantes
Visitantes
3.8 (44 votos)
O meu voto
Login / Registo
Crítica
Crítica
3.0 (15 votos)
galeria

Detalhes

Ano: 2009
Estreia nacional: 10 de Setembro de 2009 (#7 na 1ª semana)
Estreia mundial: 18 de Março de 2009

País: Espanha
Género: Drama, Thriller
Duração: 129 min.
Classificação: M/12Q
Distribuidora: Ecofilmes/Vitória Filme

Realização:
Pedro Almodóvar

Intérpretes:
Penélope Cruz, Rubén Ochandiano, Blanca Portillo

Outros títulos:
Abraços Partidos (Brasil)

Links:
www.losabrazosrotos.com (site oficial)
www.losabrazosrotos.com/video.trailer.html (trailers)
www.imdb.com/title/tt0913425

A crítica

Está, de facto, longe da plenitude de TUDO SOBRE A MINHA MÃE ou de FALA COM ELA mas é, pelo menos, um obra singular ”
José Vieira Mendes, Premiere
É um filme examplarmente calibrado (...) Há que concluir que ABRAÇOS DESFEITOS é grande filme? Não. Há apenas que dizer que pertence ao reduto do grande cinema”
Jorge Leitão Ramos, Expresso

Blogs

ver todos
4.0/5Los Abrazos Rotos
Los Abrazos Rotos é o ponto de encontro entre o espectador e um realizador que muito lutou para ter o seu cantinho cativo do Paraíso Cinematográfico”
Cinematograficamente falando, 14/Dez/2009
5.0/5Crítica: Abraços Desfeitos / Los Abrazos Rotos (2009
Eis um cenário ancestral no qual Almodóvar inicia o seu banquete, e dá voz às personagens deste drama - não lacrimal, mas saboreado por uma tragédia bem ácida, acrescentando-lhes umas consideráveis pitadas do seu reconhecível humor, e selando-o com chave-de-ouro, no que é o seu mais frutuoso romance.”
seeSAWseen, 4/Out/2009
4.0/5Abraços Desfeitos, por Tiago Ramos
Em Abraços Desfeitos vivemos uma suave amargura, um frescor visual, um melodrama intenso que faz deste filme uma obra bastante interessante e fascinante.”
Split Screen, 30/Set/2009
sugerir um link

Comentários RSS

ver todos Faça login para deixar um comentário.

4.0/5jonas jonas 30 de Dezembro de 2009 às 04:25

Almodovar regressa com um filme muito interessante..um melodrama no mundo da 7a arte..4*

3.5/5Sofia Sofia 9 de Outubro de 2009 às 18:00

Spoiler

Antes de mais um bem haja enorme a realizadores, actores e actrizes que travam a monotomia e a previsibilidade cinematografica actual, sao estas pessoas que me fazem amar o cinema; realizadores como Almodovar, Woody, Jeunet,etc actrizes como Penelope,etc fazem parte das minhas delicias cinematograficas.

Agora em relaçao ao filme, Penelope tem uma representação sublime, mas que actriz genial, multifacetada, tanto faz de louca, como de inocente, é uma delicia.

O filme tem um argumento mais fraco que outras grandes obras de Almodovar, mas no entanto bate muitos filmes que vi este ano, para mim nao é o melhor de Almodovar, mas secalhar é dos melhores filmes que ja vi desde ano.

É uma historia de amor agridoce porque supreende-nos depois desilude e logo depois volta a supreender, tal como a realidade, nao consegui advinhar o fim, o que é um optimo sinal porque ja estava farta de filmes que antes de ver o trailer ja sabia o fim.

AS filmagens em Famara cativaram-me, mas que local mais Almodovariano,fiquei supreendida e cheia de vontade de la ir.

Saudações Cinematograficas

5.0/5Manuel Manuel 14 de Setembro de 2009 às 21:57

Excelente filme.Esta entre os 4 melhores filmes de Almodovar.Magnifico argumento,sublime filmagem,optimas intrepretaçãoes.Imperdivel!