Um Ano Mais (2010)

Another Year

poster

Sinopse

"Um Ano Mais" conta a história de um casal de meia-idade com um casamento feliz, que vai dando apoio aos problemas dos que lhes estão próximos. O drama é narrado em quatro actos - factos distintos que combinam com as estações do ano: na Primavera, a visita de uma amiga do casal que se encontra a passar por uma crise de meia-idade; no Verão, a chegada de um amigo de longa data, alcoólico e esperançoso por uma oportunidade no amor; no Outono, o filho do casal apresenta a nova namorada, e talvez, futura esposa; no Inverno, o irmão do protagonista tenta superar uma depressão depois do falecimento da esposa.



Visitantes
Visitantes
3.7 (18 votos)
O meu voto
Login / Registo
Crítica
Crítica
3.3 (6 votos)
galeria

Detalhes

Ano: 2010
Estreia nacional: 27 de Janeiro de 2011 (#11 na 1ª semana)
Estreia mundial: 05 de Novembro de 2010

País: Reino Unido
Género: Comédia, Drama
Duração: 129 min.
Classificação: M/12Q
Distribuidora: ZON Lusomundo

Realização:
Mike Leigh

Intérpretes:
Jim Broadbent, Lesley Manville, Ruth Sheen, Imelda Staunton

Links:
www.anotheryear-movie.com (site oficial)
www.imdb.com/title/tt1431181

A crítica

Leigh soube outrora partir do naturalismo «à inglesa» para lhe injetar novo fôlego. Desta vez, prefere quedar-se num teatrinho que jamais se descola da caricatura”
Francisco Ferreira, Expresso
(...) aspirações e frustrações de um notável leque de personagens”
Vasco Baptista Marques, Expresso

Blogs

ver todos
4.5/5Another Year
Simplista, terno e acima de tudo humano, a felicidade inalcançável e a sorte estimada em retrato num dos mais belos filmes em termos narrativos e um dos mais conseguidos elencos do ano. Formidável exercício!”
Cinematograficamente falando, 29/Nov/2011
4.5/5Um Ano Mais, por Carlos Antunes
Para mim não restam dúvidas, Um Ano Mais é um dos filmes que mais foi ignorado, entre público e crítica, mas um que mais retornará como citação influente do Cinema futuro. Se havia um filme Britânico que Hollywood devia consagrar como prova daquilo que deseja mas não sabe fazer, era este.”
Split Screen, 2/Mar/2011
3.5/5Um Ano Mais
"Um Ano Mais", um filme que está a ser distribuído como se de uma comédia se tratasse mas eu diria mais que aquilo é um verdadeiro drama. Um drama dos bem grandes. Um drama que soube tocar-me no coração e ferir-me de tal forma que sai da sala de cinema com uma enorme vontade de chorar. E se pensar no filme, é chorar que me apetece.”
o filme da minha vida, 10/Fev/2011
sugerir um link

Comentários RSS

ver todos Faça login para deixar um comentário.

4.0/5Valverde Valverde 31 de Outubro de 2011 às 00:08

A sensibilidade de Mike Leigh é a arma chave da sua filmografia. Neste filme, em particular, essa arma converte-se num chamariz do mais profundo sentimentalismo. Não existe nenhum sinal de esperança nesta obra, tudo é negro e nada faz rir, senão o absurdo da vida que se deixa para trás cheia de arrependimentos. Se Vera Drake, do realizador, já era um filme negro, este Another Year, publicitado como comédia, é tudo menos isso, é tenebroso e faz reflectir seriamente sobre quem somos e onde estamos.

3.5/5jonas jonas 30 de Julho de 2011 às 06:23

Um filme que conta com um numero de personagens que se apresentam deliciosa pela via de actores que teem o selo de qualidade estampado na alma! Apesar de ser um filme parado, este usa para se aguentar um leque imenso de dialogos que nos prendem e que seguram o filme durante toda a sua duração. Realização competente e um argumento socialmente poderoso 3.5*

3.0/5josé miguel josé miguel 4 de Fevereiro de 2011 às 12:34

Another year é um filme que mistura de forma competente o drama com a comédia.O filme centra-se sobretudo nas vidas das personagens,no seu dia-a-dia,explorando as emoções , o drama e felicidade das mesmas.A temática central do filme é a passagem do tempo,o envelhecimento e a forma como as diferentes personagens(que podiam ser cada um de nós) lidam com esse inevitável fado.É de salientar que é um filme que não agrada a qualquer tipo de público,não só pela temática abordada como também pelo tipo de cinema em que este filme se insere(cinema de autor).